Regras de Empréstimo Regras de Empréstimo

Mão pegando livros na prateleira de uma biblioteca

Empréstimo domiciliar é o serviço em que a (o) usuária (o) poderá levar para sua casa, por determinado período, obras do acervo da Biblioteca. É restrito à comunidade acadêmica da UFPE com vínculo institucional ativo e cadastro do Sistema de Bibliotecas (SIB UFPE).



Cadastro

Toda comunidade acadêmica da UFPE possui cadastro parcial no SIB UFPE. Para completá-lo é necessário dirigir-se a uma das bibliotecas setoriais para atualizar o telefone, e-mail de contato e senha de acesso ao Catálogo Pergamum.


É de responsabilidade da (o) usuária (o) manter os dados cadastrais atualizados para recebimento dos recibos e comunicados do SIB UFPE.



Empréstimo

Está apta (o) a realizar empréstimo a (o) usuária (o) que não possui pendências no SIB UFPE, ou seja, não possui multa pendente de pagamento e, caso esteja com itens emprestados, que todas as obras estejam dentro do prazo de devolução, além dos requisitos citados no parágrafo anterior.


A somatória dos itens emprestados não poderá ultrapassar 10 obras, considerando todo o SIB UFPE. O prazo para devolução está condicionado ao tipo de empréstimo:


  • Normal: obedece os prazos regulares de empréstimo para cada tipo de material e categoria de usuária (o)
    • Estudante de graduação: 7 dias úteis;
    • Estudante de pós-graduação: 15 dias úteis;
    • Técnicos-administrativos: 15 dias úteis;
    • Docentes: 30 dias úteis.

  • Por hora: aplicado à obras de circulação restrita, localizadas no balcão de atendimento a (o) usuária (o), devido a baixa quantidade de exemplares disponíveis no acervo. Podem ser emprestada para devolução no mesmo dia.

O empréstimo domiciliar é vetado para as obras da Coleção de Obras Raras.



Renovação

É possível renovar o prazo de devolução das obras até o último dia do prazo vigente, desde que a usuária (o) esteja apta (o) a realizar novos empréstimos e a obra não possua reserva. O procedimento pode ser realizado até 10 vezes na área "Meu Pergamum" do Catálogo do SIB UFPE, após isso as obras devem ser apresentadas no Balcão de Atendimento pela (o) usuária (o) para devolução e efetivação de novo empréstimo.



Devolução

As devoluções devem ser realizadas no Balcão de Atendimento da biblioteca de origem do material, onde a (o) usuária (o) efetivou o empréstimo.


Caso o prazo de devolução da obra esteja expirado, a (o) usuária (o) é penalizada (o) com multa. Para mais informações, leia a sessão Multas.



Reserva

É possível realizar reserva de uma obra quando não há exemplares disponíveis no acervo para empréstimo normal. A reserva deve ser realizada no registro da mesma no Catálogo Pergamum.


A reserva ficará disponível por 24h, a contar do dia de devolução da obra, para a (o) primeira (o) usuária (o) da fila. Caso o empréstimo não seja efetivado a reserva será cancelada e a obra passará para a (o) próxima (o) da fila ou voltará para o acervo, caso não haja fila de espera.


Cabe a (o) usuária (o) manter o e-mail de cadastro atualizado e verificar o status da reserva na área "Meu Pergamum" do Catálogo do SIB UFPE.

Conheça Também Conheça Também

Contato Contato

Atendimento ao público
+55 81 2126.8430 ramal 4488
Processamento técnico
+55 81 2126.8428
Coordenação
+55 81 2126.7601