Corpo Docente Corpo Docente

 

 

CORPO DOCENTE - PROFESSORES(AS) PERMANENTES

     

Dr. Alberto Ricardo Pessoa - UFPB

Pós-doutor em Sociologia pela UFPB (2014). Professor Associado na mesma instituição. Possui Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (2003), Mestrado em Artes Visuais pela UNESP (2006) e Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). É professor do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE), em nível de Mestrado, e Vice-Coordenador do mesmo programa.

Interesses de Pesquisa: Artes Visuais, Comunicação, Quadrinhos, Ilustração, Letras e Sociologia

E-mail: albertoricardopessoa@gmail.com

Links de interesse:

Currículo Lattes

ORCID

Projetos de pesquisa

Grupo de pesquisa

 

 

Dr. Erinaldo Alves do Nascimento - UFPB

É graduado em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor Associado, da Universidade Federal da Paraíba, lecionando na Licenciatura em Artes Visuais (UFPB) e no Mestrado em Artes Visuais (UFPB/UFPE). É autor do livro "Ensino do desenho: do artífice/artista ao desenhista auto-expressivo (2010) e co-autor do livro "Ensaios pós-metafísicos: poesia, ética e pesquisa (2009). É autor de artigos e capítulos de livros em várias publicações. Tem experiência na área de Artes, com foco no ensino das Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, ensino de arte, cultura visual, história do ensino das arte visuais, metodologias de ensino e cidadania cultural, entre outros temas conexos.

Interesses de Pesquisa: Artes Visuais, História do Ensino das Artes Visuais; Cultura Visual; Metodologias de Ensino da Arte; Cidadania Cultural.

E-mailerinaldoalves2011@gmail.com 

Links de interesse:

Currículo Lattes

ORCID

Projetos de pesquisa

Grupo de pesquisa 1 

Grupo de pesquisa 2

 

 

Dr.ª Fabiana Souto Lima Vidal - UFPE

Doutora em Educação pela UFPE (2016); Mestre em Educação - UFPE (2011); Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas - UnB (2006); Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas - UFPE (2005). Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Integrante da Rede de Representantes da Federação de Arte/Educadores do Brasil - FAEB/PE - (biênio 2019-2020). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE), pesquisadora do Grupo Arte na Pedagogia (GPAP - Universidade Mackenzie - SP) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professor e Profissionalização Docente (UFPE).

Interesses de Pesquisa: Artes Visuais, Ensino de Artes, Estudos Culturais e Artes

E-mail: fabiana.vidal@uol.com.br 

Links de interesse:

 Currículo Lattes

ORCID

Projetos de pesquisa

Grupo de pesquisa 1

Grupo de pesquisa 2 

 

 

Drª. Flora Romanelli Assunção

Artista e professora, doutora (2019), mestre (2014) e graduada (2008) em artes visuais pelo Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, com bolsas da FAPESP e da CAPES. Doutorado com período de Pesquisadora Visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (EINA-UAB). Em sua produção artística pesquisa técnicas e materiais diversos, sejam desenho, gravura, pintura, instalações e intervenções urbanas etc. Trabalha paralelamente a extensão do desenho para o espaço arquitetônico e a escala da miniatura. Atualmente leciona na graduação como Professora de Artes Visuais na UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e no PPGAV-UFPE/UFPB. Anteriormente lecionou no ensino superior no CAC-UFPE e na Unicap. Membro do Conselho Editorial da Revista Têmpera (ISSN 2675 0295 impresso e ISSN 2674 5909 online). Recebeu os prêmios FUNARTE Arte Monumento Brasil2016, Prêmio SESI-SP Ocupação Artística 2013-14, ArteRef de Arte Contemporânea em 2013, 1° Prêmio no 10° Salão Elke Hering, Blumenau-SC em 2012, Prêmio Destaque do Júri no 16° Encontro de Artes Plásticas de Atibaia em 2007 e em 2002 recebeu o 1° Prêmio Nascente 12. Em 2014 foi indicada a Melhor Exposição do Ano pelo Guia Folha de S. Paulo e foi finalista do Prêmio EDP Energias na Arte do Instituto Tomie Ohtake-SP em 2010. Possui obras em acervos institucionais no Brasil (Paço Municipal de Guarulhos-SP, Pinacotecas de Atibaia-SP e de Maceió-AL e MAB-SC), China (Bienal de Guanlan), Espanha (Cabildo de La Palma e Espronceda-Barcelona) e Portugal (Bienal Douro). E trabalhos publicados em diversos catálogos de exposições e revistas de arte. Realizou exposições individuais e intervenções urbanas/arquitetônicas no Brasil em galerias (Emma Thomas e Vermelho em SP), SESC-SP, SESI-SP e Oficina Cultural Oswald de Andrade em SP, Pinacoteca de Maceió-AL e Galeria Janete Costa e MAMAM em Recife. Participou de coletivas e salões de arte nos EUA, Japão, Argentina, Alemanha e Portugal, além de em vários estados no Brasil (Centro Cultural São Paulo, Paço das Artes-SP, MAC-SP, Instituto Tomie Ohtake, Centro Universitário Maria Antônia USP, ArtePará 2010 e 2014, 12°SNAI-SC, 42°SAC-Piracicaba, 62° Salão de Abril-CE, Salão Luiz Sacilotto de S. André-SP, UFES/Vitória-ES etc)

Interesses de Pesquisa: Artes Visuais, Arte Contemporânea; Poéticas Visuais; Processos Criativos em Artes Visuais

E-mailflora.assumpcao@univasf.edu.br

Links de interesse:

Cúrrículo Lattes

ORCID

Projetos de pesquisa

 

 

Dr. João de Lima Gomes - UFPB

Possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (1982), Técnico em "Single sistem" no Atelier Varan-Paris (1984), mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-USP (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é proferssor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Documentário, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, documentários, comunicação audiovisual.

Interesses de Pesquisa: Artes, Culturas Visuais; Comunicação Audiovisual; Interfaces Audiovisuais; Documentários; Cinema

E-mail: jdlg@uol.com.br

Links de interesse:

 
 
 
 
 
 
 
 
Dr.ª Luciana Ferreira da Costa - UFPB
 

Doutora em História e Filosofia da Ciência especialidade em Museologia pela Universidade de Évora, Portugal, com reconhecimento no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais correspondente ao título de Doutora em Ciência da Informação. Mestra em Ciência da Informação e Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Compõe o núcleo docente permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco. Recebeu o Prêmio Nacional de Dissertação em Ciência da Informação - 1º lugar - pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). É Editora do periódico científico Perspectivas em Gestão & Conhecimento (PG&C). Líder da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMUS). Tem experiência na área da Ciência da Informação, com interesse nos seguintes temas: estudos de uso da informação, comportamento e competência em informação, produção e comunicação científica, genealogia acadêmica, produtivismo acadêmico, ensino da Museologia, memória, patrimônio, educação patrimonial, estudos de público em museus. 

Interesses de Pesquisa: Artes Visuais, Ensino em Museologia; Gestão de Museus; Função Social dos Museus; Estudos de público em Museus; Memória; Patrimônio,  Educação Museal; Educação Patrimonial; Curadoria e Exposições.

E-maillucianna.costa@yahoo.com.br 

Links de interesse:

Currículo Lattes

ORCID

 Projetos de pesquisa

Grupo de pesquisa

 

 

Dr.ª Luciana Borre Nunes - UFPE

Professora Adjunta e coordenadora dos Cursos de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado - da Universidade Federal de Pernambuco. Professora no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2014). No período de janeiro de 2013 a janeiro de 2014, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Universidade Publica de Navarra, Espanha. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação (GPCVE). Mestre em Educação pela PUCRS (2008); especialista em Gestão e Planejamento Escolar pela PUCRS (2006) e graduada em Pedagogia pela UFRGS (2004). Escreveu os livros: "Cultura Visual tramando gênero e sexualidades na escola" e "As Imagens que Invadem as Salas de Aula: reflexões sobre Cultura Visual". Atuou como professora de Séries Iniciais e Artes Visuais na Educação Básica. 

Interesses de Pesquisa: Artes Visuais, Ensino de Artes Visuais; Cultura Visual; Gênero; Sexualidade; Visualidades; Contextos Educativos.

E-mail: lucianaborre@yahoo.com.br 

Links de interesse:

Currículo Lattes

ORCID

Projetos de pesquisa

Grupo de pesquisa 1

Grupo de pesquisa 2

 

 

 

 

Dr.ª Madalena de Fátima Zaccara - UFPE

Doutora em História da Arte Université Toulouse II, França. Pós-Doutora pela Universidade de Paris-Sorbonne IV, UP IV, França e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Porto, FBAUP, Portugal.

Interesses de Pesquisa: História da Arte; Crítica de Arte; Arte e Política. Feminismo na Arte. 

Links de interesse:

Currículo Lattes

Projetos de pesquisa

 

 

 

Dr. Marcelo Farias Coutinho - UFPB

Marcelo Coutinho é artista e escritor. Graduado em Artes Visuais pela UFPE, é mestre em Teoria da Comunicação pela UFPE e doutor em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Por 20 anos, entre os anos de 1997 e 2017, Coutinho foi professor do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE. Em 2017 foi convidado para lecionar no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba onde hoje atua. É professor do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais UFPE-UFPB, coordena o Grupo de Pesquisas em Poiésis e Autopoiésis onde desenvolve e orienta pesquisas teóricas e poiéticas a partir das relações entre arte e vida, através do encontro de linguagens diversas.
Marcelo Coutinho foi um dos artistas convidados em 2012 para a 30ª Bienal Internacional de São Paulo. Integrou várias edições do Panorama da Arte Brasileira, produzido pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Esteve presente em Caminhos do Contemporâneo: Arte Brasileira de 1952-2002, ampla mostra retrospectiva dos últimos 50 anos de arte brasileira, produzida pelo Paço Imperial do Rio de Janeiro; em 1998.
Em 1998 foi premiado no XVI Salão Nacional de Artes Plásticas, promovido pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e pela Funarte.
Em 2001 ganhou a Bolsa Artista-Pesquisador e recebeu menção honrosa na mostra O Artista Pesquisador, promovida pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Em 2004 foi contemplado com o prêmio Bolsa Vitae Artes Visuais, da Fundação Vitae, São Paulo, SP. Em 2005 ganhou a Bolsa de Pesquisa em Artes, do Salão de Artes Plásticas de Pernambuco e Fundarpe, PE. Foi um dos artistas convidados para o projeto Novos Rumos Visuais, do Instituto Cultural Itaú, SP, além de participar de várias edições do Salão Pernambucano de Arte.
Em 2011 ganhou o Prêmio Fundaj Videoarte-2011 realizando o filme Soarsso.
Em 2010 seu filme Ô foi indicado para premiação como melhor curta metragem de ficção no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2010 pela Academia Brasileira de Cinema, RJ. Ô também foi premiado em 2010 no XIX Festival de Vídeo do Recife, recebeu indicação para o Prêmio Caríssima Liberdade na Mostra do Filme Livre, RJ e participou de diversos festivais nacionais de cinema.
Em 2014 foi convidado para a coletiva nacional Grande Área Funarte, Funarte - MinC. Representou o Brasil na exposição Mistura + Confronto, na Cidade do Porto, Portugal, na exposição Ampazonas, organizada pelo Ministério de Cultura da Bavária, Alemanha e na Exposição Territoires Transitoires, no Palais de la Porte Dorée, Paris, França.
Em 2007 foi premiado no Edital Arte e Patrimônio Petrobras/ Minc /Paço Imperial com Projeto Dois Vazios, realizando o filme Ô.
Em 2016 foi indicado para o Prêmio Pipa de Arte Contemporânea, organizado pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e o Instituto Pipa.
Possui obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo-SP, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro-RJ, Museu de Arte Moderna da Bahia-BA, Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, Recife-PE, Fundação Bienal de São Paulo-SP, Fundação Joaquim Nabuco-Recife, PE, Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa-PB.

 Interesses de Pesquisa: Artes Visuais, Abordagens da Complexidade; Interações entre linguagens artísticas; Cinema Experimental; Processos de Criação em Arte Contemporânea.

E-mail: nosfate@gmail.com 

Links de interesse:

Currículo Lattes

ORCID

 Projetos de pesquisa

Grupo de pesquisa 1

Grupo de pesquisa 2

 

 

 

Dr.ª Maria Betânia e Silva - UFPE

Doutora em Educação (PPGE UFMG)

Interesses de Pesquisa: História do Ensino das Artes Visuais; Metodologias do Ensino da Arte; Memórias; Formação Docente; Práticas Pedagógicas em Arte.

Links de interesse:

Currículo Lattes

 Projetos de pesquisa

 

 

 

Dr.ª Maria Emília Sardelich - UFPB

Doutora em Educação (PPGE UFBA)

Interesses de Pesquisa: Ensino de Artes Visuais; Cultura Visual; Formação Docente; Imagens; Metodologias e intervenções pedagógicas.

Links de interesse:

Currículo Lattes

 Projetos de pesquisa

 

 

 

 

Dr.ª Maria das Vitórias Negreiros do Amaral  - UFPE

Doutora em Artes (PPGA ECA USP). Pós-Doutora pela Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha. 

Interesses de Pesquisa: Ensino de Artes Visuais; Arte/Educação; Gênero; Cultura; Antropologia do Imaginário.

Links de interesse:

Currículo Lattes

 Projetos de pesquisa

 

 

 

 

Dr. Robson Xavier da Costa - UFPB

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFRN). Pós-Doutor em Estética e História da Arte pelo MAC USP. 

Interesses de Pesquisa: Arte e Arquitetura Contemporâneas; Museologia; Curadorias; Mediação Cultural; Estudos de Públicos em Museus; Educação em Artes Visuais; Arte e Inclusão; Arteterapia.

Links de interesse:

Currículo Lattes

 Projetos de pesquisa

 

 

 

 

Dr.ª Sabrina Fernandes Melo - UFPB

Doutora em História (PPGH UFSC). Pós-Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Interesses de Pesquisa: História, Teoria e Crítica da Arte, Estudo das Imagens, Museus, Museologia, Coleções, Exposições, Patrimônio e Cidades.

Links de interesse:

Currículo Lattes

 Projetos de pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CORPO DOCENTE - PROFESSORES(AS) VISITANTES

 

 

Dr. Rui Miguel Paiva Chaves - UFPB

Professor/Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Arte Visuais da Universidade Federal da Paraíba. Professor Visitante Estrangeiro Pleno. Pós doutor pelo departamento de música (2015-2018). Ex-bolsista Pós-Doutorado FAPESP (2014/15978-9): 2015-2018. Doutorado em Música pela Queen´s University Belfast (2009-2013), com premiação de Researcher Plus. Ex-bolsista Fundação Ciência e Tecnologia (SFRH / BD / 60519 / 2009): 2009-2013. Ex-bolsista Mobilidade Banco Santander (Abril-Junho 2010) Mestrado em Sonic Arts (2008-2009). Ex-bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian (Bolsa de valorização e especialização artística na área de Teatro): 2008-2009. Graduação em Som e Imagem pela Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha. Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão. Atua na área de Artes Visuais, com interesse em: Arte Sonora; Arte Conceitual; Arquivos; Curadorias Não-Institucionais; Performance; Historiografia e crítica de arte decolonial.

Interesses de Pesquisa:  Arte Sonora; Estudos do Som; Curadorias; Estudos decoloniais; Estudos de Performance

 E-mail: rui.chaves@gmail.com

Links de interesse:

Currículo Lattes

ORCID

 Projetos de pesquisa

 

 

Dr.ª Fabíola Cristina Alves - UFPB

Doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Pós-Doutora pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Interesses de Pesquisa: Estética, História da Arte, Processos Criativos e Poéticas.

Links de interesse:

Currículo Lattes

 Projetos de pesquisa

 

 

CORPO DOCENTE - PROFESSOR(A) COLABORADOR(A) 

Dr. Milton Silva dos Santos- UFPB/ Bolsista PNPD

Doutor em Antropologia Social (UNICAMP). Professor colaborador e pesquisador de pós-doutorado (CAPES), PPGAV-UFPB/UFPE. Possui mestrado, graduação e licenciatura em Ciências Sociais - Área de concentração em Antropologia, PUC-SP, 2007. Atuou nos núcleos de Pesquisa e Educação do Museu Afro Brasil e noutras instituições culturais e museológicas do Estado de São Paulo. Foi professor-formador na ONG Ação Educativa, Pesquisa e Formação, no Projeto A Cor da Cultura (Canal Futura) e noutros projetos de formação continuada para professores, atuando nas áreas de educação para as relações étnico-raciais e cultura, arte e religiosidade afro-brasileiras nos currículos escolares. Tem atuação nos seguintes campos temáticos: Antropologia/Antropologia das populações afro-brasileiras; religiões de matrizes africanas no Brasil; arte afro-brasileira (também designada como arte negra ou arte afrodescendente); religião, educação e laicidade nos sistemas oficiais de ensino; gênero, sexualidade e religião. Membro pesquisador do GPEAV - Linha de Pesquisa: Cultura Visual e Educação para as Relações Étnico-raciais, UFPB, Diretório de Pesquisa, CNPq.

Interesses de Pesquisa: Artes Visuais, História do Ensino das Artes Visuais; Cultura Visual; Metodologias de Ensino da Arte; Cidadania Cultural.

Áreas de Atuação educação para as relações étnico-raciais (leis federais 10.639/03 e 11.645/08); arte visual afro-brasileira (também designada como arte negra ou arte afrodescendente); ressonâncias da antropologia na arte contemporânea (gênero, raça, etnicidade). 

E-mail: erinaldoalves2011@gmail.com 

Links de interesse:

Currículo Lattes

ORCID

 Projetos de pesquisa

Grupo de pesquisa 1

Grupo de pesquisa 2