Projetos de Extensão Projetos de Extensão
Projeto
O Núcleo de Documentacão sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes (NuDoc) da UFPE é guardião é uma parte importante da memória dos movimentos sociais no Nordeste do Brasil. O objetivo deste projeto é colaborar com a preservação e divulgação da história e memória dos movimentos sociais que guardam registros documentais no acervo em tela. Desde a concepção até a execução, as ações propostas serão desenvolvidas sempre com foco na interdisciplinaridade e no diálogo com a sociedade, os movimentos estudantis e os movimentos sociais mais amplos. Para isso, o projeto conta com uma equipe técnica com coordenação dividida entre docentes de dois departamentos (História e Serviço Social), 19 estudantes voluntários de três cursos (História, Serviço Social e Jornalismo) e 1 discente do Programa de pós-graduação em História. Essa força-tarefa montada para salvar a memória dos movimentos sociais ainda terá o apoio de três parceiros externos que colaborarão para garantir a divulgação das atividades do Núcleo: i) Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O projeto estará completamente vinculado ao ensino e à pesquisa. A maior parte dos discentes envolvidos são estudantes do curso de Brasil República, de maneira que o coordenador da proposta trabalhará, em sala de aula, os conteúdos de maneira articulada com as fontes disponiveis no acervo do NUDOC. Ademais, além de higienizar, digitalizar e catalogar os estudantes realizarão pesquisa com a documentação (em sua maior parte inédita). Quatro estudantes que integram o projeto estão desenvolvendo pesquisas para o Trabalho de conclusão de Curso (TCC) com a documentação que será digitalizada. Os resultados do projeto serão divulgados nas redes sociais do NUDOC, em eventos de lançamentos de catálogos e em exposições itinerantes em diversas unidades de ensino. Esperamos que tanto o público interno quanto o externo (inclusive aquele formado por pessoas com deficiência auditiva e visual) à universidade possa tomar consciência acerca da importância da história e da memória dos excluídos, silenciados e subalternizados. Acreditamos que a perspectiva da chamada história vista de baixo" tem muito a contribuir com a promoção de uma visão critica da nossa sociedade.
Equipe
José Marcelo Marques Ferreira Filho (Orientador)
Anna Flavia Tavares de Andrade Santiago (Aluna Colaboradora)
Arthur Koury Xavier da Silva (Aluno Colaborador)
Beatriz Alves Cardoso (Aluna colaboradora)
Camila Alice Diogenes Barbosa (Aluna Colaboradora)
Clara Rost Barreto (Aluna colaboradora)
Daniel do Nascimento Silva (Aluno Colaborador)
Filipe da Silva Brito (Aluno Bolsista)
Gabriel Dias Abage (Aluno Colaborador)
Gabriel Marques Meireles Alves de Melo (Aluno Colaborador)
Hellen Rafaella Lima do Carmo (Aluna Colaboradora)
Jerson Raffael Pimentel Leite de Oliveira (Aluno Colaborador)
João Pedro Pereira de Barros de França (Aluno Colaborador)
Jose Guilherme Sieber Padilha Pandolfi (Aluno Colaborador)
Leticia Maria Barbosa (Aluna Colaboradora)
Lilyan Vitoria Araujo da Silva (Aluna Colaboradora)
Lucas Jose da Silva (Aluno Colaborador)
Marajoara Morais Ventura (Aluna Colaboradora)
Marcelo Augusto Salvador alves Martins (Aluno Colaborador)
Maria Luiza Azevedo da Silva (Aluna Colaboradora)
Rebeca de Souza Costa (Aluna Colaboradora)
Thawanny Victoria Santos Costa (Aluna Colaboradora)
Projeto
O projeto 'Preservação, difusão e pesquisa em acervos documentais sobre movimentos sindicais, populares e estudantis no Brasil contemporâneo' tem como equipe de planejamento e execução professores de Serviço Social e História e estudantes de História e Comunicação Social. O objetivo geral é ampliar a troca de saberes entre Universidade e movimentos sociais (MS) por meio do desenvolvimento de uma cultura de preservação e pesquisa com base em acervos de documentos produzidos por/sobre os movimentos operário, sindical, popular e estudantil. Os objetivos específicos envolvem a compilação e difusão de informações sobre acervos e atividades dos MS, com ênfase em Pernambuco; difusão do acervo do NUDOC; realização de formações com temas relacionados aos MS; e estimular a pesquisa com acervos documentais sobre os MS. Para atingir tais objetivos, promoveremos ações de comunicação por meios virtuais, com a atualização do site e redes sociais do NUDOC. Os bolsistas do projeto darão suporte às equipes de voluntários de demais projetos vinculados ao NUDOC, garantindo a abertura de salas, apoio técnico às ações de higienização, acondicionamento e digitalização do acervo documental. Serão responsáveis também por acompanhar eventuais pesquisadores e visitantes que queiram conhecer o NUDOC. A partir da catalogação parcial do acervo, fruto de projetos anteriores e em andamento, os bolsistas avançarão na inserção, no catálogo, dos links para os documentos digitalizados.
Equipe
José Marcelo Marques Ferreira Filho (Vice-Coordenador)
Maria do Socorro Abreu e Lima (Colaboradora)
Guilher Souto Carneiro da Cunha Coêlho (Aluno Bolsita - até julho de 2023)
Hugo José Cordeiro Vanderlei de Oliveira (Aluno Bolsita - até abril de 2024)
Filipe da Silva Brito (Aluno Bolsista - a partir de agosto de 2023)
Eduarda Daiany Rocha Silva (Aluna Bolsita - a partir de março de 2024)
Projeto
O Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes (NuDoc) da UFPE é guardião é uma parte importante da memória dos movimentos sociais no Nordeste do Brasil. O objetivo deste projeto é colaborar com a preservação e divulgação da história e memória dos movimentos sociais que guardam registros documentais no acervo em foco. Desde a concepção até a execução, as ações propostas serão desenvolvidas sempre com foco na interdisciplinaridade e no diálogo com a sociedade, os movimentos estudantis e os movimentos sociais mais amplos. Para isso, o projeto conta com uma equipe técnica com coordenação dividida entre docentes de dois departamento (História e
Serviço Social), e 11 estudantes voluntários de cinco departamentos (História, Serviço Social; Ciências Sociais, Gestão da Informação, Secretariado). Essa força-tarefa montada para salvar a memória dos movimentos sociais ainda terá o apoio de cinco parceiros externos que cooperarão para garantir a divulgação das atividades do Núcleo: i) três escolas federais (IFPE, CODAI e IF-Sertão PE nos municípios de Recife, São Lourenço da Mata e Floresta); ii) uma escola estadual (Olga Benário Prestes, localizada dentro da Colônia Penal Feminina, Bom Pastor) e iii) uma faculdade na Zona da Mata Sul do estado (no município de Palmares).
Equipe
José Marcelo Marques Ferreira Filho (Orientador)
Laura Yasmim Farias Silva (Aluna Bolsista)
Manuela Lima da Silva (Aluna Bolsista)
Ana Layza Santana Da Silva (Aluna colaboradora)
Camilla Matos Pereira Rodrigues Belmiro (Aluna Colaboradora)
Daniel do Nascimento Silva (Aluno colaborador)
Débora Kelly da Silva Ferreira (Aluna Colaboradora)
Gabriel Marques Meireles Alves de Melo (Aluno Colaborador)
Joycicleide Pereira de Santana (Aluna Colaboradora)
Karyne Thayane Mesquita de Santana (Aluna Colaboradora)
Maria Clara Dias Alfaia (Aluna Colaboradora)
Melissa Beatriz de Lima Silva (Aluna Colaboradora)
Rebeca de Souza Costa (Aluna Colaboradora)
Wolney Marney Alves da Silva Filho (Aluno Colaborador)
Projeto:
O projeto 'Preservação, difusão e pesquisa em acervos documentais sobre movimentos sindicais, populares e estudantis no Brasil contemporâneo' tem como equipe de planejamento e execução professores de Serviço Social e História e estudantes destes e outros cursos. O objetivo geral é ampliar a troca de saberes entre Universidade movimentos sociais (MS) por meio do desenvolvimento de uma cultura de preservação e pesquisa com base em acervos de documentos produzidos por/sobre os movimentos operário, sindical, popular e estudantil. Os objetivos específicos envolvem a compilação e difusão de informações sobre acervos e atividades dos MS, com ênfase em Pernambuco; difusão do acervo do NUDOC; realização de formações com temas relacionados aos MS; e estimular a pesquisa com acervos documentais sobre os MS. Para atingir tais objetivos, promoveremos ações de comunicação por meios virtuais, com a produção de boletins, atualização do site e redes sociais do NUDOC. As bolsistas do projeto darão suporte às equipes de voluntários dos projetos vinculados ao NUDOC, garantindo a abertura de salas, apoio técnico às ações de higienização, acondicionamento e digitalização do acervo documental. Serão responsáveis também por acompanhar eventuais pesquisadores e visitantes que queiram conhecer o NUDOC. A partir da catalogação parcial do acervo, fruto de projetos anteriores, as bolsistas avançarão na inserção, no catálogo, dos links para os documentos digitalizados.
Objetivos:
1 - Compilar e difundir informações sobre acervos e atividades dos movimentos sociais, com ênfase em Pernambuco.
2 - Divulgar o catálogo e acervo do NUDOC por meios virtuais como a página no site da UFPE e boletins online.
3 - Estimular a pesquisa com acervos documentais sobre os movimentos operário, sindical, popular e estudantil.
4 - Realizar articulações institucionais no âmbito da UFPE para garantir ao NuDoc a infraestrutura adequada para o acondicionamento do acervo e consulta de pesquisadores.
Equipe:
Soraia de Carvalho (Coordenadora)
José Marcelo Marques (Vice-Coordenador)
Maria do Socorro Abreu e Lima (Colaboradora)
Laura Yasmim Farias Silva (Bolsista)
Manuela Lima da Silva (Voluntária)
Marcela Dourado Aragão (Voluntária)
Projeto:
O projeto 'Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes: abertura do acervo a pesquisadores, exposição itinerante e debates' tem como objetivo adequar os espaços físicos conquistados pelo NUDOC e organizar os acervos físicos e digitais para que pesquisadores tenham seu acesso à documentação facilitado. Outra frente de atuação terá como destaque a reflexão sobre os dez anos da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC), criada pela Lei nº 14.688, de 1º de junho de 2012. O NUDOC é depositário de cópias físicas e digitais da referida comissão. O relatório e os repositórios documentais da CEMVDHC constituem fontes importantes para se compreender a violação de direitos promovida pelo Estado, sob a ditadura militar, tendo como vítimas militantes e intelectuais vinculados aos movimentos sindical, estudantil e popular. Para além da denúncia da repressão, difundiremos a ação criadora dos movimentos sociais no período e sua retomada a partir dos fins dos anos 1970. Daremos destaque às motivações, reivindicações, métodos de organização e luta das gerações que nos precederam.O público abrangerá a comunidade universitária, comunidade escolar, entidades estudantis, sindicais e populares.
Objetivos:
- Adequar o espaço físico recém adquirido pelo NUDOC para a visitação de pesquisadores.
- Promover ações de debate sobre a ação dos movimentos sindical, popular e estudantil sob a ditadura militar em Pernambuco.
- Realizar uma exposição itinerante com base nas informações do relatório da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara.
- Ampliar a formação discente e propiciar que possam ser protagonistas desta ação de extensão e cultura em torno do acervo do NUDOC.
Equipe:
Soraia de Carvalho (Coordenadora)
José Marcelo Marques Ferreira (Colaborador)
Maria do Socorro Abreu e Lima (Colaboradora)
Alberes Fabrício Simões da Silva (Discente Voluntário)
Ana Regina Pereira Gonçalo (Discente Voluntária)
Isabelly Pinto da Costa (Discente Voluntária)
Isaiane Virgínia Lima da Silva (Discente Voluntária)
Kátia Albuquerque Vieira do Carmo (Discente Voluntária)
Laura Yasmim Farias Silva (Discente Voluntária)
Leticia Rayane da Cunha Neves (Discente Voluntária)
Nelita Mikaela dos Santos (Discente Voluntária)
Manuela Lima da Silva (Discente Voluntária)
Marcela Dourado Aragão (Discente Voluntária)
Maria da Conceição Carvalho Ferreira Torres (Discente Voluntária)
Pollyana Barbosa da Silva (Discente Voluntária)
Rebeca Nascimento Pereira (Discente Voluntária)
Renata Lavina Alves de Araújo (Discente Voluntária)
Rodrigo Felipe Nascimento de Lima (Discente Voluntário)
Shirlaine Rosaly da Silva Serviço (Discente Voluntária)
Projeto
O projeto dá continuidade a projetos extensionistas anteriores do Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais Dênis Bernardes, tendo como objetivo geral estreitar o diálogo entre a Universidade e os movimentos sindical, popular e estudantil. O projeto se desdobra em ações de comunicação e acervo/memória. Do ponto de vista da comunicação, além de dar continuidade as atividades do projeto Preservação e difusão do acervo do NUDOC-UFPE sobre movimentos sindicais, populares e estudantis no Brasil contemporâneo (02/04/2019-30/12/2019), passou a produzir boletins online mensais com a divulgação de parte do acervo, relacionando-o com a conjuntura. A produção dos movimentos (eventos, publicações, cartilhas) também será divulgada, procurando despertar maior interesse na academia. Quanto ao Acervo do NuDoc, que abrange documentos do período da Ditadura civil-militar aos dias atuais, foram mantidas as ações de higienização, catalogação e digitalização, além do estímulo às organizações sindicais, populares e estudantis para que desenvolvam uma cultura de zelo por sua história e memória.
Equipe
Soraia de Carvalho (Orientadora)
Maria do Socorro Abreu e Lima (Orientadora)
Amanda Rayssa Ferreira de Vasconcelos (Aluna Colaboradora)
Daiana Ferreira de Almeida (Aluna Colaboradora)
Julia Lucas Correia (Aluna Bolsista)
Maria Gabriela Vieira de Souza (Aluna Colaboradora)
Stéphanie Alencar de Araujo (Aluna Bolsista)
Thalyta Kelle de Souza (Aluna Colaboradora)
Thuanye Maria Duarte Rocha (Aluna Coladoradora)
Bruna de Cássia Nascimento Bezerra (Externo)
Layla Beatriz Bezerra Araujo (Externo)
Maria Eduarda da Silva Santos (Externo)
Maria Eduarda Marques de Santana (Externo)
Proposta
O projeto dá continuidade a projetos extensionistas anteriores do Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais Dênis Bernardes. O objetivo do projeto é estreitar o diálogo entre a Universidade e os movimentos sindical, popular e estudantil. Se desdobrando em ações de comunicação e acervo/memória. O projeto se desdobra em ações de comunicação e acervo/memória. Do ponto de vista da comunicação, foi utilizada uma página na intertnet alimentada e atualizada sistematicamente com temas de interesse dos movimentos e a divulgação de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas prioritariamente na UFPE com o tema dos movimentos sindical, popular e estudantil. Quanto ao Acervo do NuDoc, foram desempenhas ações de higienização, catalogação e digitalização, além do estímulo às organizações sindicais, populares e estudantis para que desenvolvam uma cultura de zelo por sua história e memória.
Equipe
Soraia de Carvalho (Orientadora)
Maria do Socorro Abreu e Lima (Orientadora)
Julia Lucas Correia (Aluna bolsista)
Maria Gabriela Vieira de Souza (Aluna bolsista)
Proposta
O Projeto tem como objetivo geral repercutir de forma participativa, dialógica e interdisciplinar o registro audiovisual do movimento de ocupação de escolas em Recife. Seus objetivos específicos são: 1) Engajar os jovens ex-ocupantes nas sessões de exibição e debate do documentário, contribuindo com a reflexão sobre conjuntura, políticas educacionais e sujeitos coletivos; 2)contribuir com a formação dos graduandos envolvidos; 3) organizar o acervo de documentos, fotos, vídeos e depoimentos sobre as ocupações de escola e disponibilizá-los para outros pesquisadores; e 4) produzir conhecimento a partir da registrada. Para atingir estes objetivos, foram pensados cine-debates, minicurso sobre formas de organização política, reforma do ensino médio, lei da escola sem partido e novo regime fiscal; capacitaçõess a equipe, via NUDOC, para organizarmos o acervo de memória do projeto; integração a dimensão investigativa à extensão, tendo como produto um e-book.
Equipe
Soraia de Carvalho (Orientadora)
Adilson Aquino Silveira Júnior (Colaborador)
Amanda Belarmino Couto (Aluna colaboradora)
Débora Maria da Silva Adriano Tenório (Aluna Colaboradora)
Edméa Renata de Abreu Lima (Aluna Colaboradora)
Julia Lucas Correia (Aluna Colaboradora)
Letícia Gabrielle Lima da Costa e Silva (Aluna Colaboradora)
Maria Katarina Bezerra Cruz da Silva (Aluna Colaboradora)
Paulo Jackson Garcez Santos (Aluno Colaborador)
Priscila Serafim de Andrade (Aluna Colaboradora)
Regina Alice Rodrigues Araujo Costa (Aluna Colaboradora)
Sabrina Duarte Correa (Aluna Colaboradora)
Viviane Gomes de Araújo (Aluna Colaboradora)
Proposta
O Bora Ocupar buscou dar continuidade ao projeto 'Documentário sobre o movimento de ocupação de escolas na grande Recife (2016)' desenvolvido em 2017. Para registrar este movimento de enfrentamento às medidas do governo Temer e que lançou luz sobre os problemas da rede pública de ensino em Recife (municipal e estadual), foram realizados encontros com jovens que
protagonizaram as ocupações em 2016, equipe do projeto e convidados.
Equipe
Soraia de Carvalho (Orientadora)
Leilane Cruz Correia de Lima (Tecnica- administrativa colaboradora)
Alef Pedro Rodrigues Martins (Aluno Colaborador)
Allannys Alexia dos Santos (Aluna Colaboradora)
Ana Biatriz Santos de Souza (Aluna Colaboradora)
Ana Caroline Silva Oliveira (Aluna Colaboradora)
Dandara Gomes Cipriano (Aluna Bolsista)
Débora Maria da Silva Adriano Tenório (Aluna Colaboradora)
Edméa Renata de Abreu Lima (Aluna Colaboradora)
Giulianna Miguel (Aluna Colaboradora)
Julia Lucas Correia (Aluna Colaboradora)
Karine Augusta Felix Delgado Lessa (Aluna Colaboradora)
Kerolainy Kimberlin dos Santos Silva (Aluna Colaboradora)
Larissa Farias de Souza Silva (Aluna Colaboradora)
Laura Maria Silva (Aluna Colaboradora)
Letícia Gabrielle Lima da Costa e Silva (Aluna Bolsista)
Luana Maria Pereira Gonçalves de Andrade (Colaboradora)
Lujan Fragoso de Farias Júnior (Aluno Colaborador)
Maria Katarina Bezerra Cruz da Silva (Aluna Colaboradora)
Mateus da Silva Alves (Aluno Colaborador)
Paulo Jackson Garcez Santos (Aluno Colaborador)
Priscila Serafim de Andrade (Aluna Colaboradora)
Rayane Nicole Sinfronio da Silva (Aluna Colaboradora)
Rebeca Pereira Rodrigues (Aluna Colaboradora)
Sabrina Duarte Correa (Aluna Colaboradora)
Viviane Gomes de Araújo (Aluna Colaboradora)
Proposta
O Projeto teve como objetivo registrar a mémoria do movimento de ocupação das escolas na Região Metropolitana do Recife em novembro e dezembro de 2016, provocando uma reflexão sobre o tema abordado, compreendendo a organização do movimento das ocupações e contribuindo com o acervo documental sobre o movimento estudantil em Pernambuco.
Equipe
Soraia de Carvalho (Orientadora)
Leilane Cruz Correia de Lima (Tecnica- administrativa colaboradora)
Ana Caroline Silva Oliveira (Aluna Colaboradora)
Julia E. Dias Souza (Aluna Colaboradora)
Lujan Fragoso de Farias Júnior (Aluno Colaborador)
Mateus da Silva Alves (Aluno Colaborador)
Maurício Ferreira da Costa (Aluno Colaborador)
Rebeca Pereira Rodrigues (Aluna Colaboradora)
Victor Travassos de Carvalho (Aluno Colaborador)
Proposta
O Projeto teve como objetivo estruturar a comunicação entre os movimentos sociais, através do NUDOC, com o público interno da universidade e com a sociedade. O projeto buscou fazer cadastro de organizações sociais, entidades, pessoas, etc.; organizar informações sobre acervos dos movimentos sociais e seu andamento; disponibilizar produção acadêmica sobre o tema; e manter um boletim on line relacionado ao objetivo do Núcleo, com informações atualizadas semanalmente.
Equipe
Luiz Anastácio Momesso (Orientador)
Maria do Socorro Abreu e Lima (Orientadora)
Laís Guimarães Rodrigues de Freitas (Aluna Colaboradora)
Marcelo Santos Dantas (Aluno Bolsista)
Proposta
Este projeto tem por objetivo recolher, higienizar, digitalizar e disponibilizar para pesquisa e acesso dos movimentos sociais; documentos produzidos pelas mulheres trabalhadoras rurais que participavam da FETAPE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco), durante os anos de 1980. Nesta época, buscavam estruturar uma participação organizada nesta federação. Neste momento, as organizações de mulheres procuravam ampliar seu espaço de participação na sociedade brasileira. Contudo, no meio rural, isto era muito difícil; não só por causa do conservadorismo imperante no campo como também por viverem, ainda, no período ditatorial.
Equipe
Socorro Abreu (Orientadora)
Ana Camila Tarquino Da Gama (Aluna Colaboradora)
Elis Regina dos Santos (Aluna Colaboradora)
Maxuel de França Lima (Aluno Colaborador)
Marcelo Santos Dantas (Aluno Colaborador)
Proposta
Nesta ação integrada entre universidade e sociedade, valorizam-se os documentos como instrumento de pesquisa, como informação não apenas para professores e estudantes, mas aberta à fruição de todos os cidadãos e como fonte de conhecimento dos e para os movimentos sociais. Todas as atividades desenvolvidas, alinhadas ao ensino, pesquisa e extensão, estão focadas na preservação da memória das ações políticas e culturais dos movimentos sociais, contribuindo, no campo da ampliação e consolidação da cidadania, com a formação, informação e participação múltiplas na construção da cultura, da política, de um espaço e tempo coletivos, sem privilégios ou exclusões de classe, etnia e gênero. Este é um projeto que abarca o acervo do SINDBORRACHA-PE, cuja fundação data de 01 de setembro de 1972,que necessita da preservação da memória das suas trajetórias e lutas. Grosso modo,este projeto tem por desígnio desenvolver o que chamamos de cultura da memória, que consiste em estimular junto aos movimentos sociais a consciência da importância da preservação e organização dos seus documentos. Conjuntamente com lideranças e diretoria do sindicato, tenciona-se produzir, organizar, preservar e disponibilizar o acervo da entidade sindical valorizando, deste modo, documentos como instrumento de pesquisa, como informação não apenas para essa instituição, mas aberta à fruição de todos os cidadãos e como fonte de conhecimento dos e para os movimentos sociais.
Equipe
Luiz Momesso (Orientador)
Aurélio Britto (Aluno Colaborador)
Bruno Spinelli (Aluno Colaborador)
Leilane Cruz Corrreia de Lima (Técnico-administrativo colaborador)
Proposta
A biblioteca do SOS Corpo, com diversos materiais sobre “mulheres e feminismo” - é um centro de documentação único no Nordeste, voltado para a organização de um acervo que contribui para a memória e a reflexão crítica sobre as relações sociais entre mulheres e homens, nas suas dimensões de gênero, raça e classe. A busca da comunidade acadêmica de nosso Estado por informações atualizadas - e a partir de fontes do movimento feminista - tem sido uma constante nos anos de funcionamento da biblioteca. Este acervo é constituído por publicações avulsas e periódicos, vídeos e programas de rádio, fotografias (impressas e digitais), cartazes e panfletos. Em 2011, teve início uma tentativa de catalogação do acervo de publicações, que hoje contem aproximadamente 5 mil títulos. Os demais materiais (audiovisuais, imagens, cartazes, panfletos e outros documentos, inclusive manuscritos) ainda carecem de tratamento.
Com este projeto temos o propósito de ampliar as condições para: manter em funcionamento, ampliar o acesso e as ações de um centro de documentação dotado de um acervo singular, que contribui para a preservação da memória do movimento feminista em Pernambuco, sendo referência não somente no Estado, mas no Nordeste e no Brasil.
Equipe
Raldianny Pereira (Orientadora)
Carla Sellan (Aluna Colaboradora)
Eduardo Castro (Aluno Colaborador)
Felipe Santos (Aluno Colaborador)
Matheus Oliveira (Aluno Colaborador)
Proposta
O Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais da UFPE (NuDoc - UFPE) objetiva recolher, organizar e divulgar documentos produzidos ou relativos a movimentos sociais. Para isso, o NuDoc articula diversos projetos de extensão, cuja principal atividade é o salvamento e a organização de acervos documentais pertencentes a movimentos sociais de Pernambuco. Com esse trabalho, visa-se promover entre os integrantes de ONG'S, sindicatos, associações de bairros e movimentos sociais em geral uma cultura de preservação de suas memórias e histórias de luta. Esta ação em específico tem o objetivo de digitalizar e disponibilizar ao público três conjuntos documentais: o acervo dos jornais 'O grito do Nordeste' da ACR (Ação Católica Rural), os documentos do fundo POLOP (Organização Política Operária) - estes dois atualmente sob a salvaguarda do próprio NuDoc - e o acervo de publicações do setor regional Nordeste II da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Ao conferir formato digital e disponibilizar este material para consulta pública, o NuDoc pretende contribuir para o fortalecimento da história e da memória dos trabalhadores/as de Pernambuco, tanto dentro quanto fora dos muros da Universidade.
Equipe
Socorro Abreu (Orientadora)
Davi Costa Aroucha (Aluna Claboradora)
Maxuel de França Lima (Aluno Colaborador)
Proposta
O objetivo deste projeto é dotar o NUDOC dos meios para preservar a História e a Cultura dos movimentos sociais. Além disso, este ano será realizado um trabalho paralelo de conservação e catalogação do acervo documental mais recente da Comissão Pastoral da Terra (CPT- NE). Para tanto, serão realizadas atividades de ampliação, organização, informatização e disponibilização do acervo do NUDOC e CPT por meio do recolhimento de outros documentos, implementação de um sistema eletrônico que reúna informações sobre outros centros de memória e manutenção de um serviço de atendimento ao público. Com tais atividades, espera-se fortalecer uma cultura de preservação da memória nos movimentos sociais, evitando que documentos insubstituíveis se dispersem ou desapareçam, valorizando, assim, suas identidades, e estimulando atividades conjuntas entre Sociedade e Universidade, fomentando a pesquisa sobre os movimentos sociais de Pernambuco e do Brasil.
Equipe
Proposta
Este projeto, feito em parceria com o NuDoc (Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes), pretende recuperar, organizar e catalogar o acervo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço da Mata (STR São Lourenço da Mata). A escolha deste sindicato se deve à importância histórica da entidade, pioneira nas lutas sindicais no meio rural de Pernambuco e do Brasil. Além do trabalho documental, o contato com os que fazem a entidade visa a difusão de uma cultura de preservação da memória e história dos movimentos sociais do estado, como instrumento para fortalecer a organização dos trabalhadores. A ação beneficiará também pesquisadores, estudantes e professores; pois tornaremos acessível uma importante documentação sobre a história da Zona da Mata.
Equipe
Christine Dabat (Orientadora)
Afonso Bezerra (Aluno Colaborador)
Mateus Melo (Aluno Colaborador)
Paula Silva (Aluna Colaboradora)
Proposta
Nesta ação integrada entre universidade e sociedade, valorizam-se os documentos como instrumento de pesquisa, como informação não apenas para professores e estudantes, mas aberta à fruição de todos os cidadãos e como fonte de conhecimento dos e para os movimentos sociais. Todas as atividades desenvolvidas, alinhadas ao ensino, pesquisa e extensão, estão focadas na preservação da memória das ações políticas e culturais dos movimentos sociais, contribuindo, no campo da ampliação e consolidação da cidadania, com a formação, informação e participação múltiplas na construção da cultura, da política, de um espaço e tempo coletivos, sem privilégios ou exclusões de classe, etnia e gênero. Este é um projeto que abarca o acervo do SINDBORRACHA-PE, cuja fundação data de 01 de setembro de 1972,que necessita da preservação da memória das suas trajetórias e lutas. Grosso modo,este projeto tem por desígnio desenvolver o que chamamos de cultura da memória, que consiste em estimular junto aos movimentos sociais a consciência da importância da preservação e organização dos seus documentos. Conjuntamente com lideranças e diretoria do sindicato, tenciona-se produzir, organizar, preservar e disponibilizar o acervo da entidade sindical valorizando, deste modo, documentos como instrumento de pesquisa, como informação não apenas para essa instituição, mas aberta à fruição de todos os cidadãos e como fonte de conhecimento dos e para os movimentos sociais.
Equipe
Luiz Momesso (Orientador)
Aurélio Britto (Aluno Colaborador)
Bruno Spinelli (Aluno Colaborador)