No âmbito do lançamento, foi realizada a conferência “Curt Nimuendajú e o Mapa Etno-Histórico”, ministrada pelo professor Peter Schröder, da UFPE
Com informações da assessoria do Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou hoje (30) a Plataforma Nimuendajú sobre diversidade linguística e social indígena no Brasil. A plataforma é uma versão on-line do Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, concebido e desenhado pelo etnólogo Curt Nimuendajú. No âmbito do lançamento, transmitido no canal do Iphan no YouTube, foi realizada a conferência “Curt Nimuendajú e o Mapa Etno-Histórico”, ministrada pelo professor Peter Schröder, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE.
A plataforma objetiva permitir a interação do usuário com o mapa, em ambiente digital, por meio de consultas diretas ao banco de dados elaborado a partir das informações contidas nos documentos originais e nas versões impressas (mapas e livros). Foram desenvolvidos filtros e camadas inter-relacionadas que aprimoram a fruição desse valioso documento-monumento sobre a história, a territorialidade dos povos e das línguas indígenas no Brasil. A plataforma é fruto da parceria entre Iphan, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Cooperativa Eita.
Mais informações
Professor Peter Schröder (UFPE)
peter.schroder@ufpe.br