Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia - LITPEG
Infraestrutura
O Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG) é composto por um conjunto de 12 laboratórios integrados e instalados num complexo de três edificações.
Figura 1: O investimento realizado com a execução do projeto de infraestrutura, "Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (LITPEG-UFPE)”, por meio do termo de cooperação entre PETROBRAS/UFPE/FADE (nº 0050.0078506.12.9), totalizou R$76.565.851,85.
O bloco principal (Figura 1) possui sete pavimentos com um total de 12.222,57 m² de área construída, incluindo áreas comuns, hall de acesso e um pequeno centro de convenções com um auditório principal, dois auditórios auxiliares e salas de seminários.
A segunda edificação é um bloco de utilidades (Figura 2) com 247,05m² de área construída, onde estão instaladas centrais de gases, incluindo GLP e ar comprimido, um grupo gerador a diesel, uma sala de quadros elétricos de média tensão, e uma sala de transformadores de alta tensão.
Figura 2: Bloco de utilidades do instituto LITPEG. A) Vista geral do prédio com acesso para o bloco de utilidades e de carga e descarga de materiais, localizada atrás do Bloco Principal; B e C) Sala de transformadores (três trafos) de alta tensão; D) Gerador de emergência a diesel; E) Sala de quadros elétricos de média tensão; F) Central de distribuição de gases.
A terceira edificação é composta por um galpão para operação de unidades piloto, salas para laboratórios e escritórios com 829,57 m² de área construída.
O complexo como um todo possui uma área total de 13.299,09m², localizada no centro do campus da UFPE em Recife, com cerca de 5.000 m2 de área urbanizada.
Uma área técnica externa conta ainda com uma unidade de Chillers e bombas de água que compõem o sistema de refrigeração central do LITPEG. O instituto também conta com a estrutura de uma estação de tratamento de efluentes para tratar o esgoto comum. Também fazem parte da área técnica externa uma estação de bombas para o sistema de incêndio, caixas subterrâneas para a coleta de água pluvial, e células para o descarte de lixo comum e lixo de origem laboratorial (Figura 3).
Figura 3: Equipamentos de apoio ao bloco principal do instituto. A) Unidade de chillers (3 unidades de chillers + estação de bombas de água gelada); B) e C) Detalhe de um dos sistemas de exaustão de capelas instaladas nos laboratórios do bloco principal; D) e E) Estação de tratamento de efluentes.
A estrutura do bloco principal de laboratórios conta com hall de acesso aos elevadores sociais, e escada para acesso ao centro de convenções do 1° pavimento (Figura 4). O bloco também conta com um elevador de carga destinado ao transporte de materiais. Todos os pavimentos contam com banheiros masculino e feminino com adaptações de acessibilidade, salas para o funcionamento de copa e almoxarifado. Existem três salas destinadas aos equipamentos dos sistemas de rede lógica, telefonia e monitoramento do sistema de vigilância. O centro de convenções construído no 1° pavimento conta com um auditório principal, para 150 pessoas, dois auditórios auxiliares e duas salas de seminários. No 1° pavimento também existem salas destinadas à coordenação geral do instituto, secretaria e gestão predial. O 6° pavimento possui uma área para restaurante e convivência com terraço, além disso, possui 6 salas de aula, cada uma com capacidade para 50 alunos. A área externa comporta acesso para estacionamento de veículos, motos e local para colocação de bicicletas.
Figura 4: Espaços de uso comum do bloco principal de laboratórios do Instituto LITPEG. A) Acesso do hall central para elevadores sociais e escada de acesso ao centro de convenções do 1° pavimento; B) Vista do vão central do bloco de laboratórios; C) Área de recepção do auditório principal; D) e E) Auditório principal; F) Espaço de convivência para estudantes, técnicos e docentes, com local para restaurante no 6° pavimento.
Os 12 laboratórios do LITPEG estão relacionados a 8 grupos de pesquisa credenciados junto a ANP para o desenvolvimento de pesquisas financiadas com recursos da lei de participação especial. Estes laboratórios também estão credenciados no CNPq, e desenvolvem pesquisa com recursos captados a partir de editais e programas estabelecidos por organismos nacionais e internacionais de pesquisa. Estes laboratórios estão equipados com os mais modernos recursos nas áreas de análises químicas, análise de materiais geológicos, tecnologia de materiais para a indústria, biotecnologia, computação de alto desempenho, refino e petroquímica. Estes laboratórios contam com um importante parque de equipamentos, instalações para os pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação e técnicos (Figura 5).
Figura 5: Ambientes dos laboratórios instalados no LITPEG. A), B) e C) Salas do Laboratório de Análise de Combustíveis (LAC); D) Sala do Laboratório de Refino; E) Sala dos equipamentos de cromatografia do Laboratório de Biotecnologia (LABIOTA); F) Sala de caracterização do Laboratório de Micropaleontologia Aplicada (LAGESE); G) Sala de computação de alto desempenho do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV); H) Sala de aula do LCCV.
Também estão integrados ao LITPEG outros empreendimentos, estruturas de pesquisa e ensino, já existentes na UFPE que atuam na área de Petróleo e Energia: o Centro de Estudos e Ensaios em Riscos e Modelagem Ambiental (CEERMA), e o Laboratório de Monitoramento Ambiental (LMA), que estão localizados em área adjacente ao complexo do instituto.