Notícias Notícias

Voltar

Ciclo de palestras 2024.2 - 23/08/2024 - 14h

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) promoverá, na próxima sexta-feira (23/08), às 14h, a palestra: “Uma teoria da periferização da ciência”

Palestrante: Fabrício Neves (UnB/ESOCITE)
Data: 23/08/2024 (sexta-feira)
Horário: 14hs
Local: Sala 1, PPGS/UFPE, Sala 1 (12º andar, CFCH)]
Mediação: Gabriel Peters (UFPE)
 RESUMO: A palestra apresenta o livro “Uma teoria da periferização na ciência”, no qual Fabrício Neves propõe uma análise crítica dos processos de hierarquização na produção e circulação do conhecimento científico, partindo de uma perspectiva dos estudos sociais da ciência e tecnologia, buscando ir além das abordagens estruturalistas tradicionais que tendem a reificar a dicotomia centro/periferia, tratando-a como uma realidade coerente, objetiva e estática. A obra argumenta-se que a diferença hierárquica entre "centro" e "periferia" na ciência é construída e reproduzida por meio de processos de "contextualização" que envolvem a atribuição de valor positivo ou negativo ao conhecimento científico com base no contexto em que ele é produzido.
BIOGRAFIA: Fabrício Neves é Presidente da Associação Brasileira de Estudos das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR) e Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Autor e organizador de diversos livros, incluindo “Bíos e Techné: estudo sobre a construção do sistema de biotecnologia periférico” (2015), “A sociologia de Niklas Luhmann” (com Léo Peixoto Rodrigues) (2017), “Uma teoria da periferização da ciência” (no prelo) e “Existe teoria social no Brasil? Conceitos e debates” (no prelo), co-organizado com Diogo Silva Corrêa (EHESS-UVV) e Gabriel Peters (UFPE).
Data da última modificação: 22/08/2024, 11:51