Curso de Museologia - Bacharelado (CFCH)

Sobre o curso Sobre o curso

 

 

 

O bacharel em Museologia atua na área dos museus e da preservação do Patrimônio Cultural e Natural. Entre as atividades profissionais do museólogo, estão a organização de coleções e exposições, preservação e conservação de bens culturais e administração e planejamento de museus e centros culturais.

O campo disciplinar da Museologia assenta-se no estudo das relações estabelecidas entre o homem (produtor de cultura e sujeito de uma ação cultural) e aos objetos ou bens materiais e materiais, traduzido num espaço-cenário denominado museu, podendo ser este entendido em sua forma mais convencional (equipamento construído para abrigar um acervo) ou através de formas menos convencionais: “a céu aberto”, etc.

A Museologia, - enquanto disciplina aplicada - tem colaborado para que os museus refinem as suas formas de representação e de comunicação, a fim de que se estabeleçam como lugares de argumentação, de contestação e de preservação. Mas, também, espaços interativos para acolhimento e aprendizagem.

 

Vinculação: Departamento de Antropologia e Museologia

Localização do Curso: Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH

Vagas: 30 oferecidas na 1ª Entrada

Turno: Noite

Carga Horária: 2460 horas

Duração do Curso: Mínima – 07 semestres / Máxima – 14 semestres  

 

Coordenação de Curso

Coordenador: Bruno Melo de Araújo

Vice- coordenador: Edwin Boudewijn Reesink

 

Autorização de funcionamento

Portaria n. 619 de 30 de outubro de 2014

Registro E-MEC: 201307204

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA
INGRESSO EXTRA-VESTIBULAR (TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA)

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, em abril, os Processos Seletivos de Ingresso por Portadores de Diploma e por Transferência Externa 2022.1. O curso de bacharelado em museologia disponibilizará 28 vagas (14 vagas para portador de diploma e 14 para transferência externa)O formulário de intenção de participação para as duas seleções será aberto no período de 11 a 17 de abril, via internet. Os editais podem ser conferidos no SITE DA UFPE. 

O Processo Seletivo de Ingresso por Portadores de Diploma é destinado a candidatos que possuem diploma em cursos de nível superior, para início de novo curso de graduação plena na UFPE, conforme regras do Edital nº 05/2022. Já o Processo Seletivo de Ingresso por Transferência Externa destina-se a alunos de outras instituições de Ensino Superior que objetivam dar continuidade no mesmo curso de graduação plena ao qual estavam vinculados em sua instituição de origem, de acordo com as regras estabelecidas pelo Edital nº 06/2022.

A inscrição para cada processo seletivo tem valor de R$ 75,00. A isenção do pagamento da taxa será concedida aos candidatos que comprovem insuficiência de recursos para arcar com o pagamento, conforme estabelece Decreto n° 6.593/2008. Para tanto, o interessado deverá requerer o benefício, no período de 11 a 13 de abril, segundo indicações de cada edital.

 

 

 

 

Contatos Contatos

Secretaria do Curso de Museologia

DAM - Departamento de Antropologia e Museologia / CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas / UFPE - 13º andar

Localização Localização