Notícias Notícias

Voltar

DGA realiza mapeamento de grupos geradores de resíduo biológico contaminado pelo novo coronavírus

 

Com o intuito de garantir a coleta e destinação correta dos resíduos biológicos contaminados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), a Diretoria de Gestão Ambiental da UFPE solicita que os laboratórios que estejam manipulando material biológico potencialmente contaminado pelo novo coronavírus reportem sua atividade à diretoria.

O objetivo é cumprir, em conjunto com os laboratórios, as orientações da Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, que trata entre outros temas, o tratamento dos resíduos gerados na assistência aos pacientes com infecção suspeita ou confirmada pelo SARS-CoV-2.

A Nota Técnica orienta que os resíduos devem ser acondicionados em sacos vermelhos, que devem ser substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos 1 vez a cada 48 horas, independentemente do volume e identificados pelo símbolo de substância infectante. Os sacos devem estar contidos em recipientes de material lavável, resistente à punctura, ruptura, vazamento e tombamento.

Caso não seja possível para o laboratório adquirir sacos vermelhos para atender a demanda, poderá utilizar os sacos brancos leitosos com o símbolo de infectante para acondicionar esses resíduos.

Os laboratórios geradores devem notificar a DGA de suas atividades através do email: gpaa.dga@gmail.com.

Data da última modificação: 13/05/2020, 16:51