Salomão Alencar de Farias Salomão Alencar de Farias

  

  https://orcid.org/0000-0001-5415-2606

      

 

Salomao Farias é professor de Marketing e Comportamento do Consumidor, doutor pela Faculdade de Economia e Administracao da Universidade de São Paulo, Brasil. Professor visitante em universidades estrangeiras, incluindo a Breda University (Holanda) e o Central Piedmont Community College como bolsista residente com uma bolsa Fulbright. Atualmente encontra-se em licenca sem vencimentos, e atua como professor visitante no College of Business da Georgia State University, mantendo seu vinculo com a UFPE/PROPAD. Suas atividades acadêmicas incluem ter exercido a coordenação do programa de pós-graduação em administração da Universidade de Pernambuco (programas de mestrado/doutorado e MBA), foi membro do comitê científico de Marketing do Encontro da Academia Brasileira de Gestão (ENANPAD), foi membro do Comitê de Área do CNPq. Foi editor da BAR – Brazilian Administrative Review. Faz parte do comite editorial de alguns periodicos nacionais. Foi estudante de intercâmbio na School of Management da Vanderbilt University, pesquisador visitante no College of Business da Auburn University e na Georgia State University - Institute of International Business, onde realizou um dos seus pos-doutorados na area de marketing/negocios internacionais. Orienta mestrandos e doutorados no PROPAD-UFPE. Tem interesse em pesquisas com tematica no comportamento do consumidor e marketing de servicos.

 

GRUPO DE PESQUISA

MKP – Centro de Estudos em Marketing e Pessoas

 

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

  1. Comportamento do Consumidor após a Pandemia: superstição, sacrifico e
    stewardship para sustentabilidade (Bolsa PQ-CNPQ)
  2. Sacrifício no Comportamento do Consumidor: sistematização do conhecimento e
    perspectivas sociocultural (Bolsa PQ-CNPQ) 

 

ARTIGOS RECENTES

  1. SILVA, MARIANNY JESSICA DE BRITO ; FARIAS, SALOMÃO ALENCAR DE ; GRIGG, MICHELLE HELENA KOVACS ; BARBOSA, MARIA DE LOURDES DE AZEVEDO . The body as a brand in social media: Analyzing Digital Fitness Influencers as Product Endorsers. ATHENEA DIGITAL, v. 21, p. 2614, 2021.
  2. SILVA, Marianny ; FARIAS, Salomao Alencar de ; GOMES, Jairo de P. ; MELO, Francisco Vicente S. Gift-giving, Estilos de Amor e Sacrifício: uma Análise Entre Parceiros Românticos. RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE), v. 24, p. 25-48, 2020.
  3. SILVA, Marianny J. B. ; FARIAS, S.A. . Sem dor, sem ganho! Reflexões sobre o sacrifício percebido de consumo a partir da prática fitness. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 19, p. 388-405, 2020.
  4. COSTA, Marconi F. ; FELISONI DE ANGELO, CLAUDIO ; FARIAS, S.A. . Verticality, Regulatory
    Focus, and Prices: Who is Able to Get a Good Deal?. BBR. BRAZILIAN BUSINESS REVIEW (EDIÇÃO EM PORTUGUÊS. ONLINE), v. 17, p. 1-16, 2020. 
  5. DE Farias, Salomao Alencar. The Inescapable Effects of Superstition and Sacrifice on Crimes
    Against Wildlife. PSYCHOLOGY & MARKETING, v. 37, p. 1656-1663, 2020.
  6. SILVA, Marianny J. B. ; COSTA, Marconi F. ; DE Farias, Salomao Alencar ; WANDERLEY, L. O. Who is going to save the Brazilian Amazon forest? Reflections on deforestation, wildlife eviction, and stewardship behavior. PSYCHOLOGY & MARKETING, v. 37, p. 1720-1730, 2020.