Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Professora e estudantes da UFPE recebem prêmios em Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem
Notícias Notícias
Professora e estudantes da UFPE recebem prêmios em Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem
O evento reuniu palestrantes do Brasil e Portugal e premiou iniciativas inovadoras em pesquisa e extensão

No 9º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem - Brain Connection, realizado de 29 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, a professora Viviane Louro e alunos da Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada (Lana) conquistaram diversas premiações que destacam a excelência da Universidade nas áreas de neurociência e educação inclusiva. O evento reuniu palestrantes do Brasil e Portugal e premiou iniciativas inovadoras em pesquisa e extensão.
A professora Viviane Louro, do Departamento de Música, recebeu três prêmios. Um deles, o Prêmio Special Tribute para a Humanidade, reconhece indivíduos comprometidos com valores éticos e mudanças positivas na sociedade. Com abrangência em sete países (incluindo França, Alemanha e Portugal), o prêmio reafirma a importância do trabalho da professora para a educação e bem-estar. Outro foi o Prêmio de Laboratórios Professor Dr. Fernando Capovilla, concedido à Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada (Lana), coordenada por Viviane, por seu papel relevante na promoção de tecnologias e pesquisas voltadas à educação inclusiva. O terceiro foi o Prêmio Professor Dr. Jaime Zorzi, destaque de artigo na categoria “Relato de Experiência”. O trabalho premiado, intitulado “Acolhimento na Universidade como forma de diminuição do estresse à luz da neurociência: projeto de extensão em um curso superior de Música”, explora a importância do acolhimento no ambiente universitário para a saúde mental dos estudantes, abordando o projeto de extensão desenvolvido por Viviane Louro, o Probem do CAC.
Além de seu artigo, foram apresentados mais seis trabalhos elaborados por estudantes participantes da Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada e pelo Departamento de Música, sendo dois deles, também premiados: “A vivência do povo indígena Karaxuwanassu na perspectiva da neurociência atravessada por questões sociais”, de autoria de Carla de Paula Silva Campos, Maria Carolina Alves Callou e Pérola Vitória Silva de Souza; e “Relato de Experiência: Construção de uma cartilha pedagógica sobre os fundamentos básicos da Neuroeducação”, de autoria de Rhudá Vinícius Santos Lopes, Daniele da Rocha Ferreira, Júlia Caroline da Silva Teixeira Leite, Marcela dos Santos Balbino e Sandra Virgínia Gonçalves Bacalhau.
Durante o evento, Viviane Louro também lançou duas novas publicações: “Sofrer para aprender? Fundamentos e ações em bem-estar e saúde mental de um projeto universitário”, produzida pelo Probem do CAC, organizada junto com Mauro Rafael Pereira e publicada pelo Portal de Educação Emocional, onde pode ser baixada gratuitamente; e “Música, movimento e linguagem: atividades práticas para o neurodesenvolvimento infantil”, em coautoria com Andrea Coelho e Sonia Loreto.
Essas conquistas reforçam o compromisso da UFPE com a pesquisa acadêmica de impacto social e o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras e inclusivas.
TERAPIA OCUPACIONAL – A aluna Giovana Oliveira, do curso de Terapia Ocupacional da UFPE, também foi premiada na categoria “Revisão sistemática da literatura”, com o Prêmio Professor Dr. Jaime Zorzi, no 9º Congresso Internacional de Neurociência e Aprendizagem - Brain Connection. Ela apresentou o trabalho “Inclusão escolar e Terapia Ocupacional para crianças e adolescentes com transtorno do desenvolvimento da coordenação”.