$theme.include($body_top_include)

O que é o G Suite O que é o G Suite

Inovação e mobilidade são palavras-chave para definir o G Suite. Esse pacote de serviços oferecidos pelo Google já é utilizado em diversas instituições ao redor do mundo. Anteriormente denominado Google Apps for Work, o G Suite tem o benefício de concentrar em um único pacote todas as ferramentas necessárias para o cotidiano acadêmico.

O usuário pode otimizar seu tempo ao fazer uso da série de aplicativos disponíveis na suíte, como: Gmail, Google Docs, Drive, AgendaHangouts.

G Suite na UFPE G Suite na UFPE

Este ano, seguindo o exemplo de outras instituições, como a UFOP e a USP, a UFPE passará a utilizar o G Suite. O fator decisivo para essa mudança é a necessidade de um ambiente digital integrado, seguro e com amplo espaço de armazenamento. Anteriormente, a troca de e-mails institucionais era realizada por meio da plataforma Webmail Zimbra.

Esse processo de implementação teve seu pontapé inicial no Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI-UFPE). No dia 10 de abril de 2019, os e-mails dos colaboradores do núcleo foram migrados para o Gmail. A previsão é que, até 2020, toda a comunidade acadêmica passe a utilizar os produtos do Google.

Colaboração Colaboração

Os usuários do G Suite podem utilizar os aplicativos do Google simultaneamente, em qualquer lugar e em tempo real. Isso aumenta a colaboração entre as equipes.

No Google Docs, documentos podem ser criados em conjunto. O histórico de modificações feitas pode ser acompanhado por toda a equipe.

  • Criação de grupos
  • Bate-papo através dos endereços de e-mail


Docs


Planilha


Slides

Notícias Notícias

Calendário Calendário

23 a 27/03 Período de migração para CE e CAP
   
   

 

Migração Migração

Migração de dados simplificada:

O Google oferece ferramentas e serviços de migração, assim, informações importantes como e-mails, contatos e recursos da agenda armazenadas em outros locais podem ser movidas com facilidade para o G Suite.

Transferir arquivos entre dispositivos móveis de modo manual já é uma atividade obsoleta. Com o advento da nuvem, a possibilidade de centralizar e disponibilizar dados em uma única plataforma trouxe praticidade ao cotidiano de milhares de usuários do meio digital.

Primeira parte: Cadastrar UFPE ID Primeira parte: Cadastrar UFPE ID

Prepare-se para a migração cadastrando a sua identificação única no UFPE ID através do link: https://id.ufpe.br. Sem o UFPE ID, seu e-mail não será migrado e por isso este passo é fundamental. 

Caso seja encontrada alguma dificuldade na solicitação de acesso ao UFPE ID, favor verifique a FAQ (http://bit.ly/solicitar_ufpeid) ou entre em contato com o NTI através da nossa Central de Serviços ao Usuário (https://centraldeservicostic.ufpe.br) ou do telefone 2126-7777.

Para que a migração dos bolsistas e professores cedidos seja feita, é necessário que os diretores e coordenadores do órgão preencham os formulários disponíveis nos endereços http://bit.ly/bolsistas_gsuite e http://bit.ly/prof_cedidos_gsuite.

Se for encontrada alguma dificuldade no preenchimento do formulário ou na solicitação de acesso ao UFPE ID, favor verifique a FAQ (http://bit.ly/solicitar_ufpeid).

Segunda parte: Primeiro acesso e Importação de Contatos Segunda parte: Primeiro acesso e Importação de Contatos

Durante o período de migração, aguarde até 24 horas e então siga os seguintes passos para acessar o Gmail:

1º Passo: Altere a senha do UFPE ID. Para saber como é feita a alteração de senha, clique aqui.

2º passo: Saia (realize logoff) de todas as contas do Google abertas no navegador.

3º passo: Acesse seu e-mail institucional através da página do Gmail (gmail.ufpe.br).

Se você quiser importar seus antigos e-mails e contatos para o Gmail, é só executar as seguintes ações:

Em caso de dúvidas, entre em contato através da Central de Serviços de TIC do NTI (https://centraldeservicostic.ufpe.br) ou do telefone 2126-7777.