O LAV-UFPE é coordenado pelo professor Alex Vailati, do Departamento de Antropologia e Museologia
Com informações da assessoria de imprensa do projeto O Programador
O programador de cinema Geraldo Pinho recebe homenagem com a exibição da versão digital do seu filme “A Batalha dos Guararapes Parte II”. A sessão especial será realizada, no dia 5 de março, às 19h30, no Teatro do Parque, área central do Recife, com portões abertos ao público (os ingressos serão disponibilizados gratuitamente na bilheteria do teatro uma hora antes da projeção). A iniciativa integra o projeto “O Programador”, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Antropologia Visual (LAV) da UFPE, com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, via Funcultura, sistema de lei de incentivo à cultura estadual mantido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe.
O filme “A Batalha dos Guararapes Parte II” tem roteiro e direção de Geraldo Pinho, Fredi Maia e Paulo André Leitão. Gravado originalmente em Super 8, o curta, que data do final da década de 1970, foi recuperado e digitalizado por meio da Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros, um projeto do Cine Limite em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. A exibição do dia 5 tem o apoio da Prefeitura do Recife e do Teatro do Parque.
Após a exibição, será promovida uma roda de conversa com a participação de Kate Saraiva e Janaína Guedes, ambas integrantes do Movimento Cinerua, além do jornalista e programador de cinema Luiz Joaquim (Fundaj), do professor aposentado da UFPE e doutor em Artes e Ciências da Arte pela Universidade de Paris Paulo Cunha, do jornalista Paulo André Leitão e de Leonardo Paiva, filho do homenageado.
A noite contará ainda com a exibição do curta “Por Trás da Tela”, da Agência Cabine, realizado por Aline Albuquerque, Dhamierys Rodrigues, Júlia Lima, Leonardo Cícero, Leonardo Neves e Mônica Silva. Trata-se de uma entrevista gravada com Geraldo Pinho no ano de 2019.
HOMENAGEADO - Com uma vida dedicada ao cinema de Pernambuco, não só às produções, mas principalmente à gestão de espaços de exibição e à programação de filmes desses locais, Geraldo Pinho deixou um legado único. O profissional respondeu pelas principais salas de cinema de rua do Recife no século 20. Geraldo Pinho, que gostava de ser chamado de “Cinemero”, faleceu, em 2021, aos 70 anos de idade.
A missão de contar a história deste criador, pesquisador, professor e apaixonado por cinema levará à produção de um documentário no formato curta-metragem com previsão de lançamento no final deste ano. O doc “O Programador” incluirá cenas a serem gravadas no evento do próximo dia 5.
O projeto “O Programador”, do LAV-UFPE, tem a seguinte ficha técnica: direção: Walter Andrade; codireção: Alex Vailati; produção: Júlia Morim; assistência de produção: Rayana Mendonça; roteiro: Alex Vailati, Walter Andrade; direção de Fotografia: Rennan Peixe; som: Miguel Bittencourt; incentivo: Funcultura Audiovisual.
O LAV-UFPE é coordenado pelo professor Alex Vailati, do Departamento de Antropologia e Museologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE.
Mais informações
lav.ufpe@ufpe.br