O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (PPGH/UFPE) foi uma das primeiras pós-graduações em História do nosso país. Fundado em 1974, inicialmente, apenas como curso de MESTRADO, teve o seu curso de DOUTORADO implementado em 1991.

Ao se constituir, o PPGH/UFPE contava com duas Áreas de Concentração: História do Norte e Nordeste do Brasil e Pré-história do Brasil. Posteriormente, através de um Convênio com a Universidade Federal da Paraíba, foi criada uma terceira Área: Metodologia do Ensino da História.

O ano de 2003 foi marcado pela transformação de duas das três Áreas de Concentração que compunham o PPG em duas Pós-Graduações independentes: o Mestrado em Pré-História da UFPE e o Mestrado em Teoria e Metodologia do Ensino da História da UFPB. Como consequência dessa separação, a partir de 2004, o PPGH/UFPE passou a ter uma Área de Concentração única – História do Norte e Nordeste do Brasil – organizada em duas Linhas de Pesquisa: “Poder Político e Movimentos Sociais” e “Cultura e Memória”. Os frutos de tal reformulação permitiram que dois anos mais tarde (2006) o Programa obtivesse conceito 5 na avaliação realizada pela CAPES relativa ao triênio anterior (avaliação que foi mantida até 2012). Para uma melhor adequação do Programa às pesquisas desenvolvidas seu corpo docente, em parte renovado, houve em 2011 uma RECONFIGURAÇÃO DAS NOSSAS LINHAS DE PESQUISA. Passaram então a existir três Linhas de Pesquisa: “Cultura e Memória”, “Relações de Poder, Sociedade e Ambiente” (antiga linha “Poder Político e Movimentos Sociais”) e “Norte-Nordeste Mundo Atlântico”.

Em 2016, para melhor contemplar o potencial de orientação e produção científica de antigos e novos membros do Corpo Docente, cujos horizontes de interesses e pesquisas já iam muito além da “História do Norte e Nordeste” (antiga Área de Concentração deste Programa), a ÁREA DE CONCENTRAÇÃO NO PPGH/UFPE FOI ALTERADA PARA “SOCIEDADES, CULTURAS E PODERES”.  Essa mudança foi o resultado de debates e reflexões conjuntas sobre o papel e a inserção do programa na contemporaneidade, (do nível de excelência e diversidade do seu corpo docente, de uma intensa atualização de objetivos e metas do PPG e das constantes discussões teórico-metodológicas do seu corpo docente.

Atualmente o quadro de professores do PPGH/UFPE consta de 24 DOCENTES: (TODOS DOUTORES) dos quais 18 PERMANENTES (75%) E 6 COLABORADORES (25%), divididos entre 3 LINHAS DE PESQUISA: “RELAÇÕES DE PODER, SOCIEDADE E AMBIENTE”, “CULTURA E MEMÓRIA” e “MUNDO ATLÂNTICO”.

Destacamos, ademais, que ao longo dos 46 anos de sua existência, o PPGH/UFPE vem desempenhando continuamente suas atividades de produção de conhecimento histórico (até hoje foram defendidas 620 DISSERTAÇÕES E 228 TESES) e de formação de novos profissionais na área de História. Importante tem sido o papel exercido na formação de novos quadros acadêmicos para atender a contínua demanda de professores mestres e doutores para as escolas e as universidades no território nacional, em particular nas regiões Norte e Nordeste.

Destacamos ainda que circula ininterruptamente desde 1977, antes na forma impressa e atualmente apenas em formato digital, a CLIO: REVISTA DE PESQUISA HISTÓRICA (ISSN 0102-4736), periódico publicado por este PPGH. 

OBJETIVOS

Conforme o Regimento do PPG, é OBJETIVO GERAL deste programa enriquecer a formação acadêmica dos profissionais da área de História e afins – ampliando os seus conhecimentos adquiridos na graduação e desenvolvendo suas capacidades no campo do ensino e da pesquisa – com vistas ao aperfeiçoamento dos quadros para o magistério do ensino fundamental, médio e superior, mas também para a administração pública, especialmente em Centros de Pesquisa, Bibliotecas, Arquivos, Museus, Institutos Culturais etc.  São seus OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Oportunizar uma sólida formação científica na área de ensino de História e áreas afins, buscando formar profissionais comprometidos com o bem comum e preocupados em atender as demandas da sociedade, em especial, de seus segmentos mais vulneráveis; incitar nos discentes uma atitude investigativa que os estimule a buscar um constante aperfeiçoamento profissional e uma permanente atualização de seus conhecimentos sobre as mais recentes tendências da historiografia; formar quadros de alto nível profissional para a atender as demandas das instituições de educação de ensino fundamental, médio e superior, bem como de outras instituições públicas e/ou privadas, tais como Centros de Pesquisa, Bibliotecas, Arquivos, Museus, Institutos Culturais etc.; bem como, promover a divulgação e o intercâmbio da produção científica no campo da História e áreas afins, a partir da realização de eventos e do desenvolvimento de projetos comuns com outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. 

OBJETIVOS E METAS para o QUADRIÊNIO 2017-2020:

Reelaboração das REGRAS DE CREDENCIAMENTO/DESCREDENCIAMENTO PARA OS DOCENTES DO PROGRAMA;

Reelaboração das REGRAS DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS ENTRE OS DISCENTES DO PPGH/UFPE;

Criação de um CONSELHO formado por um representante de cada uma das 3 Linhas de Pesquisa do PPG com o intuito de COADJUVAR A COORDENAÇÃO NA GESTÃO DO PROGRAMA e de permitir uma troca mais eficaz de informações e opiniões entre a Coordenação e os demais membros das Linhas de Pesquisa;

Elaboração de um instrumento para o ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS do PPG;

Ampliar QUANTITATIVA E QUALITATIVAMENTE as PUBLICAÇÕES do CORPO DOCENTE e DISCENTE do PPG;

Elaborar INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO do PPG por parte dos DISCENTES EGRESSOS;

Reestruturar o SITE DO PPG e ampliar nossa presença nas REDES SOCIAIS; 

Reestruturar a antiga Biblioteca do PPG, transformando-a em uma SALA DE ESTUDOS para os DISCENTES;

Criar INSTRUMENTOS para melhorar a AVALIAÇÃO da PRODUÇÃO CIENTÍFICA (Teses e Dissertações) do PPG;

RENOVAR O CORPO DOCENTE com incorporação de parceiros de outras instituições de ensino e de novos membros recém-incorporados ao Departamento de História da UFPE;

Revisar e atualizar o REGIMENTO do PPG;

Disponibilizar VAGAS PELO SISTEMA de cotas no Processo de Seleção de Mestrado e Doutorado do PPG. 

Perfil do Egresso:

Espera-se que os egressos do Programa de Pós Graduação, advindos da graduação em História e cursos afins, sejam capazes de: conceber a pesquisa científica como etapa necessária à produção de saberes; compreender a relação intrínseca entre pesquisa e ensino e transpor para o seu campo de atuação (instituições de ensino básico e superior, centros culturais, de pesquisa, entre outros) os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica. Espera-se, igualmente, que eles sejam dotados das competências e dos valores cidadãos necessários para cumprir de forma idônea suas funções ao assumirem cargos públicos e privados em setores do magistério, pesquisa, gestão educacional, administração, políticas públicas e correlatos.