Voltar

Fluir com a Vida e a importância da Educação Financeira para a manutenção do bem-estar

Josete Florêncio, do Departamento de Ciências Administrativas, destaca o controle orçamentário como saída para situações emergenciais

Com o objetivo de auxiliar na organização financeira, o Projeto Fluir com a Vida, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), juntamente com a professora Josete Florêncio dos Santos, do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE, elaborou cartilha “Saúde financeira: Dicas para planejamento financeiro”. O material traz dicas para controle de recursos financeiros a curto e longo prazo; e algumas medidas necessárias em momentos emergenciais, como a pandemia de Covid-19.

Para professora, diante do cenário imprevisível e do futuro incerto por conta da pandemia do coronavírus, a educação financeira e o consumo consciente tornam-se ainda mais importantes. “Com este tipo de conhecimento é possível fazer um planejamento adequado às suas necessidades, executando um controle orçamentário equilibrado entre suas receitas e despesas e, ainda, fazer uma reserva de dinheiro para situações emergenciais, não previstas”, afirma ela.

Enfrentar um momento tão difícil como uma pandemia, que obriga parte da população a ficar em casa, pausar projetos pessoais e profissionais e cuidar de si e dos seus, exige maior cuidado com a saúde. Não apenas com a saúde física, pois a parte financeira também merece atenção. Principalmente por parte das pessoas que são diretamente impactadas pela paralisação de atividades econômicas, devido à necessidade de isolamento social.

A organização financeira coopera para a saúde financeira, impactando no bem-estar geral do indivíduo a partir do momento que o dinheiro deixa de ser uma fonte de preocupação e passa a ser um aliado na realização de sonhos, desejos e vivência de momentos de lazer. Permitindo que a pessoa tenha um padrão de vida mais agradável, com menos estresse e ansiedade, por ter as finanças sob controle.

De acordo com Josete, a educação financeira é importante na vida de todas as pessoas, pois auxilia na organização dos gastos, sendo possível diminuir as despesas e, consequentemente, evitar superendividamento e economia de recursos. Por meio dela, também é possível planejar a hora de fazer uma viagem, investir as economias e realizar um financiamento responsável, para não ficar afundado em dívidas não planejadas. Com uma boa organização das finanças, é possível realizar o sonho da casa própria, de comprar um automóvel e de investir na educação dos filhos por exemplo.

Data da última modificação: 11/08/2020, 10:12