Curiosidades Curiosidades

Voltar

O prédio da Faculdade de Direito do Recife


Imagem 1


No dia 11 de dezembro de 1911, era inaugurado o novo prédio da Faculdade de Direito do Recife, no bairro da Boa Vista. O belo prédio da Faculdade de Direito do Recife teve sua pedra fundamental lançada em 1889 pelo Conde D’Eu e sua construção foi concluída em 1911. No ano seguinte, em 1912, a Faculdade foi transferida para o local onde funciona até hoje.  

O prédio foi construído por José Antonio de Almeida Pernambuco e seu projeto arquitetônico, eclético, com predominância do estilo neoclássico, é de autoria do arquiteto francês Gustave Varin. O edifício está situado, numa praça vasta e toda arborizada; tem sua fachada principal voltada para o oriente e que ocupa uma área de 3.600 metros quadrados, tendo sua fachada principal de 20 metros de altura. 


Imagem2

 

O palácio histórico da Faculdade de Direito do Recife, do início do século XX, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e foi inscrito, em 06 agosto de 1980, no Livro do Tombo Histórico, a folha 83, sob o nº 480 e a folha 3, sob o nº544, do Livro do Tombo das Belas Artes Volume  Segundo. E Publicado Diário Oficial no dia 01/08/1980, às fls. 15369.

Com a criação da UFPE, a faculdade adotou o título de Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e fica localizado na Praça Adolfo Cirne, entre as ruas do Riachuelo e Princesa Isabel, na Boa Vista, Centro do Recife. Vale destacar que possui uma grande biblioteca com mais de 100.000 volumes, muitos deles raros e preciosos, nas áreas de direito, filosofia, história e literatura, tendo sob sua guarda, inclusive, a biblioteca que pertenceu a Tobias Barreto. Publica, desde 1891, sua Revista Acadêmica.


Referências:


>> Imagem 1 - Fotografia em preto e branco do prédio da Faculdade de Direito em construção. No verso da foto consta a seguinte informação escrita a lápis: “Faculdade de Direito” – autor: ASCOM – Editor: Memorial Denis Bernardes 

>> Imagem 2 - Fotografia em cores do Prédio da Faculdade de Direito do Recife - 2019 (Acervo: Elivanda Souza / Arquivo da FDR)

>. Propostas para a construção do novo edifício da FDR (Acervo: Arquivo da FDR)

>> Tombamento da Faculdade de Direito do Recife  - Pernambuco - Acervo Digital IPHAN

Data da última modificação: 22/02/2021, 09:26