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Trabalhos de estudantes e docentes da UFPE são premiados em Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial
Evento foi realizado de 15 a 17 de junho, no Rio Grande do Norte
Oito trabalhos de estudantes e docentes da graduação em Fonoaudiologia e das pós-graduações em Odontologia e em Saúde da Comunicação Humana da UFPE foram premiados no 15º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial, ocorrido este mês. Os trabalhos contemplados foram produzidos por membros do Labimo - Laboratórios Integrados de Motricidade Orofacial, do Departamento de Fonoaudiologia; e do projeto de extensão Atendimento Interdisciplinar no Teste da Linguinha, coordenados pelos professores Hilton Justino e Daniele Cunha.
Foto: Divulgação
Participantes comemoram apresentações dos trabalhos
O 15º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial (EBMO) foi realizado de 15 a 17 de junho, no Rio Grande do Norte. Com o tema “Avaliação e terapia das funções orofaciais: áreas de domínio da motricidade orofacial”, o evento científico teve uma programação formada por palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. O encontro é uma realização da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (Abramo).
“Nosso desempenho este ano foi excelente, pois a quantidade de premiações que recebemos superou as expectativas”, avalia o professor Hilton Justino, do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE. Para ele, a participação dos estudantes e professores no evento é importante tanto por promover a atualização científica como pela conquista de uma posição de destaque no cenário nacional. Também foi premiado o artigo “Os efeitos da frenotomia lingual sobre amamentação: uma revisão integrativa”, publicado na Revista Cefac. O material foi o terceiro artigo mais acessado da revista na área de Motricidade Orofacial em 2022.
O Labimo é formado pelos Laboratórios Integrados de Motricidade Orofacial, onde são realizados estudos relacionados às funções de cabeça e pescoço, denominadas de funções orofaciais. Já o projeto de extensão Atendimento Interdisciplinar no Teste da Linguinha é uma ação conjunta formada por professores e estudantes dos cursos de Fonoaudiologia e Odontologia. A iniciativa atende bebês de até dois anos de idade que apresentam língua presa (anquiloglossia) de forma gratuita.
Foram contemplados os seguintes trabalhos:
Prêmio Abramo – Mostra de experiências de ações ou serviços em motricidade orofacial
1. Itinerário terapêutico dos casos de anquiloglossia nas crianças com alteração de fala
Discentes: Pablo Vinícius do Nascimento Pinto, Danielle Pereira de Lima, Carlos Eduardo Azevedo Bezerra dos Santos e Paula Fernanda Rocha de Assis Santana
Docente: Hilton Justino da Silva
Discente da graduação: Águida Alves Pereira
2. Extensão universitária, teste da linguinha, frenotomia, frenectomia: relato de experiência
Discentes: Danielle Lima, Paula Santana e Pablo Pinto
Egressa: Aline Natallia Simões de Almeida
Docentes: Mariana de Carvalho Leal Gouveia e Hilton Justino
Discente da graduação: Águida Pereira
Prêmio Irene Marchesan – Destaque científico em motricidade orofacial
1. Aleitamento materno pré e pós-frenotomia lingual: análise termográfica da face do lactente
Discentes: Midiane Gomes da Silva, Danielle Lima e Paula Santana
Egressas: Aline Natallia Almeida e Sara Loureiro de Souza Ferreira
Docente: Hilton Justino
Pós-doutoranda: Erissandra Gomes
2. Avaliação da distribuição térmica do masseter em pacientes com disfunção temporomandibular e alterações de oclusão
Discentes: Midiane Silva, Danielle Lima e Paula Santana
Egressa: Aline Natallia
Docente: Hilton Justino
3. Avaliação da temperatura e das propriedades biomecânicas da musculatura orofacial em indivíduos sem alterações miofuncionais
Discente: Midiane Silva
Egressa: Aline Natallia
Docentes: Daniele Andrade da Cunha e Hilton Justino
Pós-doutoranda: Erissandra Gomes
4. Protocolo de avaliação dos movimentos de língua durante a sucção por meio da ultrassonografia
Discentes: Midiane Silva, Paula Santana, Natália de Castro e Silva Martins e Danielle Lima
Egressos: Aline Natallia Almeida, Rodrigo Alves de Andrade e Anna Fernanda Ferreira e Alves Melo
Docentes: Daniele Cunha e Hilton Justino
Pós-doutoranda: Erissandra Gomes
5. Protocolo de avaliação ultrassonográfica dos movimentos da língua durante a deglutição
Egressos: Aline Natallia e Rodrigo Andrade
Docente: Hilton Justino
Discente da graduação: Maria Eduarda Mulatinho
Prêmio Revista Cefac – 3º artigo mais acessado no ano de 2022
“Os efeitos da frenotomia lingual sobre amamentação: uma revisão integrativa”, de autoria de Daniele Cunha, Hilton Justino, Rodrigo Alves de Andrade, Hellen Kalina Medeiros Porto de Souza Santos e Gilberto de Souza Santos