O Programa O Programa

O Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPE/UFPB), em nível de Mestrado, foi criado mediante uma associação ampla entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), visando fomentar o desenvolvimento de pesquisas em/sobre Arte e atendendo a considerável demanda por cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu em Artes/Artes Visuais no Nordeste brasileiro.

Seus objetivos estão voltados para possibilitar a formação de pesquisadores e a qualificação de pessoal para atuar na área de Artes Visuais e seu ensino, com capacidade para planejar e executar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão, com abertura para a interdisciplinaridade e a transversalidade do conhecimento.

O egresso do Programa será um pesquisador em Artes Visuais, estando apto a desenvolver atividades de pesquisa, associando-as ao ensino, produção e mediação cultural e outras especificidades do campo das Artes Visuais.

O Mestrado estará sob a Coordenação alternada a cada ano nas duas instituições associadas, funcionando um ano na UFPE e outro na UFPB, sendo assim, a Coordenação Geral e Vice-Coordenação Geral e a Coordenação Local e Vice-Coordenação Local pertencerão a cada uma delas pelo mesmo prazo. A Instituição sede da Coordenação Geral do Programa se responsabilizará pela seleção dos alunos, matrícula, oferta de disciplinas, atividades de orientação e expedição de diplomas aos estudantes.

O Curso de Mestrado em Artes Visuais PPGAV UFPE/UFPB funciona desde 2010, com entradas anuais. O curso é ofertado gratuitamente e o acesso é feito mediante processo seletivo público. Dispõe de bolsas de demanda social da CAPES, orientando-se por critérios estabelecidos pelas agências e/ou pelo Colegiado do Programa.

Os objetivos institucionais do Programa são:

a) formar pesquisadores que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão da pesquisa ensino na área de Artes Visuais;
b) qualificar recursos humanos especializados na área de Artes Visuais;
c) capacitar docentes e pesquisadores para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão; 
d) estimular a produção de conhecimentos relevantes para a história, teoria, processos de criação e ensino das Artes Visuais.

O PPGAV UFPE/UFPB é, antes de tudo, um programa acadêmico de formação para a pesquisa e tem como área de concentração o Ensino das Artes Visuais. A partir de uma compreensão ampla de educação envolvendo pesquisas em história, teoria, crítica, poéticas artísticas e ensino de artes visuais. 

  • Coordenadora na UFPB: Prof.ª Dr.ª Sabrina Fernandes Melo
  • Vice-Coordenador na UFPB: Prof. Dr. Alberto Ricardo Pessoa
  • Coordenadora na UFPE: Prof.ª Dr.ª Maria das Vitórias Negreiros do Amaral
  • Vice-Coordenadora na UFPE: Prof.ª Dr.ª  Fabiana Souto Lima Vidal

 

Linha 1:

PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ARTES VISUAIS

Objetiva investigar aspectos relativos à Educação em Artes Visuais com ênfase no Nordeste brasileiro em diálogo com contextos nacionais e internacionais. A linha de pesquisa volta-se para os fundamentos teóricos, históricos, metodológicos e artísticos dos processos educativos em Artes Visuais, entendendo a educação em sua concepção mais ampla que envolve diferentes situações educativas para além da instituição escolar. Contempla investigações em espaços formais, não-formais e informais de ensino/aprendizagem. Objetiva refletir sobre os processos e percursos de formação docente, artística e criativa dos profissionais que atuam nos espaços educativos em Artes Visuais, possibilitando também aprofundar os conhecimentos acerca dos processos e percursos de aprendizagens significativas e inclusivas de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Intenciona investigar as práticas artísticas e criativas dos docentes e da docência e as memórias relativas ao campo.

Dr. ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO - UFPB

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Educação da Cultura Visual - subjetivações em imagens, resistência e processos de aprendizagem na educação em diferentes contextos 2017- Atual
RESUMO

Descrição: Esta pesquisa trata dos efeitos de subjetivação provocados por imagens, gerando atitudes de resistência e outros processos de aprendizagem em diferentes contextos educacionais.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Geane Angélica Barreto Gomes - Integrante / Edilania Vívian Silva dos Santos - Integrante / Julie Alexandra Vieira de Lima - Integrante / Clayton Araújo da Silva - Integrante.

DOCENTES COLABORADORES:

Erinaldo Alves do Nascimento - Coordenador / Maria Emília Sardelich - Integrante / Milton Silva dos Santos (Bolsista PNPD) - Integrante
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

Drª. FABIANA SOUTO LIMA VIDAL - UFPE

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Teoria e prática entr(es)paços da Arte na Pedagogia 2016- Atual
RESUMO

Descrição: Dando continuidade às pesquisas realizadas junto ao GPAP - Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia, inicia-se uma nova pesquisa. Seguindo a mesma dinâmica já realizada, onde dados levantados coletivamente se prestam a diferentes focos de análises de acordo com os interesses dos professores envolvidos, a pesquisa se inicia coletivamente nas suas primeiras fases e se abre como um amplo guarda-chuva que abriga outros com focos específicos, mas conectados ao campo maior da arte na Pedagogia nos primeiros 15 anos do século 21. O seu locus se instaura nas pesquisas e estudos realizados neste período, focalizando especialmente 2011-2003 e 2013-2015 por meio do levantamento de artigos publicados em anais de congressos importantes para a área (CONFAEB, ANPAP, ABEM, ABRACE, ANPED, ENDIPE, Congresso Estadual de Formação de Educadores e Congresso Nacional de Formação de Educadores). Posteriormente será realizado um levantamento de dissertações e teses defendidas, livros publicados, artigos em periódicos (qualis A 1 e 2, B1 e 2).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Maria José Braga Falcão - Integrante / Susana Rangel Vieira da Cunha - Integrante / Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Integrante / Daniel Bruno Momoli - Integrante / Fábio Wosniak - Integrante / Magali Oliveira Kleber - Integrante / Monique Traverzim - Integrante / Pascoal Fernando Ferrari - Integrante / Wasti Silvério Ciszevcski Henriques - Integrante / Thaíse Luciane Nardim - Integrante / Ana Paula Abrahamian de Souza - Integrante / Lucia Maria Lombardi - Integrante / Sidiney Peterson F. de Lima - Integrante / Mirza Ferreira - Integrante / Stella Aguillera Arante - Integrante / Jonas Nogueira J - Integrante / Juliana Carnasciali - Integrante.

DOCENTES COLABORADORES:

Fabiana Souto Lima Vidal - Integrante / Mirian Celeste Dias Ferreira Martins - Coordenador 

  

TÍTULO DO PROJETO 02

PERÍODO

Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação - GPECAE

2016- Atual

RESUMO

Descrição: O Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação, formalizado em maio de 2016 reúne pesquisadores(as) dedicados(as) ao debate sobre os Estudos Culturais em Educação partindo do entendimento de que estudar educação não é somente olhar para dentro dos muros da escola, mas sim, dar ênfase ao conjunto de produção cultural de uma sociedade, com sua diversidade de textos e práticas. Trata-se de pensar, sobretudo, sobre os modos pelos quais os artefatos, instituições e espaços têm atuado na constituição de sujeitos, na medida em que produzem e fazem circular saberes e práticas e, portanto, pedagogias que implicam em modos de ser e estar na cultura. Comungando com estes pressupostos buscamos também fortalecer uma rede de pesquisadores(as) que transitam no campo epistêmico da Arte/Educação em suas diferentes linguagens: Artes Visuais, Dança, Teatro e Música..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiana Souto Lima Vidal - Integrante / Ana Paula Abrahamian de Souza - Coordenador.

Drª. LUCIANA BORRE NUNES - UFPE

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Formação de Professoras/es, Educação da Cultura Visual, Gênero e Sexualidades 2014- Atual
RESUMO

Descrição: Esta investigação busca mapear os embates, enfrentamentos e possibilidades que professoras/es em processo de formação encontram em relação a questões de gênero e sexualidade no âmbito formal e não formal de ensino. E ainda, verificar como ocorre o processo de formação de professoras/es no campo da Educação da Cultura Visual, em um viés narrativo artográfico, para o trabalho artístico-pedagógico com questões de gênero e sexualidade.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) .  

Integrantes: Luciana Borre Nunes - Coordenador / Suelen Aquino - Integrante / Luana Andrade - Integrante / Veruschka Pereira Greenhalgh - Integrante / Marcos Paulo Gomes Miranda - Integrante / Jacilene Borba - Integrante / Janilson Lopes - Integrante / Ingrid Borba - Integrante / Lizandra Santos - Integrante / Silvia Oliveira Pereira - Integrante / Priscila Ferreira Agostinho - Integrante / Mariana Melo - Integrante.

 

TÍTULO DO PROJETO 02

PERÍODO

Cultura Visual e Subjetividade: A imagem como mediação entre indivíduo e cotidiano em contextos educativos

2006- Atual

RESUMO

Descrição: O projeto tem por objetivo investigar e desenvolver uma teorização sobre a imagem visual, suas representações e o modo como mediam a relação indivíduo-cotidiano. Examina as relações entre imagem, subjetividade e significado discutindo formas de circulação da imagem como artefato cultural. Analisa a manifestação de significados como resultado da interação imagem, intérprete e contexto. Estuda a imagem como representação social e como estratégia de aprendizagem que media processos de compreensão e construção de ideias, sentidos e experiências simbólicas em contextos educativos. Ao se debruçar sobre estas questões a pesquisa busca avançar no entendimento desses processos visando construir alternativas críticas de compreensão social da visualidade.. 
 

Integrantes: Luciana Borre Nunes - Integrante / MARTINS, Raimundo - Coordenador / Ingrid Borba - Integrante.

 

Drª. LUCIANA FERREIRA DA COSTA - UFPB

TÍTULO DO PROJETO PERÍODO
REDE DE PESQUISA E (IN)FORMAÇÃO EM MUSEOLOGIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO 2014- Atual
RESUMO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Emeide Nobrega Duarte em 11/05/2014.

 

Descrição: A Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMUS) foi criada na interlocução e cooperação entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como instituição nucleadora, do Brasil, e a Universidade de Évora (UE), de Portugal, através do Grupo de Pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento da UFPB e do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da UE. Dedica-se a promover a investigação, formação e divulgação científica sobre a área da Museologia em perspectiva transdisciplinar/transnacional/transcontinental, tendo como eixo transversal as múltiplas práticas (in)formacionais sobre saberes/espaços museológicos. Em suas ações, contribui como associada ao Observatório Transdisciplinar de Pesquisa em Turismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participam desta Rede pesquisadores de instituições de ensino superior e de instituições museológicas, além de pesquisadores em formação, em nível Stricto Sensu (3º ciclo) atualmente através do Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência com Especialidade em Museologia do Instituto de Investigação e Formação Avançada da UE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Luciana Ferreira da Costa - Coordenador / Alan Curcino Pedreira da Silva - Integrante / Silvana Pirillo Ramos - Integrante / Fabrício Peixoto Vasconcelos - Integrante / Emeide Nobrega Duarte - Integrante / Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade - Integrante / Maria de Fátima Nunes - Integrante / Thiago Daniel da Silva - Integrante / Alessandra Oliveira da Silva - Integrante / André Nascimento - Integrante / Bruno da Conceição Cavalcante - Integrante / Gislayne Perez Theodoro - Integrante / Léo Torres Wanderley - Integrante.


Integrantes: Luciana Ferreira da Costa - Integrante / Emeide Nobrega Duarte - Coordenador. 

 

 

Drª. MARIA BETÂNIA E SILVA - UFPE

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Memórias e Narrativas de Formação em Artes Visuais
2019- Atual
RESUMO

Descrição: O projeto de pesquisa tem o objetivo principal de investigar o que a memória registra nas trajetórias de formação em artes visuais e como esses registros se materializam em narrativas. O estudo se organiza em três etapas e tempos distintos intencionando se debruçar sobre três grupos diferentes de pessoas: professoras/es de artes visuais; estudantes de artes visuais; pessoas comuns da sociedade.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Maria Betânia e Silva - Coordenador / Juliana Wanderley Silva - Integrante / Ana Carolina Magalhães Salvi - Integrante / Dayane Danubia Monteiro - Integrante / Auvaneide Ferreira de Carvalho - Integrante / Rayellen Carolina Alves Higino - Integrante / Carolina Alexandre da Mota - Integrante.

 

Drª. MARIA EMÍLIA SARDELICH - UFPB

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Espaços, territórios e redes de formação em arte 2017- Atual
RESUMO

Descrição: Este projeto de pesquisa, vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE), Linha de Pesquisa: Ensino das Artes Visuais no Brasil, tem por objetivo investigar e discutir práticas de mediação cultural para a formação em arte que ocorrem nos espaços formais e não formais de aprendizagem, aqueles territórios e redes biotecnológicas que acompanham as trajetórias de vida de indivíduos e grupos, nos quais também ocorrem processos interativos de aprendizagem. Busca compreender as possibilidades que as práticas de mediação cultural nesses espaços, territórios e redes, oferecem para os encontros significativos com a arte..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Emilia Sardelich - Coordenador / Cícera Edvânia Silva dos Santos - Integrante.

Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 7

 

 

Drª. MARIA DAS VITÓRIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Arte/Educação: estudos de gênero na mediação em artes visuais nas escolas e nos museus 2015- Atual
RESUMO

Descrição: pesquisa sobre gênero e feminismo na mediação em artes visuais em escolas regulares e instituições culturais. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Maria das Vitórias Negreiros do Amaral - Coordenador.
 

TÍTULO DO PROJETO 02

PERÍODO

Arte/Educação inclusiva: pesquisa contemporânea

2012-Atual

RESUMO

Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva a construção de uma pedagogia em arte/educação, pela qual se pretende estabelecer novos diálogos entre a ESCOLA e a UNIVERSIDADE, compreendendo a dinâmica do arte/educador como mediador do conhecimento em arte, seja em escolas, seja em museus ou ONG?s. Buscando assim uma prática educacional que foca na subjetividade, própria do ensino de arte, e numa arte/educação inclusiva que abra espaços para a mulher artista e todos os elementos que fazem parte da produção artística desses grupos sociais, como o artesanato, o bordado, a cerâmica, o desenho, a gravura, narrativas não-lineares e o cotidiano seja fundamental nessas para essas narrativas. Com o intuito de identificar o imaginário das mulheres artistas e como está sendo trabalhada a arte nos museus e nas escolas e a identificação de metodologias e se os/as arte/educadores/as com abordagem triangular e de que forma. E para isso fazemos os seguintes questionamentos: O que faz com que, apesar de haver tantas mulheres na arte, estas sejam esquecidas? Que políticas educacionais ocorrem nos museus e nas escolas voltadas para viabilizar a inclusão do pensamento e da arte das mulheres? Como professores e professoras planejam suas atividades educacionais para esta inclusão do feminino? Com essas perguntas queremos aprofundar os estudos sobre a memória histórica das mulheres no mundo da arte e a sua produção artística.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Maria das Vitórias Negreiros do Amaral - Coordenador.

 

 

Drª. RENATA WILNER - UFPE

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Ciência e arte indígena no Nordeste 2018- Atual
RESUMO

Descrição: Levantamento das manifestações compreendidas como artísticas buscando o referencial das próprias comunidades indígenas do Nordeste ("ciência"), contextualizando-as histórica, social e culturalmente.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .


Integrantes: Renata Wilner - Coordenador.

TÍTULO DO PROJETO 02

PERÍODO

A abordagem das temáticas de cultura indígena, afro-brasileira e popular no ensino de Artes Visuais

2010-Atual

RESUMO

Descrição: Projeto de pesquisa apresentado à Pro-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, visando averiguar em escolas estaduais da região metropolitana do Grande Recife a recepção da Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que inclui a temática de história e cultura afro-brasileira e indigena como conteúdo curricular nos níveis de ensino fundamental e médio.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 


Integrantes: Renata Wilner - Coordenador.

Dr. ROBSON XAVIER DA COSTA - UFPB

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Fora do Eixo: História das Exposições de Arte (In)Visibilizadas 2017- Atual
RESUMO

Descrição: As exposições fazem parte do complexo sistema da arte e refletem discursos específicos e anunciados pela curadoria e crítica de arte, seus produtos são publicizados por meio dos documentos do processo, catálogos, registros imagéticos, etc. Esses eventos são veículos para divulgação e apresentação da produção artística, crítica e curatorial ao público, definindo processos históricos e estabelecendo sentidos para a arte e os acervos de determinadas instituições ou regiões. Como área de conhecimento a história das exposições de arte, possibilita a análise dos projetos e processos da pré-produção, produção e pós-produção das mostras e exposições, individuais ou coletivas, tornando-se um instrumento fundamental para a compreensão e divulgação das práticas institucionais e/ou subversivas diante da institucionalização da arte. Esta pesquisa objetiva dar visibilidade as inúmeras exposições realizadas fora do eixo hegemônico da arte brasileira, da América Latina e do mundo, possibilitando o estudo das práticas curatoriais, expográficas e mediações (MONTANER, 1995; CRIMP, 2005), articulando diferentes abordagens a partir de concepções pós-colonialistas e decolonialistas da Arte Latino Americana (BALLESTRIN, 2013; COSTA, 2006; ROSEVICS, 2014). Referências: BALLESTRIN, Luciana . América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política(Impresso), v. 2, p. 89-117, 2013 CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas dos museus. São Paulo: Martins Fontes, 2005. COSTA, Sergio. Pós-colonialismo e différance. Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: UFMG, 2006. MONTANER, Josep Maria. Museos para el nuevo siglo. Barcelona: Gustavo Gili, 1995. ROSEVICS, Larissa. Do pós-colonial à decolonialidade. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2016.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) . 

Integrantes: Robson Xavier da Costa - Coordenador / Leandro Alves Garcia - Integrante / Dayse Eusébio de Oliveira - Integrante / Ísis Amaral Méro - Integrante / MAINARA GHILARDI - Integrante / LAYLA GABRIELLE CARLOS DE OLIVEIRA - Integrante / CRISTIANE PERES DIAS - Integrante / Lucian Januário - Integrante / Atena Pontes de Miranda - Integrante / Savane Lucena - Integrante

DOCENTES COLABORADORES:

FABÍOLA CRISTINA ALVES - Integrante

Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 5

TÍTULO DO PROJETO 02

PERÍODO

Artes Visuais & Inclusão

2014-Atual

RESUMO

Descrição: Este projeto objetiva fomentar o desenvolvimento de ações de pesquisa/investigação na área de ensino de artes visuais inclusivo, a partir da elaboração e implantação de oficinas criativas permanentes em instituições de educação inclusiva da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. O trabalho pretende atender crianças e jovens, adultos com deficiências, adultos e idosos nas instituições beneficiárias e na UFPB, possibilitando o desbloqueio do potencial criativo dos sujeitos envolvidos e a valorização das habilidades artísticas. Estas ações articula-se com o currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, a partir da disciplina obrigatória ''Ensino de Artes e Educação Inclusiva'', considerando que a área de educação em artes visuais é uma das mais importantes na educação de pessoas com deficiências e que nem sempre as instituições locais dispõem de profissionais habilitados para ministrar as oficinas. Este projeto pretende aproximar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes na formação acadêmica inicial em artes visuais com a necessidade institucional local e promover a aplicação prática dos conteúdos apreendidos no curso de graduação em Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, permitindo ao graduando exercitar técnicas e métodos de ensino enquanto aplica ações de pesquisa/investigação na área de educação inclusiva. Por acreditarmos na capacidade de transformação da arte no contexto da inclusão sociocultural, propomos a criação e implantação deste projeto, como uma ação permanente, ligada ao Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIs) e ao Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB/CNPq), do CCTA - UFPB.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . 
Integrantes: Robson Xavier da Costa - Coordenador / Jaqueline Carolino - Integrante / Ana Cláudia Lopes de Assunção - Integrante / Márcio Soares dos Santos - Integrante / Leandro Alves Garcia - Integrante / Germana Costa Rocha - Integrante / NASCIMENTO, Élida Maria Oliveira do - Integrante / Aislan Douglas da Franca Bezerra - Integrante / MORGANA GOMES DE CEBALLOS - Integrante / NATALIA DE ARAUJO COSTA - Integrante / Augusto César de Holanda - Integrante.

DOCENTES COLABORADORES:

Alberto Ricardo Pessoa - Integrante

Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 33 / Número de orientações: 18

 

LINHA 01 - BOLSISTA PNPD CAPES - PÓS-DOC

Dr. MILTON SILVA DOS SANTOS - UFPB

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Espaços, territórios e redes de formação em arte. 2017- Atual
RESUMO

Descrição: Este projeto de pesquisa, vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE), Linha de Pesquisa: Ensino das Artes Visuais no Brasil, tem por objetivo investigar e discutir práticas de mediação cultural para a formação em arte que ocorrem nos espaços formais e não formais de aprendizagem, aqueles territórios e redes biotecnológicas que acompanham as trajetórias de vida de indivíduos e grupos, nos quais também ocorrem processos interativos de aprendizagem. Busca compreender as possibilidades que as práticas de mediação cultural nesses espaços, territórios e redes, oferecem para os encontros significativos com a arte... 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . 

Integrantes: Juliana Souza Alves - Integrante / Cícera Edvânia Silva dos Santos - Integrante / Guilherme Panho - Integrante.

DOCENTES COLABORADORES:

Milton Silva dos Santos (Bolsista PNPD) - Integrante / Maria Emília Sardelich - Coordenador

Número de orientações: 1

 

Linha 2:

PROCESSOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS EM ARTES VISUAIS

Objetiva investigar aspectos relativos às teorias e histórias e suas múltiplas relações com as Artes Visuais com ênfase no Nordeste brasileiro em diálogo com contextos nacionais e internacionais. Dedica-se a incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico em/sobre/com as Artes Visuais frente às mudanças nos modos de conhecer e se relacionar com as imagens nos tempos históricos e, particularmente, com as influências culturais da contemporaneidade.

 

Drª. LUCIENE LEHMKUHL - UFPB

 
TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Têxteis Fabris: a produção têxtil na Companhia de Tecidos Rio Tinto 2018- Atual
RESUMO

Descrição: O projeto visa aprofundar o escopo das pesquisas anteriormente realizadas e os conhecimentos acerca da produção de design na fábrica da Companhia de Tecidos Rio Tinto - CTRT, objetivando conhecer, analisar e sistematizar em formato de banco de dados, a documentação da produção têxtil da Companhia, suas histórias, técnicas de fabricação, classificações dos tecidos na tecelagem, na formação e na coloração, o beneficiamento têxtil quanto à tintura e à estampagem, os motivos e padrões. Objetiva ainda propor aplicações das pesquisas realizadas às etapas iniciais dos processos de projetação em design de produto, especialmente ao levantamento e análise de dados e ao uso de ferramentas e técnicas de criatividade, que permitam a geração de conceitos e alternativas aos projetos em desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: SILVA, JEFERSON LUIZ BRAZ DA - Integrante / Ligia Emanuele da silva - Integrante / Myrella Barbosa Dantas Gico - Integrante / Maria Viviane de Sousa Silva - Integrante / Rodrigo dos Santos - Integrante / FRANCISCA EMANUELLA SALVADOR - Integrante / Séfora Soraia da Costa e Silva - Integrante / Raylla Brito - Integrante / Yandra Maria de Oliveira dos Santos - Integrante / Lucas Figueredo Quitans - Integrante

Integrantes: Luciene Lehmkuhl - Coordenador / Myrella Barbosa Dantas Gico - Integrante / Rodrigo dos Santos - Integrante / FRANCISCA EMANUELLA SALVADOR - Integrante / Séfora Soraia da Costa e Silva - Integrante.

 

TÍTULO DO PROJETO 02 PERÍODO
Arte e Design: suas história e outras conexões 2018- Atual
RESUMO

Descrição: Propomos a elaboração deste projeto visando estudos que coadunem Arte, Design e História por meio de perspectivas teórico/metodológicas voltadas aos estudos da cultura material, da cultura visual, do estudo das imagens, da visualidade, das obras de arte e dos objetos de design, como meios de acesso às ações humanas no tempo. Vinculados ao Curso de Bacharelado em Design do Departamento de Design - UFPB e ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais ? PPGAV/UFPB/UFPE procuramos, por meio deste projeto, estimular entre docentes e discentes o desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos em Arte e Design, destinados a investigar e discutir suas histórias e outras conexões com disciplinas e áreas do conhecimento afins.. 

Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) .  


Integrantes: Luciene Lehmkuhl - Coordenador / SILVA, JEFERSON LUIZ BRAZ DA - Integrante / Ligia Emanuele da silva - Integrante / Myrella Barbosa Dantas Gico - Integrante / Maria Viviane de Sousa Silva - Integrante / Rodrigo dos Santos - Integrante / FRANCISCA EMANUELLA SALVADOR - Integrante / Séfora Soraia da Costa e Silva - Integrante / Raylla Brito - Integrante / Yandra Maria de Oliveira dos Santos - Integrante / Lucas Figueredo Quitans - Integrante / Fabiola Cristina Alves - Integrante.

 

Drª. MADALENA ZACCARA - UFPE

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
História da Arte e poder: mulheres artistas em espaços expositivos de Recife 2018- Atual
RESUMO

Descrição: Partindo de uma perspectiva que integra história da arte, sociomuseologia e gênero em espaços sociais não hegemônicos, pretendemos identificar e analisar os trabalhos de artistas mulheres presentes em coleções de museus pernambucanos. Para tanto propomos a priori investigar dois museus: o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães que conta com cerca de 1.100 trabalhos, de diversas técnicas e o do Museu do Estado de Pernambuco que possui mais de 14 mil itens, agregando importantes coleções em seu patrimônio tendo em vista que se as desigualdades e mesmo de violência contra a mulher persistem no trabalho, nas relações pessoais, na vida enfim, por que seria diferente nas artes visuais e em seus espaços de conservação e difusão: o museu?. 


Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Madalena de Fatima Zaccara Pekala - Coordenador.

TÍTULO DO PROJETO 02

PERÍODO

Entre a Academia e a Escola de Paris: mulheres artistas brasileiras na Paris do início do século XX.

2018-Atual

RESUMO

Descrição: Neste projeto de pós doutoramento a nossa proposta de pesquisa visa investigar, sob a ótica do apagamento social e profissional, as artistas brasileiras que estudaram e (ou) trabalharam em Paris nas quatro primeiras décadas do século XX (período fronteiriço entre o ensino acadêmico e o advento da modernidade) à luz do contexto social francês em relação às questões de gênero do momento social e artístico francês intitulado ?Escola de Paris?. Para analisarmos o mérito desse projeto de pesquisa intitulado Entre a Academia e a Escola de Paris: mulheres artistas brasileiras na Paris do início do século XX, nós necessitaremos inicialmente abordar as relações de hegemonia cultural entre a França e o Brasil naquele período bem como analisar o papel subalterno da mulher na história ocidental e o apagamento da sua memória de forma sistemática em vários campos do conhecimento no imaginário da arte do Ocidente. Esta pesquisa propõe-se a contribuir para com essas questões a partir de um recorte temporal e social que envolve as artistas mulheres, brasileiras, que fizeram parte do momento da história da arte ocidental enunciado através do título da própria pesquisa, ?Escola de Paris? ,partindo de uma análise da sociedade da época a ser estudada no que diz respeito à questões de gênero e hegemonia cultural.. 

Integrantes: Madalena de Fatima Zaccara Pekala - Coordenador.

 

Drª. SABRINA FERNANDES MELO - UFPB

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Iconografia do Brasil Arte primitivista e Modernismo: sobre visualidades emergentes 2018- Atual
RESUMO

Descrição: Se no século XIX, o interesse pelos povos estranhos aos europeus esteve relacionado às teorias raciais e à classificação hierarquizada da espécie humana, entre civilizados e não civilizados, entre desenvolvidos e primitivos, no começo do século XX, a tese da Decadência Ocidental relativizou a noção de cultura, percebendo outras lógicas de conhecimento e de relação com a existência, fora da lógica racional e utilitarista que provocava a sensação de alienação humana. Uma corrente de pensamento tinha como pressuposto de que nas culturas exógenas poderia estar situada a infância da humanidade, uma linguagem mítica que poderia ajudar aos modernos a se reatarem com suas fontes espirituais. Entre os artistas de vanguarda, as artes da África, da Oceania, da América pré-colombiana foram recebidas com entusiasmo. Nas suas formas, viam-se elementos para a experimentação de novas linguagens estéticas. A esse movimento de interesses pelas culturas não ocidentais, não modernas, designou-se como primitivismo ou arte primitivista. O contato dos brasileiros da primeira fase do modernismo com a arte primitivista praticada na Europa teve consequências. As viagens de ?descoberta? do Brasil arcaico promoveu um impulso para a emancipação de uma série de recalques históricos, sociais e étnicos. Houve uma inversão de valores na história do Brasil. A valorização do negro, elemento que permanecia recalcado em nossa cultura oficial e a recuperação da cultura indígena como oposição e critica a civilização europeia e como reivindicação de independência cultural, passaram a ser tratados de forma renovada nas artes e nas letras. Uma nova visão dos hábitos e tradições populares ultrapassou o mero registro folclórico. Se a denominação de arte primitivista no Brasil, na aproximação com o primitivismo europeu, durou pouco, não indo muito além da ?fase heroica? do modernismo e da defesa da antropofagia, a questão da brasilidade e do nacional carreou significativos desdobramentos: construção de uma iconografia do Brasil antropofágico, miscigenado, barroco, multicolorido, através do movimento de defesa do folclore e da política preservacionista, que desencadeou a pesquisa e o inventário das raízes da nação. Mas, a proposta de projeto que aqui se apresenta não trata tanto de pensar o tema da brasilidade e do ideário nacionalista, questão exaustivamente trabalhada pela literatura. O objetivo é o de pensar sobre as visualidades emergentes, acionadas pelas artes que vão da primeira fase do modernismo ao contexto getulista, que configuram na iconografia dessa brasilidade, os saberes e fazeres africanos e ameríndios, do caboclo, do caipira, do sertanejo, do roceiro, do pescador; os mitos amazônicos; o barroco e a arte sacra, através da literatura, poesia, pintura, escultura, do desenho e da fotografia.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) . 

Integrantes:  Sabrina Fernandes Melo - Integrante / Maria Bernardete Ramos Flores - Coordenador.

 

TÍTULO DO PROJETO 02 PERÍODO
Fora do Eixo: História das Exposições de Arte (In)Visibilizadas 2018- Atual
RESUMO

Descrição: As exposições fazem parte do complexo sistema da arte e refletem discursos específicos e anunciados pela curadoria e crítica de arte, seus produtos são publicizados por meio dos documentos do processo, catálogos, registros imagéticos, etc. Esses eventos são veículos para divulgação e apresentação da produção artística, crítica e curatorial ao público, definindo processos históricos e estabelecendo sentidos para a arte e os acervos de determinadas instituições ou regiões. Como área de conhecimento a história das exposições de arte, possibilita a análise dos projetos e processos da pré-produção, produção e pós-produção das mostras e exposições, individuais ou coletivas, tornando-se um instrumento fundamental para a compreensão e divulgação das práticas institucionais e/ou subversivas diante da institucionalização da arte. Esta pesquisa objetiva dar visibilidade as inúmeras exposições realizadas fora do eixo hegemônico da arte brasileira, da América Latina e do mundo, possibilitando o estudo das práticas curatoriais, expográficas e mediações (MONTANER, 1995; CRIMP, 2005), articulando diferentes abordagens a partir de concepções pós-colonialistas e decolonialistas da Arte Latino Americana (BALLESTRIN, 2013; COSTA, 2006; ROSEVICS, 2014). Referências: BALLESTRIN, Luciana . América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política(Impresso), v. 2, p. 89-117, 2013 CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas dos museus. São Paulo: Martins Fontes, 2005. COSTA, Sergio. Pós-colonialismo e différance. Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: UFMG, 2006. MONTANER, Josep Maria. Museos para el nuevo siglo. Barcelona: Gustavo Gili, 1995. ROSEVICS, Larissa. Do pós-colonial à decolonialidade. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2016.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . 

Integrantes: Robson Xavier da Costa - Coordenador / Dayse Eusébio de Oliveira - Integrante / Ísis Amaral Méro - Integrante / MAINARA GHILARDI - Integrante / LAYLA GABRIELLE CARLOS DE OLIVEIRA - Integrante / CRISTIANE PERES DIAS - Integrante / Atena Pontes de Miranda - Integrante / FABÍOLA CRISTINA ALVES - Integrante / Sabrina Fernandes Melo - Integrante / Aurora Moreira Cabalero - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.

LINHA 02 - CORPO DOCENTE - PROFESSORES(AS) VISITANTE(S)

 

Drª. FABÍOLA CRISTINA ALVES - UFPB

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Arte e Design: suas história e outras conexões 2019- Atual
RESUMO

Descrição: Propomos a elaboração deste projeto visando estudos que coadunem Arte, Design e História por meio de perspectivas teórico/metodológicas voltadas aos estudos da cultura material, da cultura visual, do estudo das imagens, da visualidade, das obras de arte e dos objetos de design, como meios de acesso às ações humanas no tempo. Vinculados ao Curso de Bacharelado em Design do Departamento de Design - UFPB e ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais ? PPGAV/UFPB/UFPE procuramos, por meio deste projeto, estimular entre docentes e discentes o desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos em Arte e Design, destinados a investigar e discutir suas histórias e outras conexões com disciplinas e áreas do conhecimento afins. 

Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) . 
 

Integrantes: Fabíola Cristina Alves - Integrante / Luciene Lehmkuhl - Coordenador.

TÍTULO DO PROJETO 02 PERÍODO
Fora do Eixo: História das Exposições de Arte (In)Visibilizadas 2018-Atual
RESUMO

Descrição: As exposições fazem parte do complexo sistema da arte e refletem discursos específicos e anunciados pela curadoria e crítica de arte, seus produtos são publicizados por meio dos documentos do processo, catálogos, registros imagéticos, etc. Esses eventos são veículos para divulgação e apresentação da produção artística, crítica e curatorial ao público, definindo processos históricos e estabelecendo sentidos para a arte e os acervos de determinadas instituições ou regiões. Como área de conhecimento a história das exposições de arte, possibilita a análise dos projetos e processos da pré-produção, produção e pós-produção das mostras e exposições, individuais ou coletivas, tornando-se um instrumento fundamental para a compreensão e divulgação das práticas institucionais e/ou subversivas diante da institucionalização da arte. Esta pesquisa objetiva dar visibilidade as inúmeras exposições realizadas fora do eixo hegemônico da arte brasileira, da América Latina e do mundo, possibilitando o estudo das práticas curatoriais, expográficas e mediações (MONTANER, 1995; CRIMP, 2005), articulando diferentes abordagens a partir de concepções pós-colonialistas e decolonialistas da Arte Latino Americana (BALLESTRIN, 2013; COSTA, 2006; ROSEVICS, 2014). Referências: BALLESTRIN, Luciana . América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política(Impresso), v. 2, p. 89-117, 2013 CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas dos museus. São Paulo: Martins Fontes, 2005. COSTA, Sergio. Pós-colonialismo e différance. Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: UFMG, 2006. MONTANER, Josep Maria. Museos para el nuevo siglo. Barcelona: Gustavo Gili, 1995. ROSEVICS, Larissa. Do pós-colonial à decolonialidade. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2016. 

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) . 
 

Integrantes: Robson Xavier da Costa - Coordenador / Dayse Eusébio de Oliveira - Integrante / Ísis Amaral Méro - Integrante / MAINARA GHILARDI - Integrante / LAYLA GABRIELLE CARLOS DE OLIVEIRA - Integrante / CRISTIANE PERES DIAS - Integrante / Atena Pontes de Miranda - Integrante / FABÍOLA CRISTINA ALVES - Integrante / Sabrina Fernandes Melo - Integrante / Aurora Moreira Cabalero - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.

 
 

 

Linha 3:

PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES VISUAIS

Objetiva investigar aspectos relativos à criação em Artes Visuais, com ênfase no Nordeste brasileiro em diálogo com contextos nacionais e internacionais. A linha de pesquisa visa englobar investigações sobre o pensamento artístico, criador e estético. As pesquisas vinculadas a esta linha visam considerar os processos inter e transdisciplinares em Artes Visuais, considerando o emprego de meios tecnológicos e digitais em processos híbridos, envolvendo ampla gama de possibilidades, desde os procedimentos em suportes tradicionais aos campos expandidos.

 

Dr. ALBERTO RICARDO PESSOA - UFPB

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Artes Visuais & Inclusão 2018- Atual
RESUMO

Descrição: este projeto objetiva fomentar o desenvolvimento de ações de pesquisa/investigação na área de ensino de artes visuais inclusivo, a partir da elaboração e implantação de oficinas criativas permanentes em instituições de educação inclusiva da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. O trabalho pretende atender crianças e jovens, adultos com deficiências, adultos e idosos nas instituições beneficiárias e na UFPB, possibilitando o desbloqueio do potencial criativo dos sujeitos envolvidos e a valorização das habilidades artísticas. Estas ações articula-se com o currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, a partir da disciplina obrigatória ''Ensino de Artes e Educação Inclusiva'', considerando que a área de educação em artes visuais é uma das mais importantes na educação de pessoas com deficiências e que nem sempre as instituições locais dispõem de profissionais habilitados para ministrar as oficinas. Este projeto pretende aproximar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes na formação acadêmica inicial em artes visuais com a necessidade institucional local e promover a aplicação prática dos conteúdos apreendidos no curso de graduação em Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, permitindo ao graduando exercitar técnicas e métodos de ensino enquanto aplica ações de pesquisa/investigação na área de educação inclusiva. Por acreditarmos na capacidade de transformação da arte no contexto da inclusão sociocultural, propomos a criação e implantação deste projeto, como uma ação permanente, ligada ao Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIs) e ao Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB/CNPq), do CCTA - UFPB. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
 

DOCENTES COLABORADORES:
Integrantes: Alberto Ricardo Pessoa - Integrante / Robson Xavier da Costa - Coordenador.

 

Dr.ª FLORA ROMANELLI ASSUMPÇÃO - UFPE

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
REVISTA TÊMPERA - Projeto do Grupo Têmpera de Pesquisa em Artes Visuais 2019- Atual
RESUMO
Descrição: Através da publicação da REVISTA TÊMPERA (online e impressa), o Grupo Têmpera busca abordar arte e cultura, com ênfase em artes visuais e fotografia, de modo acessível, e em prol da ampliação da divulgação do conhecimento. A REVISTA TÊMPERA cria uma plataforma de exposição de suas produções artísticas autorais, além de proporcionar espaço para diálogo com artistas e pesquisadores de arte e cultura visual que dialoguem com nossas propostas de debates nesta área. A REVISTA TÊMPERA é uma revista que se configura como um objeto de arte, não apenas uma publicação sobre arte. O projeto Têmpera atua dentro das área de artes visuais e defende a fotografia enquanto arte (não apenas da área de comunicação), como uma nova tecnologia para desenhar, a partir da crença de que a fotografia é uma herdeira natural da pintura, em um tempo em que a pintura não morre. Trazendo o nome Têmpera para publicações com ênfase em fotografia, buscamos evidenciar nosso interesse por esta relação entre pintura e fotografia, bem como defender que quem desenha é o olho. Os projetos do Têmpera são um posicionamento e um exercício reflexivo de construção de um viés curatorial sobre arte, cultura e sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) 

 
Integrantes: Flora Romanelli Assumpção - Coordenador / Elizabeth de Carvalho Simplício - Integrante / Alícia Cohim Lucena - Integrante.

Dr. JOÃO DE LIMA GOMES - UFPB

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO

Sementes da transmidiação - Falcão negro
2014- Atual
RESUMO

A partir da eleição de um herói de HQ - Falcão Negro - estabelecemos um momento histórico de meados dos anos cinquenta a meados dos anos sessenta do século XX para delimitar um ambiente transmidiático no Brasil.
Palavras-chave: Documentários; mídias audiovisuais; comunicação audiovisual.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: João de Lima Gomes - Coordenador / Renato Alves do Nascimento - Integrante.

TÍTULO DO PROJETO 02 PERÍODO
Documentário em relações 2012- Atual
RESUMO

Descrição: Pesquisa teórica sobre relações da produção filmica da primeira metade do seculo XX em determinados paises europeus e seus vinculos com uma fundamentaçao humanistica e filosofica em formação.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: João de Lima Gomes - Coordenador / Renato Alves do Nascimento - Integrante / Francisco Diego Vieira de Oliveira - Integrante / Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega - Integrante / Jéssica Kelly Rodrigues de Andrade e Silva - Integrante.

 
TÍTULO DO PROJETO 03 PERÍODO
Estética do cinema documentário 2018- Atual
RESUMO

Descrição: A partir de uma tradição de produções e estudos, o grupo almeja a partir do NUDOC consolidar pesquisas relacionadas à categoria do filme documentário. Também participar em redes de pesquisas com afinidades ao cinema documentário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: João de Lima Gomes - Coordenador / Fernando Trevas Falcone - Integrante.

Dr. MARCELO FARIAS COUTINHO - UFPB

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
Poiésis e Autopoiésis: a reflexão como ato criativo 2018- Atual
RESUMO
Descrição: Da separação clássica entre sujeito e objeto, de sujeito e mundo, nasce a ideia de que a linguagem é uma superfície neutra, uma janela através da qual adentra o mundo. Ou seja, a linguagem seria transparente e em sua superfície imprimir-se-ia uma fiel imagem do mundo. Para este paradigma a linguagem surge como ?representação? do mundo. Para este paradigma a linguagem não é efeito de um contexto histórico. Não é produzida por uma cultura. Não é afetada por uma lógica patriarcal. Não sofre as forças de mitologias, de arquétipos ou ideologias. Para este paradigma a linguagem é uma superfície neutra que nada possui em comum com processos criativos ou com a poesia. Porém, em contraponto à ideia da linguagem como superfície semiótica neutra de ?representação? do mundo sempre houve uma outra vereda. Ela remonta as origens da própria filosofia, através dos pré-socráticos, se atualiza com o projeto nietzschiano de ?reversão do platonismo? e em toda uma farta filosofia contemporânea. Para esta outra linhagem a linguagem é vista como superfície de construção de afetos e afecções. A linguagem, antes de representar o mundo, construiria o mundo. Esta pesquisa levantará um panorama de autores e teorias que fornecem um solo crítico fértil para pensarmos a reflexão como ato criativo. Refletiremos e produziremos a religação da teoria com a poesia, da reflexão com a poiésis através da criação de textualidades autorais singulares. 


Integrantes: Marcelo Farias Coutinho - Coordenador / João Pedro Tavares da Silva - Integrante / Arthur Marques - Integrante / Anna Cecília Castor - Integrante / Aislan Douglas - Integrante / Bruna Miranda - Integrante / Conceição Myllena - Integrante / Emerson Bruno - Integrante / Caroline Monteiro Jacintho de Oliveira - Integrante.

 

Dr.ª ROBERTA RAMOS MARQUES - UFPE

TÍTULO DO PROJETO 01 PERÍODO
O corpo como arquivo no Ensino de História da Dança: para uma abordagem historiográfica afetiva, emancipatória e performativa 2017- Atual
RESUMO

Descrição: O projeto O corpo como arquivo no Ensino de História da Dança: para uma abordagem historiográfica afetiva, emancipatória e performativa iniciou em agosto de 2017, como projeto de pós-doutorado. Nessa condição se desenvolveu em duas etapas, a 1a de agosto a dezembro de 2017, pelo Programa de Pós-graduação em Dança - UFBA, vinculado ao grupo de pesquisa LABZAT e sob a supervisão de Fabiana Britto. A 2a etapa foi desenvolvida de janeiro a julho de 2018, na Universidade de Utrecht, vinculada ao grupo de pesquisa Transmission in Motion, sob a supervisão de Maaike Bleeker. Assim, a presente pesquisa consiste em um aprofundamento sobre variados procedimentos e formas usados em trabalhos artísticos que se enquadram nessa perspectiva, a exemplo das performances (auto)biográficas, reperformances e palestras-performances, objetivando discutir como a compreensão do corpo como arquivo (LEPECKI, 2011), nos re-enactments, pode contribuir, através desses diferentes modos de abordar a história na própria arte, para contaminar e transformar pensamentos e práticas historiográficas, em especial, na prática pedagógica. Entre os aspectos a serem transformados, está a perspectiva crítica sobre história que entendo que o uso dos re-enactments pode promover, especificamente com interesse aqui no que tange à possibilidade de esta prática evidenciar relações críticas de alteridades entre presente e passado, e, ainda, entre contextos geográficos, econômicos, sociais, culturais e corporais diferentes. Como resultados da primeira etapa, realizei um workshop em 3 módulos na UFBA; encontros com o Grupo de Pesquisa da UFBA a que a pesquisa esteve vinculada; uma conferência e mostra de resultados do workshop, um artigo em coautoria com Fabiana Britto, na Revista Pós - UFMG (Qualis A2); e a tradução de uma artigo referente ao assunto da pesquisa, do pesquisador belga Timmy DE Laet, na Revista Moringa - UFPB (Qualis A 2). Atualmente, as duas últimas tarefas da pesquisa, artigo em coautoria com a supervisora holandesa, bem como a revisão da tradução já realizada de um artigo da mesma, também sobre o assunto da pesquisa, encontram-se em fase de finalização. Paralelamente, os resultados já obtidos vêm sendo divulgados no projeto de extensão Corpo, Arquivo, Reagências, desde outubro de 2018.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 


Integrantes: Roberta Ramos Marques - Coordenador.

DOCENTES COLABORADORES:

Integrantes: Roberta Ramos Marques - Coordenador / Marcelo Farias Coutinho - Coordenador