Políticas Públicas de Saúde Políticas Públicas de Saúde

1) AçãoAvaliação dinâmica da capacidade de atendimento hospitalar ao covid-19: um estudo baseado em simulação computacional.

Objetivo: Este projeto propõe o uso da simulação por eventos discretos e de técnicas de simulação para avaliação da capacidade de absorção dos pacientes pelos centros destinados ao atendimento para o COVID-19. Essa abordagem poderá ser utilizada para um hospital em particular ou ainda, utilizar dados agregados de vários hospitais, a fim de nortear políticas de melhoria nos serviços.

PPG/Pesquisadores - UFPE: Engenharia de Produção (EP/Caruaru-PE)

Contato: Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Lopes: Professor da UFPE e atual coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção do Centro Acadêmico do Agreste (PPGEP/CAA).

Email. rodrigoengep@gmail.com

 

2) Ação: Mapeamento espacial dos bairros e regiões críticas para a propagação do surto epidêmico da SARS/COV/2 na cidade de Caruaru em demais municípios do agreste pernambucano.

Objetivo: Projeto que visa parceria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/CAA) junto a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) para o suporte adequado no tocante ao mapeamento, identificação e controle da incidência espacial do novo Corona Vírus no Agreste de Pernambuco. A proposta objetiva a definição de protocolos de atendimento baseados na localização espacial dos pacientes que buscam o atendimento, e estimativas estatísticas para a probabilidade de contágio nos bairros dos municípios avaliados.

PPG/Pesquisadores - UFPE: Engenharia de Produção (EP/Caruaru-PE)

Contato: Prof Dr Thyago Celso Cavalcante Nepomuceno: Doutor em Engenharia de Produção pela UFPE e Doutor em Industrial and Management Engineering pela Sapienza University of Rome. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFPE-CAA

Email: secppgepcaa@gmail.com  

 

3) Ação: Projeções de cenários e avaliação de medidas restritivas sobre o avanço do COVID/19: o caso do Brasil.

Objetivo: Este projeto de pesquisa visa parceria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/CAA) junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGCAM/CAA) e o Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT) para o suporte ao gerenciamento do avanço da contaminação do COVID/19, avaliando as medidas de controle a nível agregado e para cada estado. A proposta objetiva, portanto, prever quantidade de infectados, a fim de dar suporte no controle aos sistemas de saúde, bem como no contingenciamento do avanço da propagação.

PPG/Pesquisadores - UFPE: 

Engenharia de Produção (PPGEP/CAA)

Engenharia Civil (PPGCAM/CAA) 

Inovação Terapêutica (PPGTI)

Contato: Email: arthur.coutinho@yahoo.com.br

Prof Dr Lúcio Camara e Silva - Núcleo de Tecnologia -CAA / Engenharia de Produção

Prof Dr Artur Paiva Coutinho - Núcleo de Tecnologia -CAA / Engenharia Civil

Profa Dra Maira Galdino da Rocha Pitta - Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica – Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT)

 

4) Ação: Protocolos de eficiência baseados na análise envoltória de dados para evacuação de leitos hospitalares durante eventuais surtos epidêmicos do COVID-19 no Agreste de Pernambuco.

Objetivo: Projeto que visa parceria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/CAA) junto a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) para o suporte adequado no tocante a alocação eficiente de leitos hospitalares em potenciais emergências através da estimação da capacidade técnica das unidades de saúde situadas em Caruaru e nas demais regiões do agreste de Pernambuco por meio de fronteiras não-paramétricas com o uso da Análise Envoltória de Dados, e determinar de maneira quantitativa o número ótimo de recursos humanos (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) que devem ser necessários em diferentes cenários de propagação da doença.

PPG/Pesquisadores - UFPE: Engenharia de Produção (EP/Caruaru-PE)

Contato: Email: secppgepcaa@gmail.com 

Profa Dra Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente: Doutora em Engenharia de Produção pela UFPE, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação e Decisão (GPSID/CAA).

 

5) Ação: Plataforma para Simulação e Avaliação de Políticas Públicas para Controle do COVID-19

Objetivo: Construção de uma plataforma que permita aos agentes públicos simular, avaliar e comparar o impacto e a eeficiência de diferentes estratégias (isolamento social, quarentena, lockdown) no controle da atual epidemia de Covid-19 nos centros urbanos do estado de Pernambuco.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG – Matemática

Contato: Email: posgrad@dmat.ufpe.br

César Castilho

Solange Rutz

Fernando Nóbrega

Silvia Sastre

Diego Araújo de Souza

Enrique Fernandez-Cara

Marcelo Santos Carielo

João Gondim 

 

6) Ação: Impactos socio-econômico-ambientais da pandemia do corona virus na população vulnerável de baixa renda do bairro do Pina – Recife

Objetivo: O presente projeto tem como objetivo compreender os efeitos da pandemia de COVID 19 na comunidade vulnerável do Pina, com ênfase para os jovens e idosos. Interessa, por exemplo, avaliar as perdas financeiras dessas pessoas; o grau de contaminação na comunidade; o sucesso ou insucesso das medidas de isolamento social levadas a cabo pela Prefeitura de Recife/Governo do Estado; situação do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da área, entre outras questões que auxiliarão no entendimento de como esse episódio repercutiu e continuará repercutindo em uma comunidade de baixa renda assim como buscar possíveis soluções.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG - Desenvolvimento e meio ambiente – PRODEMA/UFPE

Contato: Email. itamar_cordeiro@yahoo.com.br

Profª. Drª. Maria do Carmo Sobral do Departamento de Engenharia Civil
Profª. Drª. Edvânia Tôrres do Departamento de Ciências Geográficas
Profª. Drª. Ana Lúcia Candeias do Departamento de Engenharia Cartográfica
Profª. Drª. Vanice Selva do Departamento de Ciências Geográficas
Prof. Dr. Itamar Cordeiro do Departamento de Turismo

 

7) Ação: Propondo uma “vacina social” para enfrentar o COVID-19: Conhecimento das medidas protetoras e implicações afetivas em tempo líquido

Objetivo: Analisar qual o conhecimento da população em relação às medidas protetoras que possibilitam evitar a contaminação por COVID-19 combater a doença. Evidências do conhecimento destas medidas são relevantes para a comunicação em massa de informações de saúde pública de governos e autoridades. Outra evidência diz respeito à forma como as intervenções comportamentais locais possam de alguma forma reduzir a transmissão da doença. Um ponto importante é que intervenções comportamentais podem ser implementadas não apenas pelas autoridades nacionais e locais relevantes, mas também por pequenas organizações, nos locais de trabalho e até no âmbito da própria família. Nossa vida cotidiana é o contexto em que a transmissão do vírus ocorre e grande parte da ciência comportamental diz respeito a como o contexto afeta nossa tomada de decisão e comportamento. Dada a dinâmica não-linear da infecção, uma transmissão reduzida do vírus pode finalmente reduzir o número geral de pessoas que contraem a doença e o número de casos no auge da epidemia, quando os serviços de saúde serão mais eficientes e preparados.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Psicologia Cognitiva

Contato: Email: roazzi@gmail.com

Prof Dr Antonio Roazzi
Prof Dr Alexsandro Medeiros do Nascimento, Rodrigo 
Prof Dr Édipo do Nascimento Silva

 

8) Ação: Pandemia do Covid-19: Sentidos da Pandemia e da Quarentena, suas estratégias de enfrentamento, e relações com Autoconsciência, Religiosidade, Coping e Prospecto de Morte

Objetivo: Investigar os sentidos da Pandemia do Covid-19 e da Quarentena, bem como das estratégias pessoal e publica-governamental de enfrentamento, em moradores da Região Metropolitana de Recife, e relações destes sentidos com Autoconsciência, Religiosidade, Coping e Prospecto de Morte. Os resultados a serem alcançados pela pesquisa subsidiarão o início da sistematização do conhecimento psicológico sobre a pandemia e seu enfrentamento, oportunizando a proposição de novas diretrizes, teóricas e metodológicas, juntamente com toda a sociedade, de enfrentamento às situações de pandemias, no caso específico, ao COVID-19 (Coronavírus), a partir de dados de contágio, efeitos psicológicos da quarentena e do isolamento e de instrumentos que possam mensurar eventuais danos para, ao final, propor-se soluções concretas e eficazes para os efeitos correlatos da disseminação do agente viral para surtos futuros em nossa região.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Psicologia Cognitiva

Prof Dr Alexsandro Medeiros do Nascimento (coordenador do projeto) 

Prof Dr Antonio Roazzi

Contato: 

Prof Dr Alexsandro Medeiros do Nascimento - Email: alexmeden@gmail.com

 

9) Ação: Percepções das elites pernambucanas sobre a pandemia COVID-19: o que pensam políticos, juízes, promotores, médicos e empresários em Pernambuco

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é compreender como políticos (no Executivo e no Parlamento estadual e federal), Juízes, Promotores, Médicos e Empresários com atuação em Pernambuco compreendem e interpretam a chegada do Sars-CoV- 2  e da COVID-19 ao estado, seus impactos e a resposta pública e da sociedade à crise produzida pela pandemia.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG em Sociologia e Instituto Aggeu Magalhães -  Fiocruz - PE

Contato: 

Prof Dr José Luiz Ratton
Prof Dr Artur Perrusi
Profa Dra Camila Pimentel

 

10) Ação: Banco de amostras para a identificação de SARS-CoV-2 relacionado com coronaviroses em cães e gatos

Objetivo: Proporcionar um banco de amostras de tecidos de animais domésticos do Município de Recife para a identificação de SARS-CoV-2 relacionado com coronaviroses em cães e gatos.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PROTEN/UFPE/CNEN

Contato: Email: ejfranca@gmail.com

Profa. Dra. Ana Maria Mendonça de Albuquerque Melo
Dra. Vivianne Lucia Bormann de Souza
Profa. Dra. Priscila Gubert
Profa. Dra. Danyelly Bruneska Gondim Martins
 

11) Ação: Programa de prevenção para a saúde idoso frente à pandemia de COVID-19 no município do Recife

Objetivo: Implementar o programa de prevenção baseado em evidências para a saúde do idoso com foco na pandemia de COVID-19, no município do Recife.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG em Gerontologia

Contato: 

Profa Dra Vanessa de Lima Silva
Profa Dra  Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano
Profa Dra Ana Paula de Oliveira Marques
Profa Dra Anna Karla de Oliveira Tito Borba
Profa Dra Adriana Falangola Benjamin Bezerra
Profa Dra Carla Cabral dos Santos Accioly Lins
Profa Dra Nadja Maria Jorge Asano

 

12) Ação: Meios informacionais digitais interativos na produção e difusão de orientações para públicos específicos sobre a Covid-19

Objetivo: Como objetivo central do projeto propomos produção e distribuição participante de informações qualificadas, em linguagem acessível mas cientificamente fundamentadas e adequadas às realidades socioespaciais em questão sobre mecanismos acessíveis de prevenção e cuidados com relação à Covid-19 e para o enfrentamento de demais consequências sociais, econômicas e territoriais da pandemia, através de meios informacionais digitais interativos, buscando contribuir para o achatamento da curva de contágio, diminuição da demanda sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e reestruturação de condições dignas de vida durante e depois do surto.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG Ciência da Informação e  PPG em Geografia

Contato: Email: nadihelena@uol.com.br

Profa. Dra. Nadi Helena Presser       

Profa. Dra. Ana Cristina Fernandes                   

 

13) Ação: COVID-19: urbanismo e vulnerabilidade

Objetivo: Contribuir, em curto, médio e longo prazos, para a mitigação de epidemias e pandemias, por meio de investigações que fundamentem e desenvolvam propostas em duas escalas – a urbana e a edilícia, segundo dois eixos condutores: a) o da transitoriedade, sempre nas intervenções de caráter emergencial; b) o da permanência, em intervenções emergenciais e de médio e longo prazos, que resultariam na herança deixada pelos esforços coletivos para mitigar os impactos da pandemia Covid-19.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG em Desenvolvimento Urbano

Contato: Email: mduufpe@gmail.com

Coordenação Geral: José de Souza Brandão (MDU/UFPE); Fernando Guerra (DAU/UFPE); Luiz Amorim (MDU/UFPE e PPGAU/UFPB)

Projeto Hospital Arena
Guilherme Sperb – Fguerra
Carlos Tadeu Leonídio (UPE)
Ricardo Lima (PROCAPE - UPE)
Projeto Abrigo Social
Cristiana Griz (EG/UFPE e PPGAU/UFPB)
Projeto Urbano Saudável
Cristiana Griz (EG/UFPE e PPGAU/UFPB)
Max Andrade (MDU/UFPE)
Geraldo Marinho (Planear - Planejamento e Gestão)                        

 

14) Ação: Os Condicionantes psicológicos, socioculturais e econômicos das reações individuais à pandemia do COVID-19 e as medidas de contenção adotadas para lidar com ela

Objetivo: Realizar uma investigação com indivíduos brasileiros adultos com variados perfis sociodemográficos acerca de sua experiência, conhecimento, percepções, atitudes e comportamentos em relação à pandemia do coronavírus COVID-19 e as medidas implementadas para lidar com ela. Também serão avaliados a personalidade e vida digital dos pesquisados, assim como a saúde mental nas últimas semanas e os impactos materiais das medidas de contenção. A finalidade última é explorar os dados levantados por meio de análises multivariadas de forma a permitir o esboço de um modelo científico holístico quantitativo detalhando o funcionamento dos diversos mecanismos e processos que influenciam as ações e reações das pessoas perante a pandemia e às medidas de contenção.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG ADMINISTRAÇÃO

Contato: Bruno Campello de Souza
André Luiz Maranhão de Souza Leão
Email: aleao21@hotmail.com

 

15) Ação: Plano de ação de Combate ao COVID-19

Objetivo: Pretende contribuir, em curto, médio e longo prazos, para a mitigação de epidemias e pandemias, por meio de investigações que fundamentem e desenvolvam propostas em duas escalas – a urbana e a edilícia, segundo dois eixos condutores: a) o da transitoriedade, sempre nas intervenções de caráter emergencial; b) o da permanência, em intervenções emergenciais e de médio e longo prazos, que resultariam na herança deixada pelos esforços coletivos para mitigar os impactos da pandemia Covid-19.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG DESENVOLVIMENTO URBANO

Contato: Cristina Pereira de Araujo

Email: crisaraujo.edu@gmail.com

José de Souza Brandão (MDU/UFPE)
Fernando Guerra (DAU/UFPE)
Luiz Amorim (MDU/UFPE e PPGAU/UFPB)

Email: amorim@ufpe.br

 

16) Ação: Coronavírus, isolamento e seus efeitos na sociedade

Objetivo: Esse projeto busca, através das artes visuais, informar e orientar sobre o coronavírus e oferecer um recurso de conhecimento em artes visuais que possa inspirar ou acolher as pessoas nessa situação. 
Além de estimular a busca por conhecimento e produtividade no período de quarentena e também aumentar o contato da população com a área de artes visuais e a mídia HQ.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG ARTES VISUAIS

Contato: Maria das Vitorias Negreiros do Amaral

Email: vitorianegreirosamaral@gmail.com

 

17) Ação: Projeto para contribuição imediata para combate ao covid19 e suas consequências econômicas, financeiras e sociais: assessoria para continuidade financeira UFPE

Objetivo: Possibilitar aos participantes do projeto “No Bairro Tem”, contato com assessoria para gestão financeira. As ações previstas devem analisar possibilidades de financiamentos, adiantamento de receitas, negociação com fornecedores, clientes e colaboradores e levantar indicadores econômicos- financeiros que possa auxiliar os empresários a dar continuidade aos seus negócios. Ademais, espera-se poder indicar os próximos passos e as situações mais emergentes nos próximos meses, que serão indicados pelas análises realizadas.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Contato: Fernando Gentil de Souza
Luiz Carlos Marques do Anjos
Email:  luiz.cmanjos@ufpe.br

 

18) Ação: Medir e modelar o papel de vieses cognitivos na adoção e difusão de estratégias de educação ambiental e sanitária relacionada a covid-19.

Objetivo: Medir e modelar o papel de vieses cognitivos na adoção e difusão de estratégias de educação ambiental e sanitária relacionada a covid-19.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG BIOLOGIA VEGETAL

Contato: Ulysses Paulino de Albuquerque                                               

Email:secretaria_ppgbv@hotmail.com

Email: secretariappgbv@gmail.com

 

19) Ação: Reabilitação e monitoramento dos efeitos da evolução clínica de pacientes infectados com a COVID-19 associado a doenças crônicas não transmissíveis submetidos a um programa de exercício físico  

Objetivo: Avaliar o papel de um programa de exercícios físicos supervisionados sobre a evolução clínica de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis já infectados com a  COVID-19 (SARS-CoV-2).

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG EDUCAÇÃO FÍSICA

Contato: 

Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho
Álvaro Ferraz
Bruno de Melo Carvalho 
Edigleide Maria Figueiroa Barreto
Fabricio Oliveira Souto
Flávio Kreimer
Luiz Alberto Mattos
Maria do Socorro Brasileiro Santos
Thiago Henrique Mucabel Soares
Virginia Maria Barros de Lorena

 

20) Ação: COMBATE AO COVID-19:  uma abordagem multidisciplinar

Objetivo: Estudo de campo a partir de uma amostra aleatória representativa de Pernambuco com o objetivo de mensurar duas principais dimensões: 1) prevalência do coronavírus e 2) percepções sobre como as pessoas interpretam as informações governamentais sobre a pandemia (BARARI et al, 2020).

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG CIÊNCIA POLÍTICA

Contato: Dalson Figueiredo
Enivaldo Rocha                   

Email: dalsonjus@gmail.com

 

21) Ação: Avaliar ações de educação em saúde disponibilizadas por tecnologias educacionais desenvolvidas pelos professores do Departamento de Enfermagem e de Educação da UFPE no combate à COVID-19.

Objetivo: Avaliar ações de educação em saúde disponibilizadas por tecnologias educacionais desenvolvidas pelos professores do Departamento de Enfermagem e de Educação da UFPE no combate à COVID-19.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG ENFERMAGEM e EDUCAÇÃO

Contato: Luciana Predrosa Leal

 

22) Ação: Covid-19 em resíduos: diagnóstico e medidas de proteção

Objetivo: Análise da cadeia de contaminação por corona vírus em hospitais públicos e particulares de Recife. O foco é a cadeia de recontaminação a partir da manipulação/destinação/tratamento dos resíduos, incluindo os esgotos. Serão utilizadas técnicas de RT-PCR e sequenciamento de próxima geração (NGS) para genes do coronavírus (SARS-CoV-2), agente patogênico da COVID-19, para detectar e identificar os vírus nos esgotos de hospitais públicos e particulares da região metropolitana de Recife (RMR). O delineamento experimental será definido com base na disponibilidade orçamentária.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG ENGENHARIA CIVIL

Contato: Sávia Gavazza

 

23) Ação: A contação de histórias como tecnologia leve no enfrentamento ao sofrimento psíquico da juventude universitária em tempos pandemia

Objetivo: Analisar as contribuições da contação de histórias como tecnologia leve para o enfrentamento, por parte da juventude universitária, do sofrimento psíquico que se presentifica e se acentua em tempos de desestabilização social.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG PSICOLOGIA 

Contato: Jaileila de Araújo Menezes

 

24) Ação: Projeto AtivIdade: treino functional em plataforma online para idosos

Objetivo: Desenvolvimento de uma plataforma online de interface padrão e individual com atividades direcionadas a preservação/melhora de capacidades atencionais, mnemónicas, decisórias, planejamento e resolução de problemas para serem executadas pelos idosos. 

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG PSICOLOGIA COGNITIVA

Contato: Renata Ma Toscano Barreto Lyra Noguei

 

25) Ação: Isolamento social em tempos de COVID 19: aprendizagem inventiva de professores da educação básica com atividades de ensino mediadas “à distância”

Objetivo:  Compreender o processo de aprendizagem inventiva de professores da escola básica em atividade de ensino remotamente mediadas em contexto de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG PSICOLOGIA COGNITIVA

Contato: Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

 

26) Ação: Mutações culturais em tempos de pandemia: Relação eu-outro e a emergência do novo nas formas de vida

Objetivo: Promover, através de vídeos de no máximo três minutos, orientações e reflexões sobre formas de cuidados psicológicos de si e da relação junto ao outro (da família, do trabalho e demais outridades significativas) na realidade da pandemia, sabidamente promotora de ansiedades, incertezas e preocupações próprias ao ineditismo de sua ocorrência e aos impedimentos de circulação e proximidade social junto aos outros.
Sensibilizar a audiência (adultos, pais e educadores e profissionais de saúde) sobre a importância do reconhecimento das formas de mal-estar e das formas de encaminhamento/enfrentamento dos efeitos da crise sanitária nas relações humanas. Analisar formas de vivência da temporalidade na experiência subjetiva, na construção de rotinas e nos modos de perspectivação do futuro em indivíduos em situação de confinamento domiciliar; - Investigar como a vivência de reclusão em domicílio participa da emergência de experiências de intimidade – enquanto zona simbólico-afetiva intermediária e produtora de sentidos da relação eu-outro – recriadoras do cotidiano.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG PSICOLOGIA COGNITIVA

Contato: Marina Assis Pinheiro

 

27) Ação: Inovação educacional e novas aprendizagens?

Objetivo: Compreender como se estabeleceram os novos sentidos, na vida cotidiana das pessoas (docentes, discentes, familiares de alunos e profissionais ligados à gestão educacional) acerca de suas vivências de ensino e aprendizagem à distância.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG PSICOLOGIA COGNITIVA

Contato: Sílvia Fernanda de Medeiros Maciel

 

28) Ação: “O Recife que Eu Vi: memória, afeto e imagem”

Objetivo: A intervenção tem como objetivo mobilizar idosos, que tenham morado na cidade do Recife em sua infância, adolescência, juventude ou vida adulta, para selecionar e compartilhar, na rede
social Instagram, uma imagem de seu arquivo pessoal e cuja história tenha se passado na cidade do Recife.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG PSICOLOGIA COGNITIVA

Contato: Ana Karina Moutinho Lima

 

29) Ação: Avaliar e conhecer as condições da audição e do equilíbrio de indivíduos que foram acometidos pelo novo Corona Vírus (COVID-19) em Pernambuco.

Objetivo: O objetivo desta ação é avaliar e conhecer as condições da audição e do equilíbrio de
indivíduos que foram acometidos pelo novo Corona Vírus (COVID-19) em Pernambuco.

PPG/Pesquisadores - UFPE: PPG 

Contato: Dra. Cleide Fernandes Teixeira 
Dra. Denise Costa Menezes 
Dra. Karina Advíncula 
Dra. Lilian Muniz                       
Dra. Mariana Leal                                         
Dra. Silvana Griz