Publicações Publicações

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SOBRE O LIVRO: Em busca de criar possibilidades que construam outros debates e ideias para o ensinar-aprender Geografia na contemporaneidade, a coletânea Ensino de Geografia e Diálogos Multirreferenciais apresenta seu segundo volume, contendo, desta vez, textos de vários professores-pesquisadores que atuam na educação geográfica brasileira. Desde as práticas na sala de aula às teorizações sobre os caminhos já percorridos, ou ainda a ser percorridos, por professores, esta coletânea traz contribuições que visam lançar olhares sobre os movimentos que constituem os processos formativos em Geografia, quer seja na escola quer seja noutros espaços de formação.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SOBRE O LIVRO: Esta obra, composta por textos submetidos e apresentados durante o VI ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA, que ocorreu no período de 27 a 30 de novembro de 2023 na Universidade Federal de Pernambuco, lança no cenário das pesquisas, práticas e formação em Geografia contribuições para construir estes roteiros personalizados e balizados pelas múltiplas temáticas que compõem as trajetórias dos sujeitos geográficos no mundo contemporâneo. Desejamos que a leitura deste livro inspire novas concepções e movimente a Geografia em sua multiplicidade teórico-metodológica diante do mundo que estamos a construir.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Geografias que ensinam e aproximam

Reflexões a partir do Projeto de Extensão: Pesquisa Investivativa e Formação Continuada de Professores em Movimentos de Extensão

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANAIS DO VI ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA

27 a 30 de novembro de 2023
Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal de Pernambuco

Apoio: FACEPE, CAPES e CNPQ

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EDIÇÕES LEGEP/UFPE

ISBN: 978-65-00-01704-5

SOBRE O LIVRO: Este livro divulga uma pesquisa replicada em uma IFES na área de Geografia que, de modo mais geral, está situado no tema da docência universitária. De modo mais particular, situa-se no processo de formação e mobilização de saberes e do trabalho desenvolvidos pelos profissionais do curso de Geografia sem formação pedagógica, com ênfase na pessoa do professor, seu percurso profissional e sua capacidade de refletir sobre sua própria prática docente.

 

ISBN: 978-65-00-06966-2

SOBRE O LIVRO: A Coletânea “Ensino de Geografia e Diálogos Multirreferenciais” expressa de maneira leve algumas das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) e agrega a participação situada e reflexiva de seus colaboradores e amigos. As discussões são produtos de debates no Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

ISSN: 978-65-00-27067-9

Sobre o Livro: A Coletânea “Olhares reflexivos para o ensino de Geografia – Educação e Pesquisa Geográfica em foco” organizada pelos professores Francisco Kennedy Silva dos Santos e Priscylla Karoline de Menezes expressa de forma situada e reflexiva algumas das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Ensino de Geografia eProfissionalização Docente (LEGEP) pelos seus colaboradores em nível de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado). As discussões são produtos de investigações no âmbito do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Construção de Conceitos Geográficos (GEOCONCEITOS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 ISBN 978-65-00-45393-5

Sobre o Livro: A Coletânea “Ensaios em Ensino de Geografia: Experiências e Convergências” organizada pelo professor Francisco Kennedy Silva dos Santos expressa de forma situada e reflexiva um conjunto de ensaios que foram construídos a partir das experiências dos colaboradores – estudantes e pesquisadores, desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP). As discussões são produtos de debates no âmbito do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI); do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Construção de Conceitos Geográficos (GEOCONCEITOS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e; do Grupo de Pesquisa Saberes na Educação Geográfica (GPSEG) da Universidade Estadual da Paraíba. Esperamos contribuir desta forma para o fortalecimento da área de ensino de Geografia e suas convergências.

ISBN 978-65-00-57326-8

Sobre o Livro: São apresentada nesta obra tessituras que movem diferentes pesquisadores em novas direções teórico-metodológicas por meio da Educação Ambiental e em seus mais diversos desdobramentos e diálogos. A intenção deste material é suscitar a criticidade e a reflexividade do leitor, levando-o não apenas a mais uma leitura (ou releitura) da Educação Ambiental, seus elementos e pressupostos, mas a uma redescoberta de tudo que este eixo formativo representa para a sociedade atual e como, dentre tantas calamidades contemporânea, ainda é possível buscar novos mecanismos transformadores para romper com a barbárie socioecológica que atravessamos.

 

ISBN 978-65-00-60069-8

Edição VI EPEG

Sobre o Livro: As contribuições dadas por este livro convergem para tecer um debate que amplie e amplifique a Geografia escolar e, por conseguinte, também para fundamentar como campo de atuação e pesquisa nos espaços acadêmicos.  Afinal, investigar os elementos que tecem as idas e vindas dos percursos de escolarização e de formação de uma consciência de mundo é um campo de pesquisa e de atuação e, neste caso, defende-lo é compreendê-lo como tal. Ansiamos para que todos os leitores compreendam e defendam não somente o componente curricular de Geografia, ou a formação de professores neste área, ou o currículo... Pelo contrário, ou melhor dizendo, ainda mais queremos que todos os leitores deste material reconectem-se à Geografia escolar a partir de outros olhares-práticas por entre os percursos formativos onde quer que eles aconteçam.

 

ISBN: 978-65-00-63448-8

Ensaios epistemológicos plurais em ensino de Geografia

Sobre o Livro: Esperamos que a leitura os faça enxergar e conosco pensar nos trâmites, processos e procedimentos necessários à Geografia escolar nessa sociedade do século XXI, dita global, mas que ainda necessita ser dia a dia (re)pensada como lugar-território-região-paisagem de todos os seres geográficos que nela existem.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Cartilha Digital (Geo-RV) - Utilizando a Realidade Virtual (RV) no Ensino de Geografia

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UFPE

V CICLO DE DEBATES TEMÁTICOS DO GPECI


Período: 21 a 23 de novembro de 2022

  Anais - Resumos Simples e Exapandidos - ISSN 2447-4436 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

III ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UFPE

II CICLO DE DEBATES TEMÁTICOS DO GPECI


Período: 27, 28 e 29/08/2018 
Local: Departamento de Ciências Geográficas (DCG)/Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Campus Recife.
Apoio: Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFPE) 
Público: 200 

Com o desafio de avaliar e fazer um balanço crítico das pesquisas e da produção do conhecimento do ensino de geografia no território pernambucano e em outras escalas, o Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) e o Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) da UFPE promoverá a realização do III ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA DA UFPE e do II CICLO DE DEBATES TEMÁTICOS DO GPECI subordinado ao tema geral “A Consciência Prática e o Ensino de Geografia: Lugares da Prática na Formação Docente – tensões e convergências”.

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, obrigatoriamente, por meio de transferência bancária ou depósito identificado (sujeito a confirmação), para a seguinte Conta Corrente do III EPEG: Agência 3613-7 (Banco do Brasil), Conta Corrente 60.700-2, Francisco Kennedy Silva dos Santos (C.P.F. – 441.086.053-49). O comprovante da transação deverá ser enviado ao e-mail da Secretaria do evento: iiiepegufpe@gmail.com

Tabela de Valores e Prazos

Formulário de Inscrição

  • Programação
  1. Conferências e Mesas Redondas
  2. Comunicações Orais
  3. Minicursos

  4. Ciclo de Debates GPECI

  5. Certificação III EPEG

Apresentação de Trabalhos (Comunicação Oral)

GT1 Práticas escolares, processos do ensino e inovação em Geografia
GT2 Didática, formação de professores de Geografia e profissionalização docente
GT3 Representações e linguagens no ensino de Geografia
GT4 O currículo, metodologias e avaliação na formação inicial e na prática escolar de Geografia

Minicursos

Participação

Ordem: A - J

Ordem: K - Z

Caso existam erros nos certificados, gentileza enviar proposição para o email de contato do EPEG.

  • Contato: iiiepegufpe@gmail.com