Professor Everson Melquiades, do Centro de Educação (CE) da UFPE, é um dos coordenadores do espaço educativo da Escolinha
A Escolinha de Arte do Recife marca presença na 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 6 a 17 de julho, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, Grande Recife. O espaço educativo da Escolinha promoverá atividades voltadas a crianças a partir dos três anos de idade, sob a coordenação do professor Everson Melquiades, do Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); das mestrandas Maisa Silva e Auvaneide Carvalho, ambas do Programa de Pós-Graduação Associado em Artes Visuais da UFPB/UFPE; e da professora Zenaide Ramos, diretora da Escolinha de Arte do Recife.
Foto: Divulgação

Atividades serão voltadas para crianças a partir de três anos de idade
Este ano, a Fenearte homenageará os 30 anos do Movimento Manguebeat. Inspirado na vida e obra de Chico Science e dos diferentes artistas desse movimento, o espaço da Escolinha de Arte do Recife terá como objetivo possibilitar às crianças uma experiência no mundo de imagens, sonoridade, sabores e saberes do Movimento Manguebeat por meio de atividades artísticas e lúdicas.
Desta forma, o espaço foi organizado didaticamente em três oficinas. Em homenagem a Chico Science e Nação Zumbi, essas oficinas receberam nomes de músicas do álbum “Da Lama ao Caos”, lançado, em 1994, pela gravadora Sony Music. Os nomes das oficinas são: “Monólogo ao pé do ouvido” (Oficina de Leitura e Contação de História); “Rios, pontes e overdrives” (Oficina de Jogos Educativos e Brincadeiras); e “Computadores fazem arte” (Oficina de Produção Artística).
A prática educativa deste espaço será desenvolvida por um grupo de voluntários constituído por arte-educadores da Escolinha de Arte do Recife e por estudantes dos cursos de Pedagogia, Dança, Museologia, Ciências Sociais, Filosofia e Educação Física da UFPE, possibilitando estabelecer na prática pedagógica desse espaço uma rede complexa de diálogos: diálogo interdisciplinar da arte com diferentes áreas de conhecimento; diálogo interterritorial das diferentes linguagens artísticas; diálogo intercultural entre artistas de expressão nacional, de diferentes gêneros, etnias e estilos.
Serviço:
Espaço da Escolinha de Arte do Recife na 22ª Fenearte
Local: Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco
Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda/PE
Data: de 6 a 17 de julho
Horário: de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h
Mais informações
Professor Everson Melquiades
everson.silva@ufpe.br
Maisa Silva
smaisa34@gmail.com
Escolinha de Arte do Recife
(81) 3222.0050
escolinhadearte.recife@gmail.com