Ficha Catalográfica Ficha Catalográfica

O serviço de catalogação na fonte (emissão de ficha catalográfica) oferecido à comunidade acadêmica do CCEN e CIn está vinculado à normalização do trabalho acadêmico de acordo com as normas de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBRs 14724, 6024, 6027, 6028 - para atender às Resoluções n. 03/2007, n. 04/2008 e n. 16/2016 do Conselho Coordenador de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPE referentes ao depósito de teses e dissertações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFPE e divulgação no Repositório Institucional - ATTENA para preservação da memória científica e democratização da produção acadêmica.

 

A normalização de textos científicos é um instrumento que visa garantir a internacionalização de pesquisas e informações. Pensando nisso e com foco na manutenção da qualidade gráfica de teses e dissertações, a equipe de bibliotecárias da Biblioteca Setorial do CCEN oferece o serviço de revisão das teses e dissertações defendidas no CCEN e CIn. Esse trabalho antecede à emissão da ficha catalográfica, item essencial para depósito obrigatório na BDTD.

 

Manual e Templates

Para facilitar a adequação dos trabalho por parte dos discentes às normas disponibilizamos o Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da Biblioteca do CCEN e Template de um trabalho acadêmico nas versões Word (.doc) e Latex.

 

O manual é sucinto contendo apenas 07 páginas e contempla as orientações que constam nas Normas de Informação e Documentação (ABNT) de maneira direta e simples. Sugerimos a leitura atenta do Manual e uso de um dos templates para elaboração do trabalho, pois todo o texto deve estar em conformidade com as orientações do Manual e Template para posterior emissão da ficha catalográfica.

Agradecemos a colaboração de Bruno Iran Ferreira Maciel no desenvolvimento do Template em Latex.

 

Solicitação de emissão de ficha catalográfica

Para solicitar o serviço de revisão de teses e dissertações e sua catalogação na fonte (emissão da ficha catalográfica), envie o arquivo (.pdf) e a Folha de Aprovação sem assinaturas emitida pelo Programa de Pós-Graduação ao qual você está vinculado para bib.ccen@ufpe.br. Nosso prazo resposta dos e-mails é de dois dias úteis.

 

Após a revisão do texto e correção por parte da(o) estudante, caso se aplique, a ficha catalográfica será emitida.

 

Depósito de teses e dissertações

Para o depósito do trabalho na BDTD localizada na Biblioteca Central, você deverá apresentar:

   

Para informações detalhadas acesse a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE.

Caso o trabalho tenha sido defendido há mais de um ano, você deve ir até o Protocolo da Reitoria da UFPE com uma cópia da Ata de Defesa do trabalho e o Formulário de requerimento para autorização do depósito de teses e dissertações na biblioteca central após o prazo estipulado, disponível na página da PROPESQ.

 

Para depósito do trabalho na BDTD/Biblioteca Central é necessário que o processo esteja deferido pela Diretoria de Pós-Graduação.

Contato Contato

Atendimento ao público
+55 81 2126.8430 ramal 4488
Processamento técnico
+55 81 2126.8428
Coordenação
+55 81 2126.7601