Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE participam de evento da Embaixada da França para finalistas do Projeto FrancEcolab
Notícias Notícias
Estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE participam de evento da Embaixada da França para finalistas do Projeto FrancEcolab
A premiação será realizada no sábado (22), a partir das 18h, no museu Cais do Sertão

Estudantes do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participam, de amanhã (20) a domingo (23), junto com a professora Fernanda Puça França, de uma programação oferecida aos premiados e finalistas do Projeto FrancEcolab Brasil, concurso nacional de vídeos que é promovido pela Embaixada da França no Brasil e pela Fundação Tara Océan. Equipes de outros estados viajarão a Pernambuco para o evento.
A cerimônia de premiação do Projeto FrancEcolab Brasil será realizada no sábado (22), a partir das 18h, no museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. É lá que os três grupos finalistas da categoria 3 (Ensino Médio) vão apresentar seus trabalhos para o júri e que, às 20h10, será anunciado o resultado – o CAp é representado na final pelo grupo Mangue Ville, formado por estudantes da 1ª série B, e os outros concorrentes são de escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Na ocasião, também será revelado qual será o prêmio recebido pelo CAp pela conquista do 1º lugar na categoria 2 (Ensino Fundamental) pela turma do 9º ano A. Na edição de 2021, o CAp ganhou um microscópio, um laminário (conjunto de lâminas utilizadas para visualização no microscópio), um globo terrestre e um kit de ciências para utilização em sala de aula.
Antes da premiação, no entanto, as equipes fazem algumas visitas de estudo. Na sexta-feira (19), o grupo vai até a Ilha de Deus, participa de uma conversa com integrantes da Ação Comunitária Caranguejo Uçá e do Laboratório Tapioca e faz um passeio de barco pelo Rio Pina e pelo Rio Jordão. Depois, os estudantes e professores vão até a Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) para uma oficina de iniciação ao uso de microscópios e à dissecação de peixes, além disso, eles vão ter acesso aos resultados de pesquisas científicas sobre as profundidades marinhas.
No sábado (20), o dia começa com uma ida ao Porto do Recife para visitar o barco Ciência do Mar IV, da UFPE. Os visitantes vão poder conversar com a tripulação e conhecer as pesquisas realizadas a bordo. Na parte da tarde, haverá uma oficina de criação com a dupla Tucaninho Musical. No domingo (23), as equipes que ainda estiverem no Recife vão conhecer a exposição “O oceano, um laboratório a céu aberto”, do Institut de Recherche pour le Développement (instituto público francês que atua na área de pesquisa para o desenvolvimento sustentável).