Departamento de Letras
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- Projetos de Pesquisa
1. Enunciação um Estudo da Recepção das Heterogeneidades
Descrição: Esta proposta de trabalho foi submetida para renovação de bolsa PQ, para o período de 2005-2008, e dará continuidade às minhas investigações anteriores sobre a dialogização explícita e implícita, fenômeno inerente aos discursos. Inscreve-se no campo da enunciação, campo bastante heterogêneo do ponto de vista teórico e metodológico, tendo como eixo central a abordagem dialógica bakhtiniana. Voltando-se para recepção, esta investigação concentra-se na comprovação da hipótese geral de que a presença do outro, seja na forma marcada ou velada, depende da recepção, respaldada em autores como François (1998), para quem é preciso tanto quanto analisar a diversidade de textos levar em conta a diversidade dos modos de recepção, os modos como um texto é recebido por uma coletividade ou um receptor preciso; e Authier-Revuz que destaca o interesse de correlacionar um plano de observações de fatos de hibridização, de misturas, de interferências, alternâncias, seja entre línguas ou entre dialetos no sentido bakhtiniano], com o plano de enquetes, com os sujeitos da pesquisa, a fim de fazê-los explicitar as representações que eles fazem do jogo da variedades nas suas práticas discursivas.O objetivo geral desta é descobrir como diferentes leitores interpretam as formas de heterogeneidade de um texto. A análise dos dados será qualitativa e contrastiva, de caráter analítico e interpretativo com base num corpus que será constituído para atingir os objetivos. As categorias de análise dos modos de recepção são as formas de representação de outros discursos marcadas; o dialogismo velado; palavras e noções salientes, retomadas e modificadas, tendo como pressuposto a polissemia inerente às línguas. Do ponto de vista prático, objetiva-se sugerir metodologias de tratamento da leitura no ensino, com ênfase nas relações entre os vozes presentes no discurso; e formas de trabalho com conteúdos relativos ao léxico, partindo do pressuposto da polissemia discursiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Clécia Maria Carlos Maia - Integrante / Héber de Oliveira Costa e Silva - Integrante / Rafaela Pontes Borba - Integrante / Sandra Tavares de Oliveira - Integrante / Ana Beatriz Durant de Aguiar - Integrante / Rafaela Queiroz Ferreira Cordeiro - Integrante / Dóris de Arruda Carneiro da Cunha - Coordenador.
Finaciador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 7;
2. Centro de Formação de Professores em Alfabetização e Linguagem
Descrição: O Centro de Formação de Professores em Alfabetização e Linguagem integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, coordenada pelo MEC. Na UFPE, o Centro de Formação está vinculado ao Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - vinculado ao Centro de Educação. Criado em 2004, o CEEL é um núcleo de pesquisa e de extensão da UFPE, que desenvolve atividades em escolas públicas e particulares voltadas para a melhoria da Educação Básica. Atua na área do ensino da Língua Portuguesa em diferentes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, desenvolvendo, também, ações específicas em Educação de Jovens e Adultos. .Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 25) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Marianne Cavalcante - Integrante / Eliana Borges - Coordenador / Telma Ferraz - Integrante / Márcia Rodrigues de Souza Mendonça - Integrante / Lívia Suassuna - Integrante / Artur Moraes - Integrante / Cristina Teixeira - Integrante / Maria Lúcia Barbosa - Integrante / Elizabeth Marcuschi - Integrante.
Finaciador(es): Ministério da Educação - Outra..
3. Do enunciado à avaliação: Perspectiva discursiva das atividades de redação escolar no livro didáticoDescrição: O presente projeto tem como perspectiva analisar a prática de produção de texto escrito, em sua inter-relação com os encaminhamentos avaliativos propostos, no livro didático de língua portuguesa. Para tanto, serão observadas, tanto no livro do aluno quanto no manual do professor de coleções didáticas de quinta a oitava série, publicadas nos últimos anos, as etapas percorridas para a efetivação do texto escrito pelo aluno, desde a apresentação da proposta até o encaminhamento dispensado à avaliação. Desse processo serão apreendidas as noções de língua, texto, produção de texto e avaliação subjacentes às coleções ou mesmo nelas explicitadas. Por esse caminho, espera-se compreender, sobretudo: a) quais conhecimentos de língua portuguesa, no que tange à competência escrita, estão sendo considerados como os mais relevantes de serem ensinados no espaço escolar, a ponto de configurarem inclusive uma proposta curricular para a segunda etapa do Ensino Fundamental; b) que atividades lingüísticas são tomadas pelos autores das obras didáticas como organizadoras da progressão ensino-aprendizagem da habilidade de escrita; c) qual a perspectiva avaliativa assumida, como ela é encaminhada e como ela reforça ou contradiz o ensino-aprendizagem proposto para a escrita. Embora não tenha a pretensão de desenvolver uma exploração histórica, a investigação tomará, como contraponto de análise, coleções das décadas de setenta, oitenta e noventa, de forma a observar as mudanças introduzidas nos livros didáticos em função da paulatina absorção, pela escola, da perspectiva sociointeracionista da linguagem. O estudo, baseado, como já anunciado, na modalidade escrita da língua, assume predominantemente as contribuições teóricas advindas da Lingüística de Texto, Análise do Discurso e Lingüística Cognitiva.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 2) .
Integrantes: Elizabeth Marcuschi - Coordenador.Número de produções C, T & A: 3.
4. Na véspera de não partir nunca - 70 anos sem Fernando Pessoa
Descrição: O projeto objetivou mobilizar alunos, professores e interessados na obra de Fernando Pessoa, promovendo atividades de pesquisa, produção intelectual e artística, em parceria com várias instituições culturais do Recife: UFPE, FAFIRE, UNICAP, UPE, Prefeitura, Gabinete Português de Leitura, através de seminários e encontros ocorridos ao longo do ano de 2005. Do trabalho resultou um livro (Na véspera de não partir nunca - 70 anos sem Fernando Pessoa. Recife: Edufpe, 2005), por mim organizado, contendo alguns dos ensaios apresentados nos eventos, bem como recitais poéticos e musicais, encenações teatrais, exposições de artes plásticas e artigos acadêmicos.Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 10) / Mestrado acadêmico ( 5) .
Integrantes: Ermelinda Maria Araujo Ferreira, José Rodrigues de Paiva, Lucila Nogueira Rodrigues e Maria Virgínia Leal.5. Gêneros Textuais e Escrita
Descrição: O objetivo da pesquisa integrante do projeto Gêneros Textuais e Escrita é analisar a comunicação na língua inglesa por meio de e-mails. Considerando que, atualmente, a comunicação por meio de e-mails é amplamente difundida e representa um meio de comunicação tanto formal como informal, a pesquisa analisa o conteúdo, a estrutura e as seqüências lingüísticas assim como o grau de uso da norma correta da língua encontrados nesse gênero e se existem fatores facilitadores no seu uso. Procura identificar como esse gênero contribui para a melhoria das competências, em especial, a escrita, analisando a diferença entre a escrita de uma redação formal, uma carta formal ou um relato etc., e de e-mail..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Fatiha Dechicha Parahyba - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1.6. Letramento digital e desempenho acadêmico no ensino superior
Descrição: Letramento digital: leitura e "escrita" de hipertextos on-line no ensino superior Este projeto tem como objetivo principal mostrar a necessidade real de os universitários dominarem estratégias de navegação em hipertexto, isto é, adquirirem a competência de leitura e escrita na rede de computadores para dessa forma se tornarem o quanto antes letrados digitais e terem acesso ao conjunto de conhecimentos exigido pelo mundo acadêmico e profissional nos dias atuais e inseri-los com êxito na vida acadêmica e profissional da sua área de atuação. Para isso é preciso verificar se há diferenças de comportamento cognitivo dos universitários quando escrevem e lêem nos diferentes suportes. Interessa ainda saber se a produção lingüística destes estudantes em gêneros digitais on-line como a participação efetiva em lista de discussão assíncrona, fóruns eletrônicos, sala de bate-papo têm alguma influência em seu desempenho acadêmico. Caso alguns dos alunos apresentem dificuldades na leitura ou produção destes gêneros, serão sugeridas atividades e procedimentos pedagógicos para tornar os graduandos letrados digitais, e, por conseguinte, capacitá-los a ler e produzir hipertextualmente enunciados cada vez mais disponíveis em hipertextos; .Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Antonio Carlos dos Santos Xavier - Coordenador.
Finaciador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Outra.7. Projeto: Cidades saudáveis - uma proposta humanística de promoção da saúde do idoso no município de Sairé em Pernambuco
Descrição: O projeto “Municípios saudáveis: uma proposta humanística de promoção da saúde do idoso no município de Sairé, em Pernambuco” tem por objetivo caracterizar o perfil sócio-epidemiológico demográfico dos idosos no município de Sairé, através do “trabalho” da memória cronotópica desse idoso e da análise de sua capacidade funcional. No espaço da memória iremos descrever como os idosos, através da reativação da memória cronotópica, são capazes de retrabalhar e atualizar os seus habitus em relação à saúde bem como identificar os principais temas que expressam as necessidades de promoção/prevenção, de cuidados da saúde e de acesso ao atendimento e à informação do idoso. Através do conceito de cronotopo, desenvolvido por Bakhtin (1977), organizaremos as narrativas de vida dos idosos as quais se situam num tempo e espaço presente e num tempo e espaço de uma memória - que não é simplesmente passado, "um passado desvinculado, em si e para si" - mas de uma memória capaz de estabelecer os vínculos necessários que ligam o passado ao presente vivo", de uma memória em devir, capaz de fazer ressurgir esse passado, de situa-lo na "continuidade da evolução histórica" (Bakhtin, 1977, p. 252), de uma memória daquilo que foi escolhido para perpetuar-se na história de vida desses idosos. Essa memória será narrada através de fragmentos de depoimentos os quais, em seu conjunto, reconstituem um passado ativo no presente, imprimindo-lhe uma dimensão de futuro. Tais fragmentos constituem cronotopos que dialogam entre si, que estabelecem uma relação de compreensão com o outro. Serão utilizadas entrevistas narrativas que permitem uma abordagem do mundo subjetivo e a obtenção de informações do mundo experimental dos entrevistados (idosos-cuidadores) acerca de temas relacionados à terceira idade, com vistas à elaboração de uma agenda de prioridades definida pelos próprios idosos, e a obtenção de informações acerca da acessibilidade ao atendimento e à informação da população.
Inserção social do projeto
O projeto insere-se num programa mais amplo, o “Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil” que vem sendo desenvolvido, desde 2001, por um grupo multi e interdisciplinar de pesquisadores do Núcleo de Saúde Pública – NUSP – da Universidade Federal de Pernambuco. A principal meta desse Programa é a melhoria dos índices de qualidade de vida no que se refere à saúde, educação, trabalho e renda da população em áreas-piloto, selecionadas pelo projeto, no Estado de Pernambuco e a estruturação de políticas públicas intersetoriais, mediante o fortalecimento da organização democrática da população e da gestão pública local, através do desenvolvimento de estudos sobre o acesso e a qualidade de ações e serviços, de metodologias de avaliação e monitoramento dessas ações, viabilizando mecanismos de difusão. A presente proposta de projeto representa uma nova parceria com pesquisadores dos Grupos de Pesquisa linguagem e trabalho."Linguagem e Literatura, Sociedade, Saúde e TRablaho" e “Ergonomia e Usabilidade de Produtos, Sistemas e Produção”, certificados pela UFPE, junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, envolvendo as linhas de pesquisa: acessibilidade integral. Sairé, por já contar com um Centro Social de Múltiplo Uso, voltado para a promoção da saúde, e uma clientela de idosos significativa, será objeto de ações de intervenção na área da saúde do idoso.Os parceiros
O projeto é resultado de uma oportuna parceria entre a UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, através do Grupo de Pesquisa “Linguagem e literatura, sociedade, saúde e trabalho” e o “Núcleo de Saúde Pública – NUSP” com o GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, através de sua Agência Condepe/Fidem/SEPLAN, contando ainda com a participação da Agência de Cooperação Internacional do Japão e a Prefeitura do Município de Sairé, num esforço estratégico para somar competência científica e aplicabilidade prática, visando minimizar os problemas de saúde pública prioritários para o Estado de Pernambuco.
As atividades do NUSP são hoje um espaço de referência de ações de intervenção, integrando instituições governamentais, não-governamentais e de cooperação internacional. O NUSP conta também com duas importantes parcerias: a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA – vinculada ao Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão, é o órgão responsável pela implementação de programas e projetos de cooperação técnica com países em desenvolvimento; e a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe / Fidem, órgão do Governo do Estado de Pernambuco.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa-intervenção.
Alunos envolvidos: Segundo Grau (1) Graduação (03) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Maria Cristina Hennes Sampaio - Coordenadora (Letras);Kátia Magdala Lima Barreto - Vice-Coordenadora (Terapia Ocupacional)
Finaciador(es): CNPq - Grupos de Pesquisa
1. Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção (Inter)Lingüística 1. Histórico
O Grupo de Pesquisas sobre Produção e Compreensão (Inter)lingüísticas,doravante NUCEPI, foi fundado em 1998, congregando diversos professores do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Letras , através da iniciativa dos professores Drª Abuêndia Padilha Peixoto Pinto e Dr. Francisco Gomes de Matos – este último considerado um dos pioneiros da Lingüística Aplicada no Brasil e um dos pesquisadores na UFPE de maior renome internacional na área dos estudos lingüísticos, o que tem possibilitado a estudantes e pesquisadores amplo contacto com acadêmicos de diferentes universidades estrangeiras.
O objetivo principal do NUCEPI é realizar produção de conhecimento sobre aspectos contemporâneos relativos ao uso da linguagem. Tais aspectos são concernentes à relação entre cognição, linguagem e ensino e à relação entre língua e discurso em contextos específicos de uso. Dentre seus objetivos específicos estão: a) a elaboração de conhecimento sobre processos de produção e compreensão lingüístico-discursivas tanto em língua materna, quanto em língua estrangeira, bem como de estudos de discursos produzidos em contexto midiático, clínico e jurídico; b) consultoria, assessoria e elaboração e desenvolvimento de projetos de formação de quadros especializados em suas áreas de pesquisa. Nesta última linha, através de seus líderes, coordenou 6 Cursos de Especialização, sendo três na área da Lingüística Aplicada ao Ensino do Inglês e Tradução e 3 em Lingüística Aplicada ao Ensino do Português.
Vale registrar que o Grupo de Pesquisa em tela já concluiu , em menos de 10 anos de funcionamento, a orientação de mais de 10 teses de doutoramento, 30 dissertações de mestrado, 50 monografias de especialização e mais de 30 orientações de Iniciação Científica, Iniciação à Docência e Monitoria.
Desde a sua fundação, o NUCEPI apresentou os resultados de suas investigações em diversos eventos científicos ( congressos, colóquios, reuniões anuais de entidades científicas e profissionais, jornadas, simpósios e similares), tanto em âmbito local, quanto regional, nacional e internacional. Além desse espraiamento, artigos foram publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como em capítulos de livro e livros de ampla circulação.
A qualidade da sua produção gerou convites para alguns de seus membros participarem de Programas Nacionais promovidos pelo MEC e/ou Secretarias de Educação do Estado de PE e da Cidade do Recife. Além disso, diversos pesquisadores estrangeiros, especialmente bolsistas da Fulbright Comission e professores visitantes de universidades francesas, estiveram contribuindo para as discussões das pesquisas em andamento por ocasião de suas visitas à UFPE. O NUCEPI pretende continuar tais ações, expandindo ainda mais a sua atuação em 2007 no âmbito da chamada Cooperação Internacional.
Os trabalhos investigativos de seus membros estão vinculados às seguintes linhas de pesquisa do PPGL: (1) Linguagem, Tecnologia e Ensino e (2) Linguagem, Trabalho e Sociedade.
Ainda sem sede própria, o NUCEPI dispõe, através das salas de estudo de seus pesquisadores, espaço para reunião, 6 computadores , todos ligados à internet, impressoras, scanner, webcan, filmadora e gravador portátil.2. Pesquisadores
2.1 Professores-pesquisadores da UFPE: Abuêndia Padilha Peixoto Pinto (líder de 1998 a 2007 e vice-líder a partir de março/2007), Araken Guedes Barbosa, Fatiha Dechicha Parahyba, Marli Vila Nova de Moraes Hazin, Vera Lúcia de Lucena Moura e Virgínia Leal (líder a partir de março/2007)
2.2. Professores-pesquisadores convidados de outras IES: Betânia Passos Medrado ( UFPB)Edilene Queiroz (UNICAP). Juliene da Silva Barros (UFRPE-Garanhuns). Regina Celi Mendes Pereira da Silva (UFPB).2. Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e Escrita (NELFE)
Repercussões dos trabalhos do grupo
O Núcleo de Estudos da Fala e da Escrita (NELFE) vem atuando desde o início dos anos 90 e já produziu mais de 100 trabalhos apresentados em Congressos nacionais, internacionais e em revistas, anais de congressos e outros meios de divulgação. Os temas de que trata são hoje de grande relevância e entraram definitivamente na agenda dos estudiosos da Lingüística. Suas posições vêm sendo utilizadas por muitos pesquisadores no Brasil e inclusive, agora, por um grupo que tem afinidade com as teses do NELFE, em Tübingen, Freiburg e Berlim, na Alemanha, bem como na França com a Dra. Lorenza Mondada. De importância bastante grande no NELFE vem sendo o "corpus lingüístico" sistematizado e automatizado já disponível com mais de 1000 textos da fala e da escrita numa classificação orientada com base nos agrupamentos em gêneros textuais. Este corpus vem sendo utilizado por vários pesquisadores da UNICAMP, USP, UFRN, UFMG, PUC-MG, UFC em teses de DO. E atualmente o Grupo está interagindo de forma sistemática com o GRUPO DE OESQUISA coordenado por Mônica Magalhães Cavalcante, da UFC, sobre referenciação na língua falada. Várias das posições defendidas pelo NELFE resultaram em base teórica para teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. Entre esses postulados estão: a) a relação F- E não é dicotômica, mas sim dentro do "contínuo fala-escrita"; b) esta relação se dá na correlação com os gêneros textuais; c) as relações F-E são complexas formando uma "mescla de modalidades". Estas teses deram origem a pesquisas sobre os "Gêneros textuais", distinguindo-se-os dos "Tipos textuais". Também deram origem a estudos sobre a relação F-E dentro de um quadro mais amplo com múltiplas variáveis. Pesquisadores da Universidade de Tübingen, em visita ao NELFE, no Recife, coletaram material teórico bem como dados do corpus para análise. ese defendida em 2004 na UNICAMP dá conta de que o NELFE esta entre os mais produtivos na questão dos gêneros textuais dentro dos grupos no Brasil.3. Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional (NAPE)
Repercussões dos trabalhos do grupo
Os estudos realizados pelo grupo vêm sendo socializados com os professores e dirigentes de diversas redes de ensino, não só do Estado de Pernambuco, como também de outros estados do Nordeste. Em vista disso, programas de formação continuada são desenvolvidos, permitindo que questões pertinentes à prática docente sejam debatidas e aprofundadas. Além da qualificação, esse encaminhamento favorece a desejável articulação entre os diferentes níveis de ensino.4. Linguagem e Literatura, Sociedade, Saúde e Trabalho
Repercussões dos trabalhos do grupo:Os estudos e pesquisas deste grupo foram iniciadas em 2002 junto ao Grupo de Ergonomia da UFPE, reunindo pesquisadores e alunos de iniciação científica de duas instituições – a UFPE e a FUNDAÇÃO HEMOPE. Foram desenvolvidas pesquisas que resultaram em publicações individuais e conjuntas, como confirmam os currículos dos vários participantes, em contato e troca com outras universidades: o ATELIER – (PUC-SP), o Grupo Interdisciplinar em Pesquisas em Informática (USP-SP); Linguagem, Identidade e Memória (PUC-SP) e a APST – Analyse Pluridisciplinaire des Situations de Travail (Univ.de Provence, França). Em 2002 foram iniciadas as primeiras missões científicas francesas à UFPE e em 2003 foi firmado o Acordo de Cooperação Técnico-Científica entre ambas as Universidades (UFPE-UNIVERSITÉ DE PROVENCE). Uma importante parceria foi estabelecida em 2005 com o Núcleo de Saúde Pública – NUSP/UFPE e o Governo do Estado de Pernambuco através de ações e de projetos de pesquisa conjunta, voltadas para o Programa “Municípios Saudáveis no Nordeste do Brasil”. Na atualidade, o grupo desenvolve pesquisas e/ou orienta teses de mestrado e doutorado que se articulam em torno da análise de discursos e de práticas linguageiras em diferentes domínios: midiático, jurídico, literário, artístico, clínico, educacional, de saúde, ciência e tecnologia nas relações sociais e de trabalho e presta capacitação/consultoria/serviços à Centros Universitários e Fundações voltados à pesquisa científica.
5. Núcleo de Estudos Históricos da Língua Vernácula
Repercussões dos trabalhos do grupo:
O grupo foi criado a partir de um projeto interinstitucional com a UFRJ, tendo como coordenadora do Núcleo do Rio de Janeiro , a professora Maria Emília Barcellos e do Núcleo de Recife, a professora Nelly Carvalho . Os resultados das pesquisas nos jornais das duas cidades, sobre a criação de neologismos e gírias, foram apresentados na reunião da ANPOLL 2002/Gramado/RS e publicados no volume Ciências do Léxico II, da Universidade de Mato Grosso.O crescimento de ambos os grupos gerou uma independência em relação às pesquisas. O nosso grupo passou a dedicar-se às mudanças na língua portuguesa, continuando a estudar os neologismos da imprensa, mas recolhendo também arcaísmos e termos em processo de arcaízação nas colunas que publicam acervo histórico dos jornais. A área de estudos continuou sendo a Lexicologia e o objetivo passou a ser não apenas a observação da entrada dos vários tipos de neologismos (incluindo empréstimos) na corrente lingüística, como a observação da entrada em desuso de lexias simples e complexas.Dedicando-se aos estudos da mudança e evolução do léxico da língua portuguesa no Brasil, as pesquisas são de base sociolingüística e procuram ligar a história dos usos da língua à história da sociedade onde ela circula. São duas as áreas dos subprojetos: 1-Arcaísmos; 2- Neologismos. O primeiro ( Arcaísmos) foi premiado no Conic e teve seu texto publicado na Revista do Departamento de Letras. Foi também apresentado no IV Encontro de PHPB, em agosto /setembro de 2004 em Itaparica, Bahia. O segundo (Neologismos) teve o texto sobre os termos novos da Guerra do Iraque, publicado na Revista Confluência do Rio de Janeiro. A tese de Doutorado de Emília Maria Farias e de Roberto Ribeiro também são resultantes do grupo de Lexicologia , tendo ambos sido publicados como livro.6. Núcleo de Estudos Indigenistas (NEI)
7. Núcleo de Estudos da Norma Urbana Culta (NURC)
Repercussões dos trabalhos do grupo
O NURC-RE já produziu grande número de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em anais de congresso, em livros e revistas científicas. O matterial coletado pelo Projeto tem sido utilizado em aulas da graduação e pós-graduação em Letras. Já foram publicados dois volumes contendo amostras de entrevistas do tipo DID (diálogo entre informante e documentador), volume 1 e do tipo EF (elocução formal: aulas palestras, etc.), volume 2. Essas publicações, bem como os registros sonoros fazem parte, atualmente, do acervo de algumas bibliotecas brasileiras e estrangeiras. Por fim o material que constitui o acervo do NURC já serviu de corpos a teses de doutorado e dissertações de mestrado.8. Núcleo de Estudos Canadenses - NEC - UFPE
Repercussões dos trabalhos do grupo
Aprofundar a literatura canadense recente à luz de conceitos interculturalistas para cotejá-la com as literaturas pan-americanas. Descobrir possíveis ultrapassagens dialéticas do Mesmo e do Outro, ou seja, alcançar a perspectiva da interculturalidade na posição ética do leitor conscientizado das ealidades canadenses, norte-centro-sul americanas, assim como de seus ancestrais europeus. Problematizar a literatura comparada pelo investimento das noções de mundialização e hibridaçao cultural e de personalidades policulturais.9. Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano
A Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano – denominação que identifica o Núcleo de Estudos Portugueses do Departamento de Letras da UFPE – foi criada (com o objetivo de Núcleo de Estudos) nos últimos anos da década de 50 do século passado por Jordão Emerenciano, conhecido professor pernambucano que então lecionava, na UFPE (à época Universidade do Recife), a disciplina História da Literatura Portuguesa.
Entidade semelhante a tantas outras fundadas desde então e ainda hoje existentes em universidades brasileiras, a Associação, que inicialmente se denominou Instituto de Estudos Portugueses e depois Centro de Estudos Portugueses (seguindo a denominação adotada pelo da USP, que serviu de modelo aos demais), tinha por objetivo apoiar as Faculdades (hoje Departamentos) de Letras no estudo, pesquisa e divulgação da cultura portuguesa no Brasil. Na UFPE, a entidade tem tido, ao longo das suas quase cinco décadas de existência, importante papel na extensão universitária e no intercâmbio do Departamento de Letras com universidades e instituições culturais portuguesas. Marcaram época os Seminários de Verão realizados por Jordão Emerenciano, seu primeiro presidente, na década de 60. Com o seu falecimento em 1972, o então Centro de Estudos passou a ter a denominação atual, recebendo o nome do seu fundador em justa homenagem que a Universidade lhe prestou e passou a ser dirigido pelo professor Joel Pontes. Falecido também este, em 1978, a presidência do órgão passou para o professor Francisco Balthar Peixoto, que, entretanto, transferiu-se do Recife para Brasília, em 1983, para assumir funções de direção superior (que exerceu até à aposentadoria) no Ministério da Educação. A direção da entidade foi então confiada, por ato do Reitor, ao professor José Rodrigues de Paiva, seu atual presidente.
A Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano continua a desempenhar relevante papel de intercâmbio com as suas congêneres brasileiras e diversas instituições científicas e culturais do Brasil e de Portugal, a exemplo das fundações Calouste Gulbenkian (Lisboa) e Engenheiro António de Almeida (Porto), Instituto Camões, e das principais universidades portuguesas: Lisboa, Porto e Coimbra. Da relação com estas instituições, vem se beneficiando com a aquisição e permuta de material bibliográfico e de experiências docentes, de pesquisa e extensionistas. Vale ressaltar a importância da sua biblioteca de cultura lusa – constituída ao longo do tempo graças a generosas ofertas de instituições doadoras – e a atividade editorial iniciada em 1989 com o primeiro número da revista Estudos Portugueses e estendida à publicação de vários livros de espírito científico. No rol das suas realizações mais expressivas, além dos históricos Seminários de Verão organizados anualmente pelo fundador da entidade durante cerca de quinze anos, nas décadas de 50 e 60 (até 1972), importa referir o IX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa (Recife, 1982) e o X Encontro da mesma série, que reuniu, em Portugal (Lisboa, Coimbra, Porto e Braga), em ação de intercâmbio com Universidades e professores portugueses, docentes brasileiros de literatura portuguesa e de literaturas brasileira e africanas de língua portuguesa (1984).
Integrantes:
1. da UFPE: José Rodrigues de Paiva [Presidente], Aldo José Rodrigues de Lima, Ana Maria Costa de Araújo Lima, Anco Márcio Tenório Vieira, Ângelo Monteiro, Ermelinda Ferreira, José Alexandre Ferreira Maia, Lourival Holanda, Lucila Nogueira, Luzilá Gonçalves Ferreira, Maria da Piedade Moreira de Sá, Marli Vila Nova de Moraes Hazin, Sônia Ramalho, Virgínia Leal [participantes de projetos e atividades];
2. de outras instituições: Alexandre Furtado (FAFIRE e FACHO), Alfredo Antunes (Conselho da Comunidade Portuguesa no Recife), Antony Cardoso Bezerra (UPE), Cristina Botelho (FACHO/FAFIRE), Dagoberto Carvalho Jr. (Sociedade Eça de Queirós), Deborah Brennand (poetisa), Elisalva Madruga (UFPB), Elizabeth Cardoso Carvalho (FOCCA), Fábio Andrade (escritor), Heloísa Arcoverde de Morais (FCCR), Irene Lima Marques (UNICAP), José Carlos Targino (poeta), José Mário Rodrigues (poeta), Lenilde Freitas (poetisa), Liliane Jamir (FAFIRE), Marcus Prado (Conselho Estadual de Cultura), Maria Aparecida Ribeiro (Univ. de Coimbra), Norma Godoy (FAFIRE), Paulo Gustavo (poeta), Pedro Américo de Farias (poeta), Zuleide Duarte (UFPB) [escritores, professores e representantes de instituições permanentemente convidados à participação em projetos e atividades].Principais realizações (recentes):
• “Eça entre milênios: pontos de olhar” [seminário internacional sobre Eça de Queirós realizado com o Instituto Camões pelo centenário de morte do escritor] (2000);
• “Na véspera de não partir nunca – 70 anos sem Fernando Pessoa” [seminário] (2005);
• “Ciclo de palestras sobre Vergílio Ferreira” [para registrar os 90 anos de nascimento e os 10 da morte do escritor] (2006);
• “Seminário Miguel Torga de literaturas vernáculas contemporâneas” [centenário de nascimento do escritor] (2007);
• Vários: lançamentos de livros, mesas-redondas, promoção de palestras, sessões comemorativas do Dia de Camões e de Portugal (2000/2007).Edições científicas:
1. Revista:
Estudos Portugueses (7 números publicados);
2. Livros:
CORDIVIOLA, Alfredo (Org.) [2003]. Câmara de ecos (ensaios sobre Roland Barthes).
FERREIRA, Ermelinda; PAIVA, José Rodrigues de (Orgs.) [2007]. Em Pessoa (ensaios sobre Fernando Pessoa). Co-edição: EdUFPE/Fundação de Cultura Cidade do Recife/AEPJE.
NOGUEIRA, Lucila [2003]. A lenda de Fernando Pessoa (ensaio).
PAIVA, José Rodrigues de [2003]. Fulgurações do labirinto (ensaios de crítica literária sobre autores portugueses e brasileiros).
__________ [2006]. As palavras e os dias, Vergílio Ferreira (diário/ensaio).
__________ [2006]. O lugar de Vergílio Ferreira na literatura portuguesa do século XX (ensaio).
Projetos em andamento:
1. Projeto de cultura e literatura portuguesa (extensão – permanente);
2. Grupo de leitura de autores e obras das literaturas de língua portuguesa (extensão – permanente);
3. Escritores portugueses do século XX (projeto de pesquisa).
10. Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação (NEHTE)Repercussões dos trabalhos do grupo
O principal objetivo do NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO é pesquisar as aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem; Está filiado ao Departamento de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE com projeto de pesquisa em andamento e pesquisas de mestrado na linha Linguagem, Tecnologia e Ensino; O Nehte já realizou o I ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO: DSAFIOS LINGUÍSTICOS, LITERÁRIOS E PEDAGÓGICOS entre os dias 26 e 27 de outubro dAEHa
?I?e 2005 na UFPE, do qual participaram mais de 500 inscritos entre pesquisdore, professores e alunos de vários estados do Brasil. Está organizando o I SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO entre os dias 26 e 26 de outubro de 2006.11. Percepção e Representação Intercultural
Repercussões dos trabalhos do grupo
O grupo desdobrou suas atividades em quatro (4) sub-projetos. Um primeiro (identidades migrantes na literatura) analisa a escritura das interações sociais através dos impactos subjetivos consequentes ao deslocamento no espaço (migração externa/interna). Um segundo sub-projeto estuda os conflitos entre a instituição literária e a mid-cult e a cultura popular (semiótica da cultura). Um terceiro (cidadania neo-moderna e representações inter-étnicas) procura sondar as raízes psico-sociológica e históricas do etnicismo e do racismo em nossos tempos. O quarto (infância e errância) pesquisa a identidade individual e coletiva em relações intergeracionais. Os quatro procuram uma desconstrução das ideologias nacionalistas e extremistas, consubstancializadas na radicalizaação dos conceitos de fronteiras, territórios, no pertencimento exclusivo , no anexionismo, na (re) colonização e dominação cultural. O que se espera nestas pesquisas, é a difusão de uma ética de convivialidade, de tolerânca e aceitação mútua entre as diferenças culturais: uma compreensão dos fenômenos psico-sociais que desagua no respeito humanitarista da declaração dos Direitos Humanos, quer a partir de reflexões sobre metáforas exemplares tomadas de empréstimo à Literatura e às Artes, quer a partir de observações diretas da praxis social.12. Grupo de trabalho Mulher na Literatura
Repercussões dos trabalhos do grupo
Afiliado a Anpoll, Redor. Várias publicações.
13. Imagens do Brasil na Literatura BrasileiraRepercussões dos trabalhos do grupo:
O projeto integrado de pesquisa Imagens do Brasil na Literatura: as formas interdiscursivas do imaginário estético e sociocultural, em vigor no Departamento de Letras e no Programa de Pós–Graduação em Letras da UFPE, foi aprovado pelo pleno departamental em 16 de agosto de 2000 . Sua implementação, sob a coordenação da Prof. Drª Sônia Lúcia Ramalho de Farias, buscou acatar as diretrizes do Plano Nordeste de Pós-Graduação, implantado na CAPES em 1992, que incentiva, sobretudo, a constituição de grupos de pesquisa ou de projetos integrados, de preferência a estudos individuais. Neste sentido, o projeto agrupa uma equipe de pesquisadores voltada para o estudo da produção literária brasileira ou da produção literária que tem como temática o Brasil, com o interesse convergente de repensar, de forma crítica e sistemática , através de um recorte teórico-metodológico interdisciplinar, a articulação entre literatura, sociedade e memória cultural. Seu campo de estudos contempla, assim, duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura, sociedade e memória e Literatura e estudos culturais. A produção literária focalizada compreende três vertentes, onde se distribuem os vários subprojetos individuais dos integrantes da pesquisa: 1ª vertente: AEHa Literatura de viagens e literatura colonial; 2ª vertente Representações do imaginário urbano e rural na ficção; 3ª vertente: A construção/desconstrução das representações na literatura dos séculos XIX e XX. Além de promover a integração e o intercâmbio entre a Graduação e a Pós-Graduação em Letras, a pesquisa tem um caráter interinstitucional e interestadual. O projeto tem como uma de suas metas principais contribuir para a integração do ensino e da pesquisa, buscando a sistematização do conhecimento, a articulação e a ampliação da produção científica nesta área de estudo, através do incentivo à iniciação científica, do debate entre os diferentes níveis de pesquisadores e da divulgação dos resultados obtidos.14. Grupo de Lingüística Dinâmica
Repercussões dos trabalhos do grupo
A partir das pesquisas, o líder do Grupo constituiu no ano de 2005 uma especialidade nova para a ciência lingüística, a LINGÜÍSTICA DINÂMICA, para a pesquisa dos sistemas lingüísticos produtores de energias, forças, efeitos, eficácia, produtividade e poder, e uma disciplina para o ensino e a transmissão dos conhecimentos. De 06 a 13/08 de 2005, foi ministrado o minicurso Iº Curso de Lingüística Dinâmica: O Poder da Língua no Âmbito das Letras, na UFPE, e iniciado o Fórum de divulgação e debate, suscitando grande interesse nos estudantes de Letras a nível nacional. Publicação: O Poder da Língua na Vida do Estudante de Letras: Uma revisão das teorias lingüísticas e das noções de língua, Recife: UFPE. No ano de 2005, a obra: O Poder da Língua no Âmbito Jurídico: Princípios de Lingüística Jurídica. Fortaleza: Livraria Gabriel; lançamento em 20/10/2005. Durante o ano de 2006 foram oferecidos mini-cursos e conferências, na Universidade de Brasília, na FAMA, São Luis, na UFPA, Pará, na USP, São Paulo, na UFOP, Mariana, MG. Na Iª Jornada Acadêmica de Letras do Campus Universitário do Baixo Tocantins da UFPA, de 25 a 27/10 de 2006, o IVº Curso de Lingüística Dinâmica: O líder do grupo apresentou ao Colegiado de Letras a proposta de Implantação da Disciplina LINGÜÍSTICA DINÂMICA E INTEGRATIVA na Grade Curricular. Na reunião do dia 6/11/2006, o COLEGIADO DE LETRAS incluiu a referida disciplina no Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras. Em 14/11/2006, o líder do grupo, Dr. Medina, recebeu uma homenagem especial gravada em placa comemorativa, pelos brilhantes avanços científicos e tecnológicos, da Academia Internacional de Literatura e Artes, AILA. Encontra-se em sua fase preparatória de realização o Iº Curso Piloto de Lingüística Dinâmica, curso de extensão de 60 hs/a., a ser oferecido de 24 a 28 de setembro de 2007, no CAC / UFPE. O objetivo é transformação do Sistema Educativo para alcançar a meta do desenvolvimento com sustentabilidade.
Pesquisadores
Antonio Torre Medina (Líder)
Maria Alexandra da Silva Monteiro Mustafá
David Pessoa de Lira
Severino José do Carmo Barbosa
Garilza Resende Pinheiro Torre Medina
Simone Dias de Azevedo
Glória Regina Gomes Amaral
Suzana Ferreira da Silva
Janaína Gomes de Sousa15. Grupo Literatura hispano-americana colonial
Repercussões dos trabalhos do grupo
O grupo de pesquisa "Literatura hispano-americana colonial" surge em 2004, e vem a institucionalizar as investigações desenvolvidas nessa área no departamento de Letras da UFPE desde 2001. Os trabalhos do grupo se inserem nas linhas de pesquisa "Estudos comparados em literatura" e "Literatura e Estudos Culturais" do PGLetras, e atendem à demanda dos alunos de Licenciatura em língua espanhola e dos mestrandos e doutorandos que se interessam pelo tema. O objetivo do grupo consiste em estudar as diversas configurações discursivas da literatura hispano-americana produzida nos séculos XVI e XVII. Escritos por espanhóis, indígenas ou mestiços, esses textos vão criando novos gêneros que se correspondem com as novas realidades criadas pela ordem colonial: a crônica histórica, a relação de viagens, as cartas, os comentários, o documento político, o tratado etnográfico, o breviário religioso, a poesia épica, de circunstância, etc. Marcados pelas peculiares condições dos campos intelectuais hispano-americanos, esses gêneros se desenvolvem de forma autônoma e diferenciada. O grupo se propõe a analisar essa vasta malha discursiva, para desse modo contribuir na formação dos nossos alunos e pesquisadores através da multiplicação e aprofundamento das pesquisas relativas às letras hispano-americanas desse período.
Pesquisadores:
Alfredo Adolfo Cordiviola (Líder)
Anco Márcio Tenório Vieira
Alexandre Furtado de Albuquerque Correa
Naelza de Araújo Wanderley
Patrícia Pinheiro de MeloObservação:
O detalhamento das linhas de pesquisas por área de estudo dos Núcleos de Pesquisa você terá conhecimento ao visitar as páginas dos docentes através do Lattes.16. Hermeneia - Língua e Literatura Grega e Latina da Antiguidade e do Medievo
1. Repercussão dos Trabalhos: Busca estudar as Literaturas Grega e Latina da Antiguidade do Medievo por meio de:
I) Análise Filológica, a qual inclui a Crítica Textual, levando em consideração a avaliação dos critérios externos e internos, a ordenação textual e determinação das unidades de sentido; II) Análise Literário-Textual, que inclui a delimitação textual das perícopes (de acordo com a tipologia textual, gênero textual e função da linguagem) e sua integridade textual (de acordo com a coesão gramatical e semântica - campo lexical, hiperonímia, hiponímia e oposição, campo semântico conotativo e denotativo) e coerência textual; a análise contextual das perícopes; os elementos internos da ficção literária; III) Tradução para a língua portuguesa e as considerações sobre as unidades de sentido; IV) Análise Intertextual e da Análise Histórico-Traditiva do Mundo Greco-Romano na Antiguidade e da Idade Média, especificamente sobre as Analogias e Correlações Histórico-Textuais. Linhas de Pesquisa: 1. Literatura Hermética Grega e Latina – estuda a Literatura Hermética Grega e Latina (Corpus Hermeticum, Asclepius Latinus, Stobaei Hermetica e Fragmenta Hermetica), do período helenístico e sob dominação romana, do séc. I a.E.C. a IV E.C., por meio da Análise Filológica, Análise Literário-Textual, Tradução, Análise Intertextual e Histórico-Traditiva. 2. Intertextualidade dos Relatos Míticos na Criação dos gêneros Literários – objetiva investigar principalmente a transmissão intertextual e linguístico-cultural dos relatos míticos na criação dos gêneros poéticos, intertextos das canções primordiais; verificar a hipótese de que a literatura poética é o intertexto da mitologia. Da canção reveladora do mito das Musas à concepção formal dos hexâmetros, vamos promover um recorte, no qual a intervenção autoral de Homero e Hesíodo, por exemplo, teria se desenvolvido em novo contexto semiolinguístico, o contexto clássico.
2. Pesquisadores
2.1 Professores-pesquisadores da UFPE: David Pessoa de Lira (líder); Everton da Silva Natividade; José Alexandre Ferreira Maia (vice-líder); Marlos de Barros Pessoa.
2.1 Professor-pesquisador de outra IES: Claude Valentin René Detienne (UEG).
- Financiamentos
Financiamentos de Bolsas, Projetos Científicos e Cooperação Internacional
1. Bolsas na UFPE
O Programa de Monitoria é um espaço de aprendizagem, proporcionado aos alunos dos cursos de graduação, visando o aperfeiçoamento do seu processo de formação e a melhoria da qualidade do ensino.Para a função de monitoria serão escolhidos alunos que, no âmbito das disciplinas já cursadas, demonstrem capacidade para o desempenho das seguintes atividades:
. auxiliar os professores em tarefas passíveis de serem executadas por estudantes que já tenham cursado as respectivas disciplinas;
. auxiliar os alunos, orientando-os em trabalhos de laboratório, de pesquisa bibliográfica, de campo e outros compatíveis com o seu nível de conhecimento e experiência das disciplinas;
. assegurar maior relacionamento entre professor e alunos, visando ao aprimoramento do apoio pedagógico ao estudante. Veja mais informações aqui. Veja aqui informações sobre Apoio Estudantil.
Veja aqui sobre bolsas do PIBIC
Edital 20062. Links para alguns Órgão de Fomento à Pesquisa:
Finaciadora de Estudos e Projetos - FINEP
Fundação de Ampara a Ciência e Tecnologia de Pernambuco - FACEPE
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico - CNPq e veja aqui Auxílios
Auxílio para participar em eventos científicos - Clique aqui as saber das informaçôes3. Cooperação Internacional
A Coordenação de Cooperação Internacional atua na elaboração de acordos internacionais mantidos pela UFPE e na orientação de alunos e professores que buscam informações sobre opções e procedimentos necessários para realizar estudos no exterior. Entre as suas funções está a de divulgar, para a comunidade universitária da UFPE, as oportunidades de intercâmbio acadêmico/estudos no exterior.
Coordenadora: Profa. Dra. Suzana Queiroz de Melo Monteiro
Telefone: (81) 2126.8006 - 3271.8118
Av. Prof. Moraes Rego, 1235
Cidade Universitária
50.670-420 - Recife-PE - Brasil
Fones/Fax : (55) (81) 2126 8118 /8006
E-mail: cci@ufpe.br
1. Intercâmbio na graduaçãoPoderão participar deste programa apenas os estudantes de graduação vinculados à Universidade Federal de Pernambuco.
Pré-requisitos:
O aluno precisa ter concluído 40% da carga horária total estabelecida pelo curso, de acordo com a Resolução nº 03/99, do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, 16/09/99.Ter coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 7,0 (sete);
Não ter trancamento; e
Ter, no máximo, duas reprovações ou cancelamentos cobertos.
Documentação exigida:
Histórico escolar emitido pelo Corpo Discente/Proacad (original);Cópia do certificado de proficiência em língua estrangeira:
França - DELF (1 degreé);
Espanha - DELE (básico);
Inglaterra - IELTS (6,0) / TOEFL (550), emitidos nos dois últimos anos;
Alemanha - Zertifikat Deutsch e em alguns casos G3 (básico).Para países de língua inglesa, será necessária a tradução do histórico escolar (por tradutor juramentado) e duas cartas de recomendação de docentes da UFPE redigidas em inglês.
Mais informações: Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos - Proacad - www.proacad.ufpe.br
Modalidades:
Intercâmbio para período de 06 meses a um ano com isenção das taxas de estudos. Portanto, as despesas com passagem e estada ocorrem por conta do (a) candidata(a). Este programa está disponível para todos os cursos da UFPE, desde que haja equivalente na Instituição Conveniada. No caso das Universidades Portuguesas, o período para intercâmbio é de dez meses.
Dupla titulação para período de 12 meses sem isenção das taxas de estudos. Este tipo de programa confere ao estudante, após a conclusão de seu curso na UFPE, o diploma da Universidade envolvida no Programa. As Universidades participantes deste programa são:
Middlesex University, Inglaterra e
Wales Swansea University, País de GalesCompiegne, França: www.utc.fr
Middlesex University, Inglaterra www.mdx.ac.uk
Swansea University, País de Gales www.swan.ac.uk
Universidade de Salamanca, Espanha www.usal.es
Universidade de Valladolid www.uva.es
Universidade do Porto, Portugal www.up.pt
Hochschule Bremen, Alemanha www.hs-bremen.de
Vrije Universiteit, Holanda www.vu.nl
Université Lumiere Lyon 2, França: www.univ-lyon2.fr
Universidade de Aveiro, Portugal www.ua.pt
Universidade Técnica de Braunschweig, Alemanha www.tu-bs.de
Universidade Castilla - La Mancha www.uclm.esPeríodo de inscrição e local:
Coordenação de Cooperação Internacional - prédio da Reitoria, 1º andar
Período: de 01 de fevereiro a 15 de marçoÁreas envolvidas:
Compiegne – Intercâmbio: Engenharias, o programa prevê intercâmbio acadêmico de seis meses e estágio por igual período.Middlesex University – Intercâmbio: todas as áreas, exceto Medicina e Odontologia. Dupla Titulação: Administração, Economia e Ciências Contábeis.
Swansea University – Dupla Titulação: Sociologia; Antropologia; Política Social; Estudos do Desenvolvimento; Ciência Política; Estudos Hispânicos; Planejamento Regional
Universidade do Porto, Salamanca, Valladolid, Castilla-La Mancha, Aveiro, Bremen, Braunschweig: Todas as áreas, dependendo de conveniência da universidade estrangeira.
Université Lumiere Lyon 2 – Intercâmbio: na área de Educação.
2. Pós-Graduação no exterior
Existem agências de fomento que financiam estudos de pós-graduação no exterior. Podem ser obtidas mais informações sobre forma de adesão ao programa, prazos, requisitos nos sites abaixo relacionados.País – Agência de fomento: site na Internet
Alemanha – DAAD: www.daad.de/rio
Brasil – CAPES: www.capes.gov.br; CNPq: www.cnpq.br
Canadá – AUCC: www.aucc.ca
Espanha – AECI: www.aeci.es
Estados Unidos – FULBRIGHT: www.info.lncc.br/Fulbright
Finlândia – CIMO: www.cimo.fi
França – COFECUB: www-sv.cict.fr/santos-dumont; EDUFRANCE: www.edufrance.fr
Inglaterra – British Council: www.britishcouncil.org/brazil
Israel – GALILCOL: www.galilcol.ac.il
Japão – JICA: www.jica.org.br
México – IMEXCI: www.sre.gob.mx/imexci
Suécia – ASDI: www.dct.mre.gov.br/dce/asdi.htm
A lista completa dos convênios está disponível na homepage da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, PROPESQ.Mais informações:
Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, PROPESQ
http://www.propesq.ufpe.br/propesq/pos/bolsa_03.html - Publicações
- DEMOCRACIA, CIDADANIA E LINGUAGEM EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO. Recife, PGL, 2005, 260pp. ISBN 8-98968-05-6. Autora: Maria Cristina Hennes Sampaio
- ESPAÑA Y AMÉRICA. Tres ensayos de lengua y literatura
Recife: bagaço, 2007. 200p. ISBN: 978-85-373-0244-6
Autor: José Alberto Miranda Poza