- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Sessão de Cinema Pernambucano apresenta “A História da Eternidade”
Navegação Navegação
Destaques Destaques
Sessão de Cinema Pernambucano apresenta “A História da Eternidade”
Longa pernambucano será exibido neste sábado (3), na TVU, com recursos de acessibilidade
O programa “Sessão de Cinema Pernambucano”, da TVU (canal 11.1), exibe neste sábado (3), a partir das 21h, o longa “A História da Eternidade”, do diretor Camilo Cavalcante. O filme também será reapresentado no dia 10 deste mês, no mesmo horário.
“A História da Eternidade” se passa em um pequeno vilarejo no Sertão e conta três experiências de amor e desejo que revolucionam a paisagem afetiva dos moradores. É protagonizado por mulheres de diferentes faixas etárias e contextos de vida, mas também com semelhanças e sentimentos que as unem. Lançado em 2014, foi o primeiro longa-metragem dirigido por Camilo Cavalcante.
“O simbolismo da eternidade é uma vida nova que chega. No meio de todo um aparente caos, de uma aridez do sentimento, uma nova vida encharca, traz esperança, esse prolongamento da continuidade. É um título que, para mim, sugere algo muito poético, metafórico, que busca também que o espectador já participe do filme desde o título. O que é eternidade para ele?”, comentou o diretor. “Para mim, interessa realmente um cinema que seja poético, que exale poesia através das imagens, dos sons”, completou.
No elenco, o trabalho traz nomes como Cláudio Jaborandy, Débora Ingrid, Irandhir Santos, Leonardo França, Marcélia Cartaxo, Maxwell Nascimento e Zezita Matos. Além de contar com produções musicais especialmente criadas por Dominguinhos.
Camilo Cavalcante é produtor, roteirista e diretor desde 1995. Realizou 14 curtas, pelos quais já recebeu mais de 120 prêmios. Dirigiu, em parceria com Cláudio Assis, o documentário “Eu vou de volta”. Também produziu e dirigiu a série de televisão “Olhar”, exibida originalmente pelo Canal Brasil.
ACESSIBILIDADE - Nesta temporada da “Sessão”, o Núcleo de TV e Rádios Universitárias tem como foco a acessibilidade. Sendo assim, todos os filmes e as entrevistas com diretores contam com legendas, interpretação em Libras e audiodescrição. O projeto se tornou possível a partir da parceria entre a TVU, o Projeto Alumiar (Fundaj) e o programa de acessibilidade em Libras do curso de Letras-Libras da UFPE.
As exibições acontecem sempre aos sábados, no canal 11.1. Uma vez exibida cada obra, o sábado seguinte é de reapresentação, no mesmo horário, para aqueles que não puderam acompanhar ou desejem rever cada detalhe. É a TVU mantendo seu compromisso com a promoção da inclusão e acessibilidade a todos.