Solicitação de Salas Virtuais Solicitação de Salas Virtuais
A solicitação deve ser realizada através de formulário eletrônico, ao final das instruções a seguir:
- Pode ser solicitado por Professores ou Técnicos Administrativos da UFPE que estejam exercendo os papéis de Coordenador/a ou Secretário de curso / programa de Pós-Graduação;
- Será necessário anexar ao formulário documento contendo anuência da Coordenação do Curso / Programa de Pós-Graduação;
- O Coordenador ou Secretário poderá realizar uma solicitação única para todos os professores e estudantes do programa que forem utilizar a sala virtual.
PS.: a utilização destes espaços virtuais segue a diretriz institucional e visa viabilizar a recomendação da UFPE em termos da continuidade em modo virtual das ações de acompanhamento, orientação e defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses em período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19.
Para acessar o formulário eletrônico, clique aqui.
A solicitação deve ser realizada através de formulário eletrônico, ao final das instruções a seguir
- Pode ser solicitado por Professores da UFPE que estejam exercendo o papel de Orientador/a;
- Um professor pode realizar uma única solicitação papra todos os seus orientandos.
- Será necessário anexar ao formulário documento contendo anuência da Coordenação do Curso / Programa de Pós-Graduação;
- Trata-se da solicitação de Salas Virtuais no AVA da UFPE para orientação, acompanhamento e comunicação no âmbito dos trabalhos acadêmicos, e de espaços para realização das apresentações de trabalhos acadêmicos online.
PS.: a utilização destes espaços virtuais segue a diretriz institucional e visa viabilizar a recomendação da UFPE em termos da continuidade em modo virtual das ações de acompanhamento, orientação e defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses em período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19.
Para acessar o formulário eletrônico, clique aqui.
A solicitação será feita através de formulário eletrônico, para acessá-lo, clique aqui.
- Será necessário também anexar documento com anuência do Coordenador do Curso (para disciplinas de curso Lato Sensu) ou anuência do Colegiado do Curso (para disciplina de curso Stricto Sensu);
- Ter realizado o curso autoinstrucional de introdução ao AVA ou ter participado de uma das oficinas sobre AVA oferecidas durante Semana de Planejamento e Formação Pedagógica.
Caso o pedido seja deferido, disponibilizaremos acesso ao ambiente virtual. A SPREAD enviará uma planilha online, onde o professor preencherá os dados (nome completo, CPF e e-mail) dos estudantes para inscrição.
Obs.: As atividades realizadas no ambiente virtual não serão contabilizadas como carga horária da disciplina.
O processo tem início na PROPG e seguirá os trâmites normais de formalização para submissão do projeto de curso de Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu. Durante a tramitação, a SPREAD receberá o processo e avaliará a disponibilidade do AVA para oferta do curso, bem como os aspectos relacionados à educação a distância. Em sua análise, a SPREAD considerará informações importantes e que devem constar no processo, entre elas:
- Responsável pelo suporte tecnológico que fará a interlocução do curso com a equipe de T.I. da SPREAD e atenderá diretamente os estudantes do curso;
- Responsável pela função de designer instrucional que será responsável por montar o curso nas salas virtuais disponibilizadas no AVA.
Na tramitação no Sipac, o processo será encaminhado à SPREAD. Com parecer favorável da SPREAD e o curso aprovado pela PROPG, será disponibilizado o acesso ao ambiente virtual.
Recomenda-se ainda que o Coordenador do curso (e equipe, se possível) possua: experiência no AVA da UFPE; ou tenha realizado o curso autoinstrucional de introdução ao AVA da UFPE; ou tenha participado de uma das oficinas sobre AVA oferecidas durante Semana de Planejamento e Formação Pedagógica.
É necessário submeter a ação de extensão ao edital da PROEXC. Após esta fase, estando a ação no Sigproj com situação ‘Proposta Recomendada’, o interessado formalizará processo no SIPAC solicitando uma sala virtual no AVA-NEaD com as seguintes informações:
- Justificativa pedagógica do pedido;
- Principais ferramentas a serem utilizadas no AVA (fóruns, questionários, upload de arquivos, entre outros);
- Carga horária a distância e período de duração do curso;
- Responsável pelo suporte tecnológico que fará a interlocução do curso com a equipe de T.I do NEaD;
- Responsável pela função de designer instrucional que será responsável por montar o curso nas salas virtuais disponibilizadas no AVA.
- Formulário do Sigproj (anexar pdf).
- A coordenação deverá ter realizado o curso autoinstrucional de introdução ao AVA ou ter participado de uma das oficinas sobre AVA oferecidas durante Semana de Planejamento e Formação Pedagógica.
No Sipac, o processo deverá ser encaminhado ao NEaD (11.13.12). Caso o pedido seja deferido, será disponibilizado acesso ao ambiente.
Obs.: o NEaD não emite certificados de conclusão de curso.