Intercâmbio Intercâmbio

O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFPE possui alguns intercâmbios com instituições nacionais e internacionais:

  • Nacionais

A nossa PPG fortaleceu algumas parcerias iniciadas ainda antes do início desta quadrienal, como iniciou outras em 2018. Os intercâmbios, missões, visitas técnicas, professores visitantes e outras formas de parcerias serão descritas a seguir: 
  
Destacamos a participação do Bolsista Professor Visitante Nacional Sênior – PVNS (CAPES) Ricardo Guerra, que vem desenvolvendo, junto à coordenação e demais membros do colegiado, atividades com o objetivo  elaborar estratégias para favorecer o cumprimento dos critérios analisados na avaliação periódica dos PPGs pela CAPES que levam em consideração a produção científica do corpo docente e discente, a estrutura curricular do curso e a infraestrutura de pesquisa da instituição, dentre outros fatores. Especificamente para a nossa PPG, este edital apresenta como objetivos: Aumentar o conceito do PPG para 4 na próxima quadrienal; 2. Abertura do curso de Doutorado em Fisioterapia (Segundo do Norte e Nordeste); 3. Aumentar a produção intelectual em conjunto de discentes com docentes em periódicos de alto impacto; 4. Maior número de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais por docentes e discentes. 


Na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória está vigente um projeto PROCAD-CAPES ( 88881.068409/2014 aprovado e iniciado em 2015). Igualmente, a cooperação entre as IES (UFMG, UFPE e UFRN) na área de Pesquisa da Fisioterapia cardiorrespiratória, gerou o Projeto de Implantação da Rede Multicêntrica de Estudos da Cinemática do Complexo Toracoabdominal. Neste contexto o intercâmbio entre discentes e docentes tem sido importante para o desenvolvimento de projetos multicêntricos. A coorientação de alunos de mestrado, participação em bancas examinadoras de dissertações, treinamento dos discentes, missões de estudo, publicações em periódicos e anais de congressos tem sido produto destas cooperações. Em março de 2017 foi realizada uma reunião na UFPE com a coordenadora do PROCAD, Profa. Raquel Brito da UFMG, e demais coordenadores adjuntos e outros professores participantes, Profa. Verônica Parreira da UFMG, Guilherme Fragonessi da UFRN, Armèle Dornelas de Andrade e Daniella Cunha Brandão, ambas do PPG-FIS.  

Também foi estabelecido um intercâmbio com a USP na área de cardiopulmonar e Inovação terapêutica (LACAP e LINDEF), nesta parceria estão envolvidos o Prof. Marcelo Amato e Carlos Carvalho da USP e da UFPE as Profas. Shirley Campos, Armèle Dornelas e Daniella Brandão. Neste intercambio além da produção científica e tecnológica tem sido muito importante o intercâmbio de alunos e docentes.  

 

  • Internacionais

 Em 2018 o nosso PPG foi contemplado com duas bolsas do  Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB Edital OEA-GCUB nº 001/2018. Este edital apresenta como objetivos de desenvolver relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas, e fomentar a internacionalização universitária por meio de programas, projetos e ações associadas à cooperação internacional. Essas atividades são executadas em parceria com organizações internacionais, universidades estrangeiras, redes universitárias e corpo governamental em um grande número de países. 
Assim, uma aluna da Costa Rica ( Maria Paz Sanchez Alvarado-passaporte 402120881) e outra do Panamá ( Denise Eleana Barria Sanchez- passaporte PA 05700384) irão iniciar as atividades no mestrado em fevereiro de 2019. 
 
Já o intercâmbio com a Université de Lyon iniciou em 2014 e encontra-se ativo com a participação da docente Ana Elisa Toscano. É financiado pelo Programa Capes/Cofecub (797-14) entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - Brasil) e a Université de Lyon (França), atendendo a linha de pesquisa “Atividade Física, nutrição e plasticidade fenotípica: estudo do metabolismo muscular em animais”. Como produto deste intercâmbio pode-se citar o artigo científico BARROS, M. L. D. ; MANHÃES-DE-CASTRO, R. ; ALVES, D. T. ; Guzmán-Quevedo, O. ; TOSCANO AE ; BONNIN, A. ; GALINDO, L. C. M. . Long Term Effects of Neonatal Exposure to Fluoxetine on Energy Balance: A Systematic Review of Experimental Studies.. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACOLOGY, v. 833, p. 298-306, 2018. 

Também através da docente Ana Elisa, foi iniciado um intercâmbio com a Université de Aix-Marseille sob financiamento do Edital FACEPE 01/2017 (Estímulo à Cooperação Internacional dos Programas de Pós-Graduação de Pernambuco) APQ-0162-4.05/17 -Projeto de cooperação internacional entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Université de Aix-Marseille-França. As produções científicas em desenvolvimento através desta parceria seguem a linha “ Modelos experimentais de paralisia cerebral e microcefalia: implicações do sistema serotoninérgico sobre o sistema motor” 

A cooperação do Prof José Venegas, Professor Associado do Havard Medical School and Massachusetts General Hospital com a Profa. Armèle Dornelas  está em processo de finalização de uma publicação do artigo “Alcoforado, L. ; DORNELAS DE ANDRADE, ARMÉLE ; HERRAIZ, J. L. ; Brandão, S.C.S. ; BARCELAR, JACQUELINE DE MELO ; FINK, JAMES B ; VENEGAS, J. G. . Anatomically based analysis of radioaerosol distribution in pulmonary scintigraphy in asthmatics. Journal of Aerosol Medicine and Pulmonary Drug Delivery, v. 19, p. xxx, 2018“.  

Da cooperação entre o Professor James Fink com a professora Armèle Dornelas foi produzido o artigo “Alcoforado, L. ; DORNELAS DE ANDRADE, ARMÉLE ; HERRAIZ, J. L. ; Brandão, S.C.S. ; BARCELAR, JACQUELINE DE MELO ; FINK, JAMES B ; VENEGAS, J. G. . Anatomically based analysis of radioaerosol distribution in pulmonary scintigraphy in asthmatics. Journal of Aerosol Medicine and Pulmonary Drug Delivery, v. 19, p.  2018“.  

A cooperação da Professora Armèle Dornelas, com o Professor Andrea Aliverti do Instituto Politécnico de Milão obteve como produto os artigos: 
FEITOSA, LARISSA ANDRADE DE SÁ ; DE BRITTO, MURILO CARLOS AMORIM ; ALIVERTI, ANDREA ; NORONHA, JÉSSICA BRITO ; DE ANDRADE, ARMÈLE DORNELAS . Accuracy of optoelectronic plethysmography in childhood exercise-induced asthma. JOURNAL OF ASTHMA, v. 23, p. 1-8, 2018.  
RATTES, CATARINA ; CAMPOS, SHIRLEY LIMA ; MORAIS, CAIO ; GONÇALVES, THIAGO ; SAYÃO, LARISSA BOUWMAN ; GALINDO-FILHO, VALDECIR CASTOR ; PARREIRA, Verônica; ALIVERTI, ANDREA ; DE ANDRADE, ARMÈLE DORNELAS . RESPIRATORY MUSCLES STRETCHING ACUTELY INCREASES EXPANSION IN HEMIPARETIC CHEST WALL. RESPIRATORY PHYSIOLOGY & NEUROBIOLOGY, v. 254, p. 16-22, 2018. 

A Professora Kátia Monte-Silva realizou pos-doc na McGill University em Montreal no grupo de uma das mais influentes pesquisadoras na área de controle motor, professora Mindy Levin, fortalecendo ainda mais seus estudos na linha “Estudo da aplicação de estimulações cerebrais não-invasivas no desempenho motor de indivíduos saudáveis e na reabilitação motora de pacientes neurológicos”.  
 Lorena Figueiredo de Melo, egressa do programa está atualmente (desde fevereiro/2018) realizando o doutorado no Department of Psychology and Neurosciences  - Dortmund, Alemanha tendo como supervisor Dr. Michael Nitsche, um dos pioneiros a desenvolver a técnica de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). O uso desta técnica na reabilitação de pacientes neurológicos é uma das lihas de pesquisa da professora Kátia Monte-Silva que colabora com o grupo de pesquisa do Professor Michael Nitsche. 

Maíra Izzadora Souza Carneiro egressa do programa está atualmente (desde 2016) realizando o doutorado no Laboratory for Multisensory and Neuromodulation Research na University of Milan-Bicocca em Milão-Itália sob a supervisão da Dra. Nadia Bologonini. O grupo da professora Nadia possui atualmente uma colaboração ativa com o grupo da Professora Kátia Monte-Silva 
A professora Daniella Araújo realizou uma visita cientifica no período de 5 de dezembro de 2017 a 2 março de 2018 no Danish Headache Center no Rigshospitalet, Dinamarca, sob a supervisão da cientista Sênior Inger Jansen-Olesen. Nesse período ela realizou um treinamento relacionado a estudos sobre a liberação de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) de tecidos de ratos, importante para o sistema de dor cefálica e ligada à linha “Identificação de alterações osteomioarticulares e suas repercussões em pacientes com lesões nervosas periféricas, doenças cerebrovasculares, cefaleia e dor”. 
 
Estas parcerias continuam produzindo bons frutos com várias publicações e a consolidação das linhas de pesquisa dentro do Programa, envolvendo a qualidade de vida e importância da intervenção do fisioterapeuta no contexto de uma visão mais ampla de saúde.  
  
 

Nos siga no Instagram!  @ppg_fisio_ufpe