Te.Ser.Mente
Ações
Exercícios Físicos:
1. Método Pilates
O Método Pilates (MP), trabalha em seus exercícios o fortalecimento, a flexibilidade, a mobilidade dando ênfase aos músculos abdominais e do assoalho pélvico. Seu método possui seis princípios, descritos por seus discípulos, sendo denominados de “Princípios do Movimento”, essenciais para a realização dos exercícios criados por ele. São eles: concentração, centralização da força, respiração, controle, precisão e fluidez.
O MP solo é a execução dos exercícios sem a presença dos aparelhos, podendo ser realizado em tapetes e colchonetes, onde a presença de acessórios é permitida, mas não necessária para realização da prática.
2. Mobilidade, Alongamento e Fortalecimento
Exercícios que tenham por objetivo desenvolver a flexibilidade e mobilidade possuem diversos benefícios para seus praticantes, como: redução de desequilíbrios, diminuição da tensão muscular, melhora da eficiência motora, além de serem importantes para realização das atividades do cotidiano sem gerar dores e lesões.
As aulas de alongamento possuem como objetivo aumentar de forma progressiva a flexibilidade do indivíduo. A mobilidade articular é a execução dos movimentos em grande amplitude articular sem a resistência dos tecidos periarticulares.
3. Funcional
O treinamento funcional quando corretamente aplicado fornece uma variedade de estímulos e benefícios adicionais, que as outras modalidades não conseguem atingir. Pois a maioria dos movimentos do cotidiano ou de gestos esportivos envolvem ações multiarticulares e multiplanares, exigindo padrões dinâmicos que necessitam transferência de forças entre as extremidades superiores e inferiores do corpo.
4. Crossfit
É um programa de treinamento de força e condicionamento físico de alta intensidade que combina elementos de levantamento de peso olímpico, ginástica e exercícios cardiovasculares.
5. Glúteo, Abdomen e Pernas (GAP)
É um tipo de exercício focado especificamente em fortalecer e tonificar estas três áreas-chave do corpo. Tem uma abordagem direcionada que ajuda a melhorar a forma, a força e a resistência dessas partes do corpo.
Oficinas:
Realização de oficinas em áreas que propiciem melhoria na qualidade de vida, visa atender um dos objetivos de desenvolvimento sustentável que proporciona oportunidades em ações assegurando uma vida saudável e bem-estar para todos e em todas as idades.
Atividades Culturais e de Lazer:
Atividades associadas ao lazer e à cultura podem aumentar o nível do neurotransmissor serotonina e do hormônio ocitocina, proporcionando bem-estar físico e mental. Pesquisa realizada na Universidade de Harvard, em conjunto com o Instituto Nacional de Saúde (NIH, sigla em inglês) dos Estados Unidos, constatou que exercícios físicos e atividades de lazer podem aumentar a expectativa de vida dos indivíduos em 7 (sete) anos.