Ementas / Estrutura Curricular Ementas / Estrutura Curricular

Total de créditos para titulação:

  • Mestrado (Disciplinas): 24 Créditos.

  • Doutorado (Disciplinas): 28 Créditos.

 

Obrigatórias:

  • BAS900 - Seminários I (60h / 04 créditos)

Apresentação de seminários sobre tópicos selecionados pelo Professor Responsável em temas relacionados aos avanços da Biotecnologia, bem como participação em seminários, mesas redondas ou conferências apresentadas por convidados pelo Professor Responsável.

  • BAS901 - Seminários II (60h / 04 créditos)

Apresentação de seminários sobre tópicos selecionados pelo Professor Responsável em temas relacionados aos avanços da Biotecnologia, bem como participação em seminários, mesas redondas ou conferências apresentadas por convidados pelo Professor Responsável.

Eletivas:

  • BAS903 - Bases Biológicas de Transtornos Neuropsiquiátricos (45h / 03 créditos)

A disciplina dará subsídios para a comprenssão da base biológica de doenças neuropsiquiátricas, com enfase em estudos de genética, expressão gênica e neuroimagem, discutindo também aspectos éticos implicados no estudo dos seguintes temas: 1)Mecanismos de herança mendeliana, não mendeliana e estrutura do gene. 2)Doença de Alzheimer 3)Depressão Maior e Distimia 4)Transtorno bipolar 5)Calcificações cerebrais 6)Genética e Neuroimagem 7)Doenças prionicos 8)Farmacogenética 9)Esquizofrenia 10)Ética e genética.

  • BAS904 - Bionanotecnologia: Diagnóstico e Terapêutica (60h / 04 créditos)

Inovação em nanobiotecnologia, nanotecnologia farmacêutica e liberação controlada de substâncias biologicamente ativas, nanobiomateriais, ferramentas analíticas para nanotecnologia e nanobioimageamento. 

  • BAS905 - Bionegócios e Marcos Legais em Biotecnologia (45h / 03 créditos)

Estudo dos princípios e conceitos fundamentais da bioética, da relação entre a ética, o comportamento humano, a moral e o direito e como estes podem ser aplicados na análise reflexiva do mundo técnico-científico atual, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas na área de biotecnologia e bionegócios. Análise e interpretação dos códigos, da legislação e declarações nacionais e internacionais sobre ética, bioética e biossegurança adequando-os à pesquisa biotecnológica. Biossegurança pessoal e do ambiente. Procedimentos indispensáveis, tipos de material manuseado e níveis de biossegurança em laboratórios, empresas, dentre outros. Propriedade intelectual, desenvolvimento de planos de negócios relativos a biotecnologia e utilização de recursos relacionados a tecnologia de informação
envolvendo produtos biotecnológicos.

  • BAS906 - Bionegócios e Tecnologia de Informação em Biotecnologia (60h / 04 créditos)

Diante da crescente demanda por informação tecnológica por parte dos profissionais das áreas das ciências biológicas e da saúde com ênfase em biotecnologia, é necessário apresentar ao aluno onde esta informação pode ser encontrada e como a mesma pode ser usada. De acordo com Vieira, o crescimento e a sustentação de qualquer indústria são determinados por suas ideias e gestão, mas a geração de novas ideias, quando bem tratadas, pode servir de base para o surgimento de novas indústrias. Estas ideias podem gerar valor acadêmico na forma de artigos científicos, mas quando devidamente aplicadas, podem dar origem a propriedade industrial (PI) servindo de base para a sobrevivência ou surgimento de novas indústrias. Uma das maiores fontes sobre informação tecnológica disponível atualmente são os bancos de patentes, já que em muitos casos, é possível encontrar documentos com mais de 200 anos que estão publicados e acessíveis de forma gratuita. Uma patente nada mais é que um direito exclusivo dado pelo estado de explorar uma invenção na forma de uma solução para um problema técnico específico (INPI). Esta informação muitas vezes é negligenciada em detrimento da pesquisa apenas em bancos de artigos científicos no desenvolvimento de dissertações e Teses. Adicionalmente, o processo de inovação, atualmente muito comentado nos meios acadêmicos, pode passar em alguns dos seus estágios pela produção de propriedade industrial (PI). Diante do exposto, esta disciplina tem por objetivo apresentar e revisar para o aluno de pós-graduação a existência de bases de artigos científicos e principalmente apresentar e desmistificar as bases de patentes, a redação de pedidos de patente e por fim o foco em transferência de tecnologia para o setor produtivo. O aluno terá a oportunidade de conhecer as funções do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), entender seu contexto no cenário nacional e também no cenário internacional, conhecer a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) bem como os escritórios de patente americano (USPTO) e Europeu (EPO). A disciplina também foca em seminários na área de propriedade industrial onde os alunos serão estimulados a apresentarem e entenderem como extrair informação tecnológica de patentes já depositadas e sobre o mercado em que estão inseridas. Também apresenta os Núcleos de Inovação Tecnológicas Presentes nas ICTs. A disciplina também fornecerá informação a capacitação contínua em propriedade industrial. Por fim, o aluno será devidamente orientado sobre diversos aspectos relacionados a propriedade Intelectual, bancos de patentes nacionais e internacionais, busca de artigos científicos para extração de informação tecnológica, funcionamento da classificação internacional de patentes, elaboração de pedidos de patente nas áreas de ciências Biológicas e da saúde com foco em biotecnologia e transferência de tecnologia para o setor produtivo. Os conteúdos programáticos serão abordados de forma teórica e prática.

  • BAS907 - Biossegurança (45h / 03 créditos)

Oferecer aos alunos conceitos sobre culturas, animais, plantas e alimentos transgênicos, sua forma de obtenção e manipulação, bem como conhecimentos básicos sobre condutas de biossegurança relativos à manipulação de organismos, plantas e microrganismos para fins agrícolas, agroindustriais e de saúde humana e animal, observando os protocolos que evitem riscos a saúde humana e animal, assim como ao ambiente.

Deverá ser ministrado técnicas de extração e purificação de DNA de matérias-primas e subprodutos, além de técnicas (Microarray, Sequenciamento, ELISA, PCR e Real Time PCR), visando a detecção e quantificação dos eventos transgênicos. Serão ministradas aulas sobre as Instruções Normativas da Comissão Nacional de Biossegurança - CTNBIO, além da legislação brasileira e a internacional relativa à biossegurança. A disciplina também deverá abordar os temas político-científicos e econômicos relativos ao desenvolvimento e utilização de produtos transgênicos.

  • BAS908 - Biossensores (45h / 03 créditos)

Definição. Biossensores amperométricos e potenciométricos. Dispositivos enzimáticos à base de termistores. Aplicações de analíticas de biossensores à base de cristais piezelétricos. Imunossensores. Biossensores microbianos. Biossensores in vivo. Perspectivas.

  • BAS909 - Biotecnologia Microbiana (45h / 03 créditos)

Metabolismo microbiano, condições de cultura e produção de biomoléculas. Processos fermentativos industriais. Seleção e melhoramento de Estirpes.

  • BAS928 - Caracterização e Aplicação de Biopolímeros (30h / 02 créditos)

O curso visa o conhecimento de biopolímeros, bem como, a aplicação dos mesmos em filmes, revestimentos, hidrogéis e nanopartículas.

  • BAS910 - Enzimologia Aplicada (45h / 03 créditos)

Enzimas em análise química, síntese orgânica, Medicina (diagnóstico e tratamento) etc. Fontes. Identificação, produção, isolamento e preparação de enzimas de microrganismos. Biologia Molecular como ferramenta para a biocatálise. Aplicação de DNA recombinante na produção de enzimas.

  • BAS926 - Estudos de Associação em Doenças Autoimunes e Infecciosas (45h / 03 créditos)

Desenvolvimento de habilidades e competências para a elaboração, realização, interpretação, discussão e conclusão de pesquisas na área genética das doenças humanas com o enfoque nos estudos de associação.

  • BAS911 - Estágio em Docência (60h)

O estágio em docência visa desenvolver nos Pós-graduados as seguintes habilidades:

  1. Preparação de aulas práticas e teóricas utilizando novas metodologias de ensino (recursos e multimídias);

  2. Aplicação dessas novas metodologias do ensino de Biociência nos Cursos deGraduação;

  3. Elaboração de novos créditos de avaliação. Esta disciplina será obrigatória para os alunos bolsistas da CAPES;

  • BAS912 - Evolução do Pensamento Científico (45h / 03 créditos)

Pretende-se proporcionar ao aluno uma breve descrição sobre a evolução do pensamento científico desde as contribuições da Grécia antiga até o século XX. As contribuições dos mais importantes pensadores serão discutidas: Aristóteles; Galileu Galilei; Francis Bacon; René Descartes; Charles Darwin; William Harvey; Karl Popper etc.

  • BAS914 - Fundamentos de Genética Molecular Aplicados à Medicina (60h / 04 créditos)

A disciplina visa introduzir o discente aos princípios teóricos da Genética Humana e Medica principalmente voltada à área clinico/molecular, incluindo metodologias modernas como o uso de marcadores moleculares, seqüências de DNA e/ou proteínas, associados ou não a sintomas, caracteres fenotípicos e fisiológicos. Desdobramentos, vantagens, desvantagens e limitações dos procedimentos existentes serão discutidas. A parte prática visará uma introdução à Biologia Molecular Básica e a Bioinformática (análise genomas e proteomas com ferramentas computacionais).

Exemplos de acompanhamento genético de pacientes com doenças Mendelianas e complexas serão feitos em conjunto com os discentes.

Em fim serão tratados assuntos relativos a tipagem do HLA no contexto dos transplantes de órgãos assim como na associação com doença multifatoriais (ex. Diabete tipo 1, Doença Celíaca. Tireodite Autoimmune).

  • BAS915 - Imobilização de Proteínas em Suportes Sólidos (45h / 03 créditos)

Princípios da imobilização de proteínas. Suportes. Métodos. Propriedades do derivado sintetizado. Parâmetros de avaliação da retenção das propriedades biológicas das proteínas imobilizadas. Aplicações.

  • BAS916 - Imunologia Médica (60h / 04 créditos)

  1. Imunologia Básica: Biologia das Células Sanguíneas, Imunidade Nata, Linfócitos e Tecidos Linfóides. A Resposta Imunológica. Imunógenos, Antígenos e Vacinas. Apresentação do Antígeno e Complexo Principal de Histocompatibilidade. Imunoglobulinas e Genes das Imunoglobulinas. Desenvolvimento de Células B e Resposta Imunológica Humoral. Linfócitos T e Células Natural Killer. Citocinas. Quimiocinas. Complemento e Cinina. Inflamação. O Sistema Imunológico das Mucosas;

  2. Testes Laboratoriais Imunológicos; 

  3. Imunologia Clínica: Distúrbios por Imunodeficiência de Anticorpos (Células B); Distúrbios por Imunodeficiência de Células T; Doenças por Imunodeficiência Combinada de Anticorpos (Células B) e Celular (Células T); Doenças por Disfunção da Fagocitose; Deficiências do Complemento; As Doenças Atópicas; Anafilaxia e Urticária; Doenças Alérgicas por Imunocomplexos; Doença por Hipersensibilidade Mediada por Células; Alergia a Fármacos; Doenças Reumáticas; Mecanismos de Imunologia Tumoral; Neoplasias do Sistema Imunológico; Doenças Bacterianas; Infecções Virais; AIDS e Outras Infecções Virais do Sistema Imunológico;

  4. Terapia Imunológica;

  • BAS927 - Informática em Saúde (60h / 04 créditos)

Histórico da Informática em Saúde no Brasil e no mundo. Dados e Informação em Saúde: coleta, armazenamento e utilização, Banco de Dados em Saúde. Principais áreas de aplicação da Informática na Saúde (Sistemas de Informação, Prontuário Eletrônico, Sistemas de Apoio à Decisão/Sistemas inteligentes para a saúde, Pesquisa Translacional). Padrões em Saúde (tecnológicos e terminologias). Bioinformática. Integração de informações em saúde. Telemedicina e Educação e treinamento na Saúde através da Informática (novas metodologias).

  • BAS917 - Lectinas: Purificação, Estruturas e Aplicações (45h / 03 créditos)

Técnicas de purificação de lectinas: técnicas clássicas de química de proteínas; técnicas avançadas de purificação; métodos avançados de determinação de estrutura primária de lectinas; técnicas de cristalização de lectinas com e sem acurares inibidores; técnicas avançadas de determinação de estruturas tridimensionais de lectinas; principais aplicações de lectinas.

  • BAS918 - Metodologia Científica (45h / 03 créditos)

Estratégias do método científico (indução, dedução, experimento cego e duplo cego, amostragem etc.). Instrumentos do método científico (lógica, normatizações; estatística, informática etc.). Itens que compõem o texto científico. Modalidades do texto científico (dissertação, tese, artigo, revisão, comunicação em evento etc.).

  • BAS919 - Métodos de Purificação de Biomoléculas (45h / 03 créditos)

Princípios; equipamentos; eluição por afinidade; fracionamento com solventes orgânicos; eletroforese; adsorventes hidrofóbicos; cromatografia; isoeletroforese.

  • BAS920 - Patologia Molecular (45h / 03 créditos)

Introdução à patologia molecular, métodos de estudo em patologia molecular, Patologia Ambiental e nutricional, lesão bioquímica, fatores moleculares da apoptose, lesão genética e envelhecimento celular, citocinas, eventos moleculares no reparo aos tecidos, Doenças genéticas, carcinogênese molecular, Descrição de algumas técnicas de patologia molecular e de suas aplicações no estudo das doenças.

  • BAS921 - Sondas Bioquímicas no Câncer (60h / 04 créditos)

Utilizar lectinas como sondas cito- e histoquímicas para o diagnóstico, o prognóstico e desenvolvimento de técnicas diagnósticas empregando biomarcadores. Estas ferramentas biológicas, conjugadas à peroxidase, isotiocianato de fluoresceína, compostos fluorescentes artificiais (éster de acridina, criptatos), têm sido utilizadas em pesquisas biológicas e diagnóstico médico. Dentre elas destacamos a imuno(histo)citoquímica e histoquímica com lectinas. Estas técnicas, em muitos casos, são fundamentais no diagnóstico diferencial,
contribuindo de sobre maneira na terapêutica a ser administrada ao paciente.

  • BAS923 - Tópicos Complementares em Biologia e Saúde I (30h / 02 créditos); 

  • BAS924 - Tópicos Complementares em Biologia e Saúde II (45h / 03 créditos); 

  • BAS925 - Tópicos Complementares em Biologia e Saúde III (60h / 04 créditos)

Visa ao oferecimento de conhecimentos teóricos e/ou práticos em tema relevante à interface que a Biologia tem com a saúde animal, particularmente, a humana, a ser oferecidos por professores visitantes, nacionais ou estrangeiros, convidados pela Coordenação do Programa e aprovados pelo Colegiado. O número de créditos e se inclui uma parte prática dependerá do tema e/ou convidado. Ao oferecer a disciplina esses elementos serão informados previamente. A disciplina terá um subtítulo que definirá o tema abordado.