Manual do Estudante
Web Content Display
Web Content Display
Web Content Display
Tem vontade de dizer “Bom dia, Brasil” e “Buonasera, Italia” no idioma certinho? Aproveita! Aqui na UFPE são ofertados cursos de diversos idiomas, gratuitos ou naquele precinho de estudante! Se liga nas opções:
Núcleo Idiomas Sem Fronteiras - UFPE (NucLi - UFPE)
O NucLi oferece cursos de línguas gratuitos e com certificação do MEC. Basta se inscrever para os idiomas inglês, espanhol, francês, italiano ou português como língua estrangeira, pelo Programa Idiomas sem Fronteiras. Mais informações: isfaluno.mec.gov.br, pelo e-mail contato.nucli.ufpe@gmail.com ou redes do NucLi – UFPE.
Núcleo de Línguas e Culturas (NLC)
Projeto de extensão voltado para o ensino de línguas estrangeiras e suas respectivas culturas, o NLC fica no Centro de Artes e Comunicação (CAC), do campus Recife. Ele oferece cursos de inglês, espanhol, alemão, italiano, japonês e francês, com valores acessíveis. Saiba mais em: www.ufpe.br/nlc e @nlcufpe.
Web Content Display
Web Content Display
-
Acessibilidade
Promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas é um dos principais eixos da UFPE. A universidade conta com o Núcleo de Acessibilidade da UFPE (NACE/UFPE). O setor busca apoiar pessoas da comunidade acadêmica com deficiências, mobilidades reduzidas, transtornos funcionais específicos de aprendizagem, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação.
O Núcleo oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nele, há serviços como traduções (tradução visual/audiodescrição) e interpretação de Libras, além de apoio e orientação sobre o uso de tecnologias assistivas e articulação entre os setores para promoção da acessibilidade.
-
Espaço de Diálogo e Reparação
O Espaço de Diálogo e Reparação (EDR) é um órgão pioneiro, criado junto à Comissão de Ética da UFPE. As atividades do setor buscam práticas restaurativas por meio dos modelos de Justiça Restaurativa, que tem bases na visão da justiça como valor e construção social. No setor, existem momentos para diálogos ou círculos de responsabilização e reparação. O objetivo é ter uma maior identificação dos conflitos, malfeitos ou danos. Um espaço propositivo, resolutivo e confidencial.
O EDR recebe casos da Comissão de Ética, da Ouvidoria ou diretamente pela Comunidade Acadêmica.
-
LGBT+
O Núcleo LGBT+ busca favorecer o acolhimento, a inserção e a permanência da comunidade LGBTI+ na UFPE. Suas atividades dizem respeito à coordenação e implementação de ações afirmativas, preventivas e protetivas. Além disso, busca a conscientização da comunidade acadêmica sobre direitos e deveres direcionados à saúde da população LGBT+ e o estímulo à pesquisa e extensão.
O Núcleo ainda reforça a implementação da Portaria Nº 2, que garante o uso do nome social nos registros acadêmicos de graduação, pós-graduação e extensão da UFPE. O objetivo é afirmar a importância do respeito e o uso do nome social de pessoas transexuais, transgêneros, travestis e intersexuais.
-
Acolhimento psicológico
Na UFPE, existem setores de acolhimento e serviços de psicologia oferecidos para quem deseja conversar e desabafar, com garantia de sigilo e sem julgamentos. O Programa de Promoção da Resiliência e Prevenção ao Suicídio é o responsável pelo serviço de plantão psicológico voltado a pessoas em risco de suicídio.
Os atendimentos são realizados por discentes, docentes e profissionais de Psicologia da UFPE.
-
ERER
O Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) tem a finalidade de promover a política de Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito da comunidade acadêmica interna (estudantes, técnicos e docentes) e na sua relação externa com a sociedade, propondo e articulando ações afirmativas através das pró-reitorias, centros acadêmicos e órgãos suplementares, através da composição de comissões e GT para pensar e coordenar as ações.
A criação do Núcleo ERER contribui com a implementação de uma política de ações afirmativas. O desenvolvimento dessa política ajudará na promoção da igualdade racial no âmbito da UFPE e em Pernambuco.
-
Saúde Estudantil
O Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE) dá suporte à saúde de estudantes que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou de violação de direitos. Oferece a estudantes de graduação da UFPE, de forma gratuita, atendimento humanizado em psicologia, psiquiatria, enfermagem, nutrição, serviço social e saúde sexual, além de atendimento psicopedagógico e médico (clínico e eletivo).
Estudantes que possuem vínculos com os programas de assistência estudantil da PROAES têm prioridade no atendimento. O Nase fica na Av. Acadêmico Hélio Ramos, por trás do Centro de Artes e Comunicação (CAC), e possui atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.