Notícias Notícias

Voltar

Softwares que previnem desastres naturais são tema de live que contará com mediação de professora da UFPE amanhã (21)

A live, que contará com transmissão pelo YouTube e Facebook, é gratuita e aberta para todos os públicos

A partir das 19h de amanhã (21) será transmitida de forma simultânea nos canais Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) no YouTube, a live “Softwares a favor da vida”. O evento virtual terá como objetivo discutir como diversos órgãos públicos brasileiros estão utilizando softwares de previsão de comportamento geológico para preservar vidas, mitigar danos, orientar decisões e prevenir desastres naturais. A live, que também contará com transmissão no Facebook, é gratuita e aberta para todos os públicos.

A live contará com mediação da professora Paula Michima, que integra o quadro de docentes do Departamento de Engenharia Naval da UFPE e é uma das integrantes do Instituto de Estudos da Ásia (Ieasia) na mesma instituição. Já o bloco de perguntas contará com a mediação do pesquisador em Geociências Leandro Galvanese Kuhlmann, do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) do SGB-CPRM.

PALESTRANTES – O engenheiro geólogo Rafael Silva Araújo é o convidado especial para falar sobre desastres naturais. Rafael é mestre em Gestão de Desastres pelo National Graduate Institute for Policy Studies de Tóquio, no Japão. Atualmente, ele exerce o cargo de pesquisador em geociências da Divisão de Geologia Aplicada do SGB-CPRM.

Outro convidado especial da live é o 1º tenente do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Herman Ziyang Martins Ameno. O bombeiro é bacharel em Ciências Militares com povo em Prevenção e Gestão de Catástrofes, mestre em Gestão de Desastres pelo Grips, possui com especialização em Desastres Naturais pela McGill University de Montreal, no Canadá, e qualificação em Ciência e Tecnologia pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça. Além de falar sobre a utilização de softwares, o palestrante apresentará ao público as problemáticas relacionadas aos desastres causados por grandes volumes de água em Minas Gerais. A live abordará, ainda, a contribuição dos programas da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), na área de conhecimento sobre a prevenção de desastres naturais. 

Data da última modificação: 20/01/2021, 16:44

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco Rua Av. da Arquitetura, s/nº CEP - 50740-550

(81) 2126 8200 / 2126 8700
Para alunos - formulário

Localização Localização