A Editora A Editora

Editora UFPE, enquanto importante órgão suplementar da UFPE, é responsável pelo apoio à produção intelectual dos docentes e pesquisadores da Universidade e pela publicação digital e impressa de livros e periódicos. Além de atender à comunidade acadêmica no que diz respeito a ensino, pesquisa e extensão, a Editora UFPE também presta serviços, por meio de contratos ou convênios, a pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado.

Com uma estrutura funcional enxuta e otimizada, a Editora UFPE conta com uma equipe composta de vários mestres e doutores em suas áreas, o que contribui diretamente para a qualidade do material produzido, além da constante atualização técnica e aperfeiçoamento dos membros técnico-administrativos. Também por isso, a Editora colabora para o processo formativo dos alunos da UFPE nas diversas áreas compreendidas pelo fazer editorial, como letras, design, ciência da informação, biblioteconomia e tecnologia, entre outras.

 

HISTÓRICO

A Editora UFPE, cujo nome inicial era Imprensa Universitária, foi criada em 1955 e instalada definitivamente no ano seguinte como parte da estrutura da Reitoria da então Universidade do Recife, antiga denominação da UFPE. Em 1968, de acordo com o Decreto nº 62.493, a editora passou a ser considerada um órgão suplementar da UFPE, integrando a lista das instituições de apoio às unidades universitárias e órgãos administrativos para as múltiplas tarefas de natureza técnica e cultural do seu ramo de atividades.

Ao longo dos anos, a editora foi modernizada e reorganizada, com a melhoria de sua infraestrutura e a qualificação de sua mão de obra. Desde 2015, pratica uma política editorial mais austera e com foco na excelência editorial, com o intuito de se fortalecer no âmbito das editoras universitárias nacionais. Em 2020, retomou sua filiação à ABEU, associação que ajudou a fundar, na década de 1990, e completou 65 anos de existência, consolidando-se como a mais antiga editora universitária do Brasil.