Iniciação Científica
- UFPE/
- Institucional/
- Pró-Reitorias/
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi)/
- Iniciação Científica - UFPE/
- Notícias/
- Inscrições Pibic 2018-2019 começam nesta segunda-feira (26)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi)
- A Pró-Reitoria
- Notícias
- Editais
- Editais Externos
- Pesquisa
- Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)
- Iniciação Científica - UFPE
- Iniciação Científica - Dúvidas Frequentes
- Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (LaMPs)
- Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
- CAF - Coordenação Administrativo-Financeira
- INCTs
- Lócus de inovação UFPE
- Grupos de Pesquisa
- Produção
- Legislacão
- SISGEN
- Padronização de afiliação da UFPE
Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica
Inscrições Pibic 2018-2019 começam nesta segunda-feira (26)
O programa tem o objetivo de despertar a vocação científica entre estudantes de graduação por meio da sua participação em projetos de pesquisa com a orientação de um professor.
O período de inscrições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE 2018-2019 (Pibic) tem início nesta segunda-feira (26). Professores da UFPE têm até o dia 13 de abril para submeter projetos em resposta ao edital do programa através do Siga.
O Pibic tem o objetivo de despertar a vocação científica entre estudantes de graduação por meio da sua participação em projetos de pesquisa com a orientação de um professor. A duração da pesquisa na iniciação científica é de 12 meses, tendo, nesta edição, início em agosto deste ano e término em julho de 2019.
O estudante poderá participar do Pibic na condição de bolsista e receber uma bolsa de R$ 400 por 12 meses ou como voluntário.
CRITÉRIOS – Para submeter projeto ao Pibic, o professor deve ter título de doutor ou de livre docente e ser vinculado à universidade. Já o estudante pode ser vinculado à UFPE ou a outra instituição, ser indicado pelo docente da UFPE e estar matriculado em curso de graduação. O aluno interessado em fazer iniciação científica deve procurar professores envolvidos com pesquisa nos departamentos do seu curso ou de sua área de interesse.
BENEFÍCIOS - Além do contato direto com pesquisas acadêmicas e o domínio do método científico, o que vai possibilitar ao aluno uma experiência mais completa na sua passagem pela graduação, o estudante que participa do programa pode, a depender do seu departamento, dispensar carga horária em disciplinas eletivas. A participação em iniciação científica também é considerada em concursos e seleções, a exemplo da pós-graduação.
O Pibic é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) coordenado na UFPE pela Pró-reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq).
O estudante de outra instituição que for indicado por um professor da UFPE em um projeto de iniciação científica em resposta ao Edital Pibic 2018-2018 deve preencher e entregar o formulário de aluno externo (baixe em .doc ou .pdf), necessário para a criação do perfil do estudante no Siga, o sistema de informação e gestão acadêmica da UFPE. O estudante externo tem até o dia 2 de abril para trazer à Propesq o documento.
Mais informações
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE 2018-2019 (Pibic)
Dúvidas frequentes