Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE)
Legislações e Documentos
Regimento do PPGEE
- Regimento (para alunos ingressos até 2021.2)
- Regimento (para alunos ingressos a partir de 2022.1)
- Alteração no Regimento (para alunos ingressos a partir de 2023.1)
Normativas e Resoluções
- Normativa 01/2022 - Estabelece normas para a alocação de bolsas de mestrado e de doutorado oriundas do Progama CAPES / Demanda Social e do Edital CNPq de Apoio a Projetos Institucionais por Meio da Concessão de Bolsas de Mestrado e Doutorado.
- Resolução CEPE 26/2020 - Estabelece normas para realização do Estágio de Docência, para estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na UFPE. O estágio é obrigatório para discentes de doutorado que foram beneficiários de bolsa CAPES por qualquer período do seu curso.
Orientações para Discentes
Procedimentos e Orientações Relativos a Defesas e Conclusão do Curso
- Modelo de resumo para dissertação e tese
- Template dos elementos pré-textuais, elaborados pela biblioteca central
- Cadastramento no SIPAC de examinadores externos à UFPE para assinatura de ata de defesa
- Procedimento após a defesa de dissertação ou tese
- Resolução 016/2016 que atualiza os procedimentos adotados para o depósito de teses e dissertações
Formulários para Discentes
Formulários relacionados à solicitação de auxílio financeiro
- Instrucoes_PROAP2019
- Auxilio Financeiro_Alunos
- Formulario de Solicitacao de Passagens
- Orientacao_Solicitacao de Passagens
- Relatório de Viagem
- Requerimento para solicitar auxílio financeiro
Outros formulários
- Declaração Negativa de Vínculo Empregatício
- Procedimentos para pagamento de taxas da UFPE
- Requerimento Geral
- Requerimento para solicitar equivalência de disciplina
- Requerimento para solicitar integralização de disciplina
- Requerimento para solicitar integralização de disciplinas cursadas no Curso de Mestrado do PPGEE para o Curso de Doutorado do PPGEE
- Requerimento para solicitar matrícula em disciplina isolada
- Requerimento para solicitar prorrogação de prazo
Formulários para Docentes
Critérios do PPGEE para participação de docentes
Cadastramento de Docentes do PPGEE
- Formulário de atuação acadêmica anual
- Formulário para cadastramento de docentes
- Formulário para cadastramento de novos docentes
- Formulário para cadastramento de docentes convidados
Formulários para solicitação de comissão examinadora:
- Formulário para solicitação de comissão examinadora de mestrado
- Formulário para solicitação de comissão examinadora de projeto de tese
- Formulário para solicitação de comissão examinadora de doutorado
- Ficha cadastral de docentes convidados (participantes externos)
Os alunos matriculados na disciplina "Seminários" devem assistir, ao longo do curso, pelo menos 15 palestras indicadas pela coordenação ou secretaria do PPGEE como válidas (para a disciplina). São automaticamente válidas para a disciplina todas as defesas de dissertação e de tese do PPGEE, e todas as palestras chanceladas pelo IEEE (palestras dos capítulos regionais do IEEE etc.).
Como a maior parte das palestras tem acontecido em formato remoto, a validação da presença do aluno deve se dar por meio de uma captura de tela da palestra, atestando sua presença na sala ou em ambiente virtual equivalente. A referida captura deve ser enviada até 4 horas após o horário marcado para o início da palestra para o endereço de e-mail juliano.lima@ufpe.br.
Também são válidas como "Seminários" as participações dos discentes em eventos científicos (simpósios, conferências, congressos etc.). O limite é de 01 participação por ano, a qual pode equivaler a até 03 palestras. Nesse caso, o certificado de participação na conferência deve ser enviado para o e-mail já indicado acima, e o aluno deve especificar o que se está requerendo (validação para a disciplina Seminários).
O trancamento de matrícula é solicitado pelo discente diretamente no sistema SigaA. A efetivação do trancamento depende de homologação por parte da Secretaria do PPGEE no mesmo sistema. A reabertura da matrícula deve ser solicitada pelo discente, via mensagem de e-mail a ppgee@ufpe.br, num prazo de 05 (cinco) dias antes da data em que a referida reabertura deve ser efetivada. Tal efetivação será realizada pela Secretaria do PPGEE. Logo após a reabertura da matrícula, o discente deve solicitar matrícula em alguma componente curricular (atividade de orientação individual, por exemplo), evitando, assim, a perda do vínculo com o programa.
Cadastramento no SIPAC de examinadores externos à UFPE para assinatura de ata de defesa
Quando da realização de uma defesa, todos os examinadores externos e o candidato devem assinar a ata de defesa no SIPAC. No caso de examinadores externos à UFPE, deve-se utilizar a funcionalidade "assinantes externos no SIPAC" (dentro do módulo "Protocolo"); vide Of. Circular No. 21/2022 - CPG (12.69.06).
Instruções (devem ser repassadas aos examinadores externos à UFPE pelo orientador do trabalho a ser defendido):
1. O examinador externo deve ser orientado a realizar o cadastro no site sipac.ufpe.br, na aba "Assinantes Externos".
2. Após a realização, o PPGEE enviará um e-mail para "protocolo@ufpe.br" informando a pendência de autorização do respectivo usuário.
3. Para o cadastro de assinantes terceitizados ou aposentados, é necessária a comunicação junto à Divisão de Tecnologia da Informação por meio de ofício, e, neste caso, o PPGEE envia.
IMPORTANTE: sem as assinaturas na ata de defesa, o concluinte não depositará seu trabalho na Biblioteca.
Procedimentos após a defesa de dissertação ou tese
Após a defesa da dissertação ou tese, o docente orientador deve enviar para a Secretaria do PPGEE os pareceres da banca avaliadora. Dentro de um prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, a Secretaria providenciará a geração da ata de defesa. A partir disso, todos os procedimentos de conclusão do curso, incluindo o procedimento de solicitação de diploma, devem ser executados pelo docente orientador, pelo discente e pela Secretaria do PPGEE conforme descrito no documento disponível neste link.