Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ)
Intercâmbio
Intercâmbios Internacionais e Internacionalização:
A internacionalização do PPGEQ-UFPE se dá principalmente através dos intercâmbios internacionais. Nesses intercâmbios, discentes e docentes do programa exercem atividades em instituições no exterior, ou docentes estrangeiros atuam no PPGEQ-UFPE. As principais modalidades de intercâmbio são: doutorado-sanduíche no exterior para discentes, pós-doutorado e professor visitante para docentes, atuação de docentes estrangeiros no PPGEQ-UFPE, execução de projetos de pesquisa de colaboração internacional, participação em bancas de defesas de tese. O PPGEQ-UFPE tem dado especial incentivo à modalidade do doutorado sanduíche no exterior. No doutorado sanduíche, o plano de trabalho de tese do aluno é executado durante 4 a 12 meses como parte de um projeto de pesquisa constante de uma das linhas de pesquisa do PPGEQ-UFPE, mas que contempla um estágio do doutorando em outra universidade estrangeira, sob a supervisão de um ou mais docentes estrangeiros externos ao programa. O destaque dessa modalidade é a experiência internacional do aluno, incluindo vivência em outro ambiente científico e tecnológico, outra orientação, com importantes impactos no contexto geral de sua formação.
Instituições no exterior que tiveram colaboração com o PPGEQ-UFPE:
Budapest University of Technology and Economics (Hungria)
Dalhousie University (Canadá)
École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (França)
Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
Polytechnique Montréal (Canadá)
Universidad Autónoma Metropolitana (México)
Universidad de Málaga (Espanha)
Universidad del Pais Vazco (Espanha)
Universidad Técnica de Manabí (Equador)
Universidade de Alcalá (Espanha)
Universidade de Barcelona (Espanha)
Universidade de Milão (Itália)
Universidade de Valência (Espanha)
Universidade do Minho (Portugal)
Universidade do Porto (Portugal)
Universidade Politécnica de Valência (Espanha)
Universidade Universitat Rovira i Virgili (Espanha)
Université d´Aix-Marseille (França)
Université de Lorraine (França)
Université de Lyon I (França)
Université Laval (Canadá)
University of Copenhagen (Dinamarca)
University of Waterloo (Canadá)
US Departament of Agriculture (USA)
Outra dimensão da internacionalização do PPGEQ-UFPE se dá através do recebimento de alunos de pós-graduação da América do Sul, América Central e África. A vinda de estudantes das Américas do Sul e Central têm se dado principalmente através do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil - PAEC OEA-GCUB). Esse Programa é resultado da cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE). Lançado em 2011, o Programa constitui uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Tem como principal objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais para cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), oferecidos pelas universidades brasileiras associadas ao GCUB, a estudantes oriundos dos 34 países-membros da OEA, exceto o Brasil. São selecionados estudantes de alto nível acadêmico, com trajetória de liderança e com elevado potencial de impacto em seus países de origem. Esses profissionais vivenciam o intercâmbio científico e cultural, por meio da mobilidade acadêmica, e retornam aos seus países de origem com a missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade em que estão inseridos.
O PPGEQ-UFPE também conta com a possibilidade de intercâmbio através da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE. A DRI é a instância responsável pela cooperação da UFPE com instituições de ensino superior de diversos países. Ela possibilita aos estudantes e professores pernambucanos a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas com discentes e docentes de todas as partes do mundo. O trabalho da DRI consiste na orientação de alunos e professores que buscam informações sobre opções e procedimentos necessários para estudar no exterior e na elaboração de acordos internacionais. Em 2019, a UFPE possuía convênios formais com 145 instituições estrangeiras, distribuídas por 37 países dos 5 continentes.