Curso de Engenharia de Alimentos - Bacharelado (CTG)

Aos ingressantes do Curso

Sejam todos muito bem-vindos ao Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos do Departamento de Engenharia Química - DEQ, do Centro de Tecnologia e Geociências - CTG da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.  Aos que estão iniciando sua trajetória aqui na UFPE, parabenizamos pela conquista de participarem de uma das maiores e melhores Instituições de Ensino Superior Federal do país.

A Coordenação do Curso de Engenharia de Alimentos deseja a todos, que encontrem em nossa instituição o integral cumprimento de suas expectativas. A nossa equipe de trabalho estará comprometida com esse feito. Temos o propósito de mantê-los informados sobre todas as oportunidades acadêmicas que a UFPE lhes oferecerá.

Vocês serão nossos parceiros especiais na construção propositiva de um Curso de Engenharia de Alimentos, o qual estará cumprindo com a sua responsabilidade social, desenvolvendo novos produtos alimentícios, aperfeiçoando as tecnologias e ampliando as possibilidades, da UFPE, como comunidade acadêmica de fomento à grande área da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Assim, desejamos que nessa nova fase de formação e amadurecimento profissional e pessoal, que se inicia na vida de cada um de vocês, lhes traga uma expansão de seus conhecimentos, e que seja em profundidade, e em magnitude, pois vocês serão bastante exigidos em termos de desempenho acadêmico e dedicação. Para isso, vocês terão à sua disposição, aqui no DEQ, um ambiente de alta qualidade para os estudos, salas de aulas modernas e equipadas, laboratórios bem estruturados e bem equipados, além de professores qualificados e dedicados ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão, os três pilares que sustentam a nossa UFPE.

Que se estabeleçam novas amizades e que estas perdurem no futuro. Daqui a algum tempo, terminada esta nova jornada, esperamos que as lembranças deste período que está se iniciando conosco, sejam as melhores possíveis e que futuramente levem consigo um diploma de Engenheiro de Alimentos da UFPE, assumindo para si, com grande orgulho, o compromisso para construção de um mundo melhor.

Profª Neila Mello dos Santos Cortez

Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos

Profª Jenyffer Medeiros Campos Guerra

Vice-Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos

Atividades durante a Pandemia

O Curso de Engenharia de Alimentos está realizando suas atividades durante o período 2020.2 com todas as disciplinas teóricas, teóricas e práticas e práticas no formato remoto. Essa decisão tomada pelo Centro de Tecnologia e Geociências tem o objetivo de manter a segurança dos discentes, docentes e técnicos por conta da Pandemia de Covid-19, estando de acordo com a Resolução N°03/2020 da CEPE/UFPE.

As atividades de pesquisa de graduação e pós-graduação e as atividades de extensão realizadas pelos docentes, discentes e técnicos do Curso estão ocorrendo de forma presencial, seguindo as normas de segurança, com número reduzido de no máximo 5 alunos por laboratório. Todos os estudos em andamento foram iniciados após normas de liberação para uso dos laboratórios para atividades de pesquisa e extensão.

Nosso Curso de Engenharia de Alimentos não está realizando atendimento de forma presencial atualmente, devido à Saúde Pública até que a pandemia esteja controlada.

Modo de trabalho da equipe: remoto.

Atividades remotas: atendimento à comunidade acadêmica e público em geral.

Horário de atendimento: das 8h às 17h.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quais são as Áreas de Atuação?

Engenharia de Alimentos é uma profissão de caráter multidisciplinar, relacionada à industrialização segura e eficiente de alimentos. O curso abrange diversas áreas do conhecimento, engloba componentes curriculares das áreas de exatas (matemática, física, química entre outras), biologia e humanas.

Quais são as Áreas de Atuação?
O Engenheiro de Alimentos é habilitado e possui competência para atuar nas seguintes áreas:

- Produção Industrial;
- Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos;
- Desenvolvimento e Otimização de Processos;
- Garantia de Qualidade;
- Assistência Técnica;
- Consultoria;
- Marketing;
- Comercial;
- Fiscalização;
- Perícia Técnica.

"Vale ressaltar que o mercado de trabalho para um Engenheiro de Alimentos se mantém estável, tendo como a indústria alimentícia e a agroindústria tradicionais empregadores desse profissional. Ele é contratado para atuar diretamente na fábrica, na linha de produção e gestão de pessoas, também no controle e na gestão de qualidade, no apoio a processos e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos." (retirado do Guia do Estudante, Editora Abril).

• Vinculação: Departamento de Engenharia Química
  • Localização do Curso: Centro de Tecnologia e Geociências
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 35 na 1ª Entrada
  • Turno(s): Manhã/Tarde
  • Carga Horária (horas): 3.945
  • Duração do Curso: Mínima: 10 semestres / Máxima: 18 semestres

Para conhecer o histórico, infraestrutura e corpo técnico do Curso de Engenharia de Alimentos clique no "Leia mais".

Contatos Contatos

Profª Neila Mello dos Santos Cortez