- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Caruaru/
- Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/
- Notícias CAA/
- Edital de Mobilidade Virtual BRaVE tem inscrições prorrogadas
Centro Acadêmico do Agreste (CAA)
- Sobre o CAA
- Núcleo de Ciências da Vidas (CAA)
- Núcleo de Design e Comunicação (CAA)
- Núcleo de Formação Docente
- Núcleo de Gestão (CAA)
- Núcleo de Tecnologia (CAA)
- Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (CAA)
- Eventos CAA
- Notícias CAA
- Bibliotecas
- Ouvidoria
- Acessibilidade
- Coordenações Gestoras
- Contatos - CAA
- NTI Agreste - Núcleo de Tecnologia da Informação (CAA)
- Documentos
- Secretaria Geral de Cursos (CAA)
- Restaurante CAA
- Comissão de Inovação CAA - Inova
- Expo UFPE 2024
Destaques do CAA Destaques do CAA
Edital de Mobilidade Virtual BRaVE tem inscrições prorrogadas
Para se inscrever, o docente deve preencher o formulário de pré-proposta e anexar uma carta de aprovação do chefe de departamento e uma carta de compromisso.
O edital institucional BRaVE – Brazilian Virtual Exchange nº 01/2018 teve seu prazo de inscrição prorrogado até a próxima quarta-feira (3). A iniciativa oferece aos docentes da UFPE a oportunidade de participar de grupos de trabalho com os discentes parceiros de outros países através do emprego de metodologias ativas de ensino-aprendizagem on-line. O docente da UFPE que tiver seu Projeto BRaVE aprovado e implementado com sucesso é elegível para receber financiamento para visitar o parceiro BRaVE no exterior ou participar da International Virtual Exchange Conference (Coil Conference).
As propostas do projeto BRaVE deverão estar inseridas obrigatoriamente em uma disciplina eletiva, interdisciplinar e que seja ofertada a, pelo menos, dois cursos distintos da UFPE. Dado o caráter multilíngue do projeto BRaVE, o idioma de interação com o parceiro do exterior é de escolha do docente.
O período de atividades colaborativas entre os discentes da UFPE e da instituição parceira no exterior deverá compreender o período entre quatro e seis semanas e o escopo das disciplinas deverá atender, pelo menos, a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM): acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
O início das atividades do docente em sala de aula deverá ocorrer no semestre 2019.1, porém as atividades relacionadas ao projeto BRaVE terão início em 2018.2 com o curso de treinamento de quatro semanas (Coil Course Orientation), podendo ser seguido do curso de seis semanas (Coil Academy), ambos on-line.
Para se inscrever, o docente deve preencher o formulário de pré-proposta e anexar uma carta de aprovação do chefe de departamento e uma carta de compromisso. São requisitos: possuir título de doutorado e vínculo com a UFPE como docente em regime de tempo integral e dedicação exclusiva; possuir fluência em inglês que permita a compreensão e comunicação nos treinamentos que serão ofertados on-line; estar em atividade acadêmica presencial no ensino de graduação na UFPE nos semestres acadêmicos de 2018.2 a 2020.1, ministrar disciplinas eletivas em 2019.1, 2019.2 e 2020.1 (que abrigará as atividades do projeto BRaVe), e ter o currículo cadastrado e atualizado em agosto de 2018 na Plataforma Lattes do CNPq. A documentação deverá ser protocolada e endereçada à Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad – UFPE).
O edital completo pode ser encontrado no site da Proacad.
Mais informações
secci@ufpe.br