Linha 1: Fisioterapia, desempenho funcional e qualidade de vida nas condições cardiovasculares, respiratórias e renais
Descrição: Objetiva estudar os efeitos do exercício físico no desempenho funcional e qualidade de vida desde a prevenção até o tratamento/reabilitação em indivíduos saudáveis e com comorbidades cardiovasculares, respiratórias, renais e metabólicas. Como também estudar a confiabilidade, acurácia e/ou eficácia de métodos e recursos que são utilizados durante as avaliações e intervenções fisioterapêuticas nas condições cardiovasculares, respiratórias, renais e metabólicas.
Linha 2: Avaliação e intervenção nas condições neuromusculoesqueléticas
Descrição: Tem por objetivo estudar os métodos, recursos terapêuticos e instrumentos de avaliação utilizados na Fisioterapia e aplicáveis às condições neuromusculoesqueléticas agudas e crônicas, nos diferentes ciclos de vida, envolvendo desde a prevenção até o tratamento/reabilitação destas. Envolve estudos epidemiológicos e clínicos para estudo de fatores de risco das condições neuromusculoesqueléticas e suas repercussões na funcionalidade humana.
Linha 3: Fisioterapia, desempenho funcional e qualidade de vida na Saúde da mulher, do homem e no processo de envelhecimento
Descrição: Objetiva estudar a atuação fisioterapêutica desde a prevenção até o tratamento/reabilitação de condições específicas da saúde da mulher, do homem e do processo de envelhecimento. A linha engloba ainda estudos com foco nas alterações do desempenho físico, funcional qualidade de vida nas diferentes fases da vida da mulher, do homem e da pessoa idosa. Objetiva ainda estudar a confiabilidade, acurácia e/ou eficácia de métodos e recursos que são utilizados durante as avaliações e intervenções fisioterapêuticas nos grupos populacionais especificados.