- UFPE/
- Institucional/
- Orgãos Suplementares/
- Editora UFPE/
- Notícias - Editora/
- Feira do Livro de Acesso Aberto chega à segunda edição com a Editora UFPE presente entre as 40 publicadoras participantes
Notícias Notícias
Feira do Livro de Acesso Aberto chega à segunda edição com a Editora UFPE presente entre as 40 publicadoras participantes
O mote do evento é a valorização do livro acadêmico digital
Pelo segundo ano consecutivo, as principais editoras universitárias do país que oferecem livros eletrônicos gratuitos como meio de acesso ao conhecimento científico se reúnem virtualmente na Feira do Livro de Acesso Aberto, evento virtual organizado pela Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A atual edição do evento, que teve início hoje (21) e vai até 8 de novembro, conta com a participação da Editora UFPE entre as 40 publicadoras brasileiras presentes, com uma seleção de 20 e-books do seu catálogo, que atualmente disponibiliza o acesso grátis a 614 livros.
Em 2024, o tema da feira é a valorização do livro acadêmico digital como facilitador do acesso a obras que demonstram para a sociedade a importância dos resultados das pesquisas científicas. Em seu estande virtual no evento, a Editora UFPE buscou reunir uma amostra representativa da produção de conhecimentos realizada por pesquisadores da UFPE, uma das principais instituições de Ensino Superior do país.
A seleção inclui, por exemplo, a 3ª edição do “Manual de Condutas em Pediatria da UFPE”, livro voltado a estudantes, residentes e profissionais de medicina e de áreas afins, organizado por três professoras da área acadêmica de Pediatria do Centro de Ciências Médicas da UFPE: Elisabete Pereira Silva, Maria Márcia Nogueira Beltrão e Paula F. C. de Mascena Diniz Maia. Tendo como referência as pautas do Serviço de Pediatria do Hospital das Clínicas da UFPE, a obra aborda temas atuais da saúde infantil como neonatologia, promoção da saúde, desvios da nutrição, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, alergologia, doenças infecciosas e parasitárias, cardiologia, nefrologia e emergências. Escrito com linguagem científica, mas facilmente compreensível, o manual contém conhecimentos essenciais sobre as principais enfermidades incidentes em crianças, configurados de maneira precisa e objetiva de modo a tornar mais rápido e prático o acesso a informações como agentes etiológicos, sintomatologia, prevenção e tratamento.
Outra obra representativa das colaborações da UFPE presentes na feira é “Composições corais: música brasileira (Região Nordeste, vol. 2)”, publicação voltada a amantes e estudiosos de música. Organizado pelo maestro e professor Sérgio Deslandes, do Departamento de Música da UFPE, o livro é resultado das atividades do Grupo de Pesquisa Mar de Corais. O objetivo é enriquecer o repertório dos coros com obras de compositores brasileiros, ao apresentar composições de representantes do gênero na Região Nordeste do Brasil. As composições reunidas no segundo volume integram a obra de sete compositores com longa e consolidada trajetória: Elvis de Azevedo Matos, Beetholven Cunha, Vladimir Silva, Eli-Eri Moura, Paulo Costa Lima, Danilo Guanais e o maestro Tom K, a quem o volume é dedicado (in memoriam).
A amostra da Editora UFPE no evento também conta com uma publicação do campo da pedagogia: “Educação integral, uma proposta transformadora: a experiência do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas”, de Nyêdja Cariny Gomes Silva. No livro, a autora apresenta um estudo de caso sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Paulo Rosas, unidade de ensino recifense que desfruta de assessoria pedagógica da UFPE.
O foco das reflexões realizadas foi verificar se na escola pesquisada o desenvolvimento pleno das crianças, objetivo último da educação infantil, assume verdadeiramente o roteiro de uma educação integral, estimulando a construção de aprendizagens significativas por meio de práticas educativas diferenciadas. A relação entre a concepção teórica de educação integral do CMEI e o currículo experienciado, segundo as conclusões do estudo, é real, dialógica, significativa, e colabora para a formação integral dos estudantes matriculados. Trata-se de obra de interesse para profissionais da educação, do ensino à gestão, e demais interessados na temática da educação integral e das condições concretas necessárias à sua plena realização.
Confira a lista completa da seleção de e-books da Editora UFPE disponíveis na 2ª Feira do Livro de Acesso Aberto:
1 - #OcupeEstelita: reflexões sobre utopia, redes e estética no Movimento Ocupe Estelita
2 - A face feminina do desenvolvimento: direito a moradia no âmbito da PAC-Beberibe
3 - A linguagem da reportagem
4 - A linguagem do cinema: uma introdução
5 - A trilogia militar de Rossellini
6 - Composições corais: música brasileira – Região Nordeste, vol. 2
7 - Cultura material africana: primeiro catálogo do Acervo de Arte Africana do Museu da Abolição
8 - De música e músicos (biografias, teorias, histórias, críticas...)
9 - Educação integral, uma proposta transformadora: experiência do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas
10 - Forma e ficção: literatura, subjetividade e conhecimento
11 - Futebol das mulheres no Brasil: emancipação, resistências e equidade
12 - Gestão de unidades de informação na atualidade
13 - História oral, tempo presente e narrativas de trabalhadoras e trabalhadores: diálogos intermitentes
14 - Manual de Condutas em Pediatria da UFPE
15 - Modos de experienciar música pop em Cuba
16 - O direito à literatura
17 - Pesquisas e metodologias em artes visuais
18 - Retalhos: de poéticas visuais e arte sequencial
19 - Tópicos em música e neurociências
20 - Um continente, vários mundos: sujeitos, fronteiras e instituições nos espaços coloniais sul-americanos (séculos XVI-XIX)