O CCEN O CCEN
O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) foi fundado em 1974, sob a direção do Professor José de Medeiros Machado, a partir do então Instituto de Física e Matemática. Inicialmente, esse centro era formado pelos Departamentos de Estatística e Informática, Departamento de Física, Departamento de Matemática e, posteriormente, em 1982, foi criado o Departamento de Química Fundamental. Em 1999, o Departamento de Informática desvinculou-se do CCEN para formar o Centro de Informática (CIn). Desde então o CCEN é composto pelos Departamentos de Estatística (DE), Física (DF), Matemática (DMAT) e Química Fundamental (DQF), e pelos Ciclo Básico (Área II) e Biblioteca Setorial.
O CCEN oferece 8 cursos de graduação: 4 bacharelados (Estatística, Física, Matemática e Química Fundamental); 3 licenciaturas presenciais (Física, Matemática e Química Fundamental) e 1 licenciatura EAD (Matemática).
Também oferece 5 programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado: Ciências de Materiais (conceito 5 CAPES), Estatística (conceito 5 CAPES), Física (conceito 7 CAPES), Matemática (conceito 5 CAPES), e Química Fundamental (conceito 5 CAPES).
Atualmente o Centro conta com uma média de 800 alunos de graduação e de 500 alunos de pós-graduação, 95 técnicos administrativos e 137 docentes em regime de dedicação exclusiva. Ainda atende às demandas didáticas da formação básica de vários cursos de engenharias, contabilizando uma média 3000 estudantes. Além disso, atende várias demandas didáticas de formação básica de estatística em cursos de vários centros do campus Recife, contabilizando uma média 400 estudantes.
O CCEN é um dos mais significativos polos de produção do conhecimento do país nas áreas de Estatística, Física, Matemática e Química, contando com uma parcela bem significativa formada por pesquisadores que são bolsistas de produtividade de pesquisa do CNPq ou de reconhecimento internacional.
Por estar localizado numa região que vem apresentando intenso crescimento econômico nos últimos anos, coloca-se naturalmente como um espaço de referência para a formação de capital humano, capacitação e para a formulação de ideias propulsoras dos processos que fermentam o desenvolvimento do nosso Estado. Suas atividades estão direcionadas à formação de professores e profissionais, desconstruindo os preconceitos e permitindo a construção de parcerias frutíferas. Os seus cursos de graduação e pós-graduação possibilitarão o uso das ciências exatas como instrumento fundamental de melhoria do nosso capital humano para atender as crescentes demandas do mercado de trabalho.
A produção de conhecimento com qualidade é estimulada nas quatro áreas citadas, produzindo ações sociais que permitem uma maior inserção qualificada na sociedade e contribuindo para a formação continuada dos professores da rede pública do estado por meio de cursos de extensão. O centro possui prestígio acadêmico indiscutível no País, pois caminha, sem desvios, na direção do reconhecimento do mérito. O CCEN é um motivo de orgulho para as ciências exatas do Brasil e, em especial, para a sociedade pernambucana. Atualmente, a Diretora e Vice-Diretora do CCEN são, respectivamente, Claudete Fernandes (DQF) e Carla Claudia da Rocha Rego Monteiro (DE).
São ex-diretores desse centro: os professores José de Medeiros Machado, Roberto Ramalho, Sérgio Machado Rezende, Gilberto Fernandes de Sá, Ivon Palmeira Fittipaldi, Cid Bartolomeu de Araújo, Alfredo Mayall Simas, Manoel Lemos, Gauss Cordeiro e Marcelo Navarro.
Missão e objetivos
O que caracteriza o CCEN é a qualidade dos seus trabalhos de pesquisa. O que se reflete no prestígio nacional e internacional dos vários de seus pesquisadores que participam de Comitês Técnico-Científicos, nacionais e internacionais, do Corpo Editorial de revistas especializadas e têm seus trabalhos citados regularmente em publicações especializadas, nacionais e internacionais.
Os objetivos do CCEN, neste contexto, são:
- Gerar conhecimento científico básico e de fronteira, no que se refere à competitividade internacional;
- Formar recursos humanos de alto nível, para fomentar o desenvolvimento tecnológico da região; e
- Estimular e propiciar condições para o desenvolvimento de tecnologias de ponta com elevado conteúdo científico.
Estrutura
O Centro de Ciências Exatas e da Natureza abriga vários prédios interligados:
- Bloco A; Departamentos de Matemática e Estatística;
- Bloco B: Departamento de Física;
- Bloco C: Departamento de Química Fundamental e Diretoria;
- Auditório;
- Área II;
- Prédio de Ciências de Materiais;
- Biblioteca Setorial.
Os Departamentos contam com:
- Gabinetes dos Professores;
- Salas de Aula de Graduação;
- Salas de Aula de Pós-Graduação;
- Secretarias;
- Laboratórios de Ensino e Pesquisa;
- Laboratórios de Informática;
- Auditórios;
- Sala de Estudos dos Alunos de Pós-Graduação;
- Sala de Estudos dos Alunos de Graduação;
- Salas de Convivência
- Salas de Apoio.
A Área II conta com:
- Salas de Aula de Graduação;
- Secretaria;
- Laboratórios de Ensino e Pesquisa;
- Laboratórios de Informática;