- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Caruaru/
- Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/
- Notícias CAA/
- Lançamento do livro Visível Audível Tangível no CAA
Centro Acadêmico do Agreste (CAA)
- Sobre o CAA
- Núcleo de Ciências da Vidas (CAA)
- Núcleo de Design e Comunicação (CAA)
- Núcleo de Formação Docente
- Núcleo de Gestão (CAA)
- Núcleo de Tecnologia (CAA)
- Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (CAA)
- Eventos CAA
- Notícias CAA
- Bibliotecas
- Ouvidoria
- Acessibilidade
- Coordenações Gestoras
- Contatos - CAA
- NTI Agreste - Núcleo de Tecnologia da Informação (CAA)
- Documentos
- Secretaria Geral de Cursos (CAA)
- Restaurante CAA
- Comissão de Inovação CAA - Inova
- Expo UFPE 2024
Destaques do CAA Destaques do CAA
Lançamento do livro Visível Audível Tangível no CAA
O evento é aberto ao público e terá início às 17 h, no Laboratório de Fotografia do Agreste – FotoLab, no Campus do Agreste da UFPE, em Caruaru
Na próxima terça-feira (19), acontecerá, no Campus do Agreste, o lançamento do livro Visível Audível Tangível – Mitos do Corpo na Performance em Pernambuco, do artista e professor Eduardo Romero. A publicação é resultado de pesquisa de doutorado do professor sobre a performance a partir da perspectiva da Antropologia do Imaginário, cujo arcabouço teórico considera que a atitude simbolizadora é ação estrutural dos seres humanos.
O evento é aberto ao público e terá início às 17h, no Laboratório de Fotografia do Agreste – FotoLab, no Campus do Agreste da UFPE, em Caruaru.
Sobre a pesquisa: Em relação ao corpo humano, a performance, desde muito tempo, é tema privilegiado para as Artes Visuais. Mas, a partir da década de cinquenta do século XX, o corpo busca se libertar da rica iconografia secular que o representa e passa a ser expressão estética de si mesmo. Mais do que a representação de um ideal de beleza ou de valores sócio-históricos, as ações performáticas empreendidas pelos artistas visuais colocam em evidência o Corpo, que passa a ser explorado como suporte artístico para experimentos de diferentes linguagens não verbais, utilizando-o, muitas vezes, de maneira contundente, como instrumento questionador dos valores socioculturais.
Considerando a performance é uma expressão artística que geralmente reivindica espaços urbanos e a interação do público, durante a pesquisa o autor precisou estar atento a todas as ocasiões e oportunidades que possibilitavam observações e registros dessas ações. Com isso, o trabalho de campo conta com a apreciação de performances em instituições no Recife (SPA das Artes, Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, Museu Murillo La Greca, Centro de Formação em Artes Visuais - CEFAV e MAMAM do Pátio), em Garanhuns (Festival de Inverno de Garanhuns), em São Paulo (Fundação Bienal de São Paulo, Itaú Cultural, Galeria Vermelho e SP Arte), Lisboa e Vila Nova de Cerveira em Portugal (Bienal de Cerveira e Filminho).
O trabalho registra três artistas visuais e suas obras performáticas: João Manoel Feliciano, Izidorio Cavalcanti e Daniel Santiago, cujas obras, reconhecidas no meio das Artes Visuais, foram apresentadas em diversas localidades no Brasil e em outros países.
Sobre o autor: Eduardo Romero é doutor e mestre em Antropologia Cultural pela UFPE e especialista no Ensino de História da Arte pela UFRPE. Professor Adjunto II do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador o Grupo de Pesquisa Symbolismum - Estudos sobre Imaginário e Complexidade – CAC/UFPE. Trabalha com Artes Visuais desde 1997. Tem obras adquiridas pela Fundação Bienal de Cerveira - Portugal e pela Pinacoteca de São Paulo - Brasil. Entre as exposições constam: Desenhe a Sombra de Quem você Ama (PE, 2014), Plural Out Project (Portugal, 2013), 1° Convocatória Internacional de Arte Postal (RS, 2013), Quatro Elementos para Representar o Corpo (PE, 2012); Monocromos - Fusos (Portugal, 2012); Corpo sem Pele (PE, 2009); Lunar (PE, 2008); De Humanis Corporis Fabrica, (PE, 2007); Escavações (PE, 2004); A Linguagem da Matéria sem Voz (PE, 2006); Entre o Céu e a Terra, entre o Corpo e o Concreto (PE, 2004); Pondus Meum Amor Meus (PE, 2002); Se Você Não Quer Ver Não é Para Você (PE, 2002).
Serviço
Lançamento do livro Visível Audível Tangível – Mitos do Corpo na Performance em Pernambuco
Data: 19/06
Horário: 17h
Local: Laboratório de Fotografia do Agreste – FotoLab (Campus do Agreste UFPE - Caruaru)