Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)
Matrícula Matrícula
CRONOGRAMA DE MATRÍCULA 2023.1
Início das aulas: 20 DE MARÇO DE 2023
ANEXOS:
Grade de disciplinas 2023.1
Formulário de Matrícula (alunos de outro PPG)
-
ALUNOS REGULARES
PRAZO
ATIVIDADE
INSTRUÇÕES
01 de fevereiro a
10 de marçoMATRÍCULA ON-LINE EM DISCIPLINAS
MATRÍCULA EM DISSERTAÇÃO/TESE
MATRÍCULA EM EXAME DE QUALIFICAÇÃO/PRÉ-BANCA
Os/As discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado em Sociologia deverão efetuar a matrícula no sistema SIGAA da UFPE, através do site https://sigaa.ufpe.br/.
A matrícula em disciplina é de total responsabilidade do/a discente. A solicitação de matrícula será feita pelo/a discente através do SIGAA. A secretaria efetivará a matrícula.
Manual do Discente do SIGAA: CLIQUE AQUI
06 a 10 de março
PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE MATRÍCULA ON-LINE
A análise é feita pela secretaria do PPGS.
INSTRUÇÕES:
Atividade de Dissertação/Tese - se for defender a dissertação ou tese no semestre.Atividade de Qualificação/Pré-banca - se for defender o projeto de dissertação/tese no semestre.
Atividade de Orientação Individual - se não for cursar disciplina, nem defender projeto (manter o vínculo).
Matrícula em estágio docência – o/a discente deve se matricular na vaga ofertada em nome de seu orientador
Seminário de Sociologia - a matrícula neste componente é feita apenas 1 vez no SIGAA.
ALUNOS DE OUTRO PPG
Alunos de outros programas pertencentes à UFPE podem solicitar matrícula nas disciplinas oferecidas, diretamente no SIGAA no período de matrícula on-line. No entanto, deverão preencher a Ficha de Matrícula 2023.1 e enviar ao PPGS por e-mail (secretaria.ppgs@ufpe.br).
A secretaria e a Coordenação do PPGS analisarão o pedido de matrícula, podendo esta ser autorizada ou não. Para dúvidas e/ou esclarecimentos, procurar a secretaria através de e-mail (secretaria.ppgs@ufpe.br).
-
ALUNOS ESPECIAIS
Alunos especiais são aqueles que não possuem vínculo com o PPGS ou com outros Programas de Pós-Graduação da UFPE. Estes alunos podem cursar um máximo de 02 disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa, independente do período. Não serão aceitos alunos especiais em disciplinas obrigatórias.
PRAZO
ATIVIDADE
INSTRUÇÕES
Até 10 de fevereiro
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
Enviar para o e-mail do PPGS (secretaria.ppgs@ufpe.br) os seguintes documentos:
1-Formulário de Matrícula preenchido;
2-Currículo Lattes;3-Carta de Intenções dirigida ao professor da disciplina;
4-Comprovante de conclusão de graduação.
17 de fevereiroDIVULGAÇÃO DOS ALUNOS ACEITOS
A divulgação será feita no site do PPGS (ufpe.br/ppgs). CLIQUE AQUI
17 a 24 de fevereiro
ENVIO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO E CADASTRAMENTO DE ALUNOS ACEITOS NO SIGAA
Enviar o comprovante de pagamento de taxa de matrícula no valor de R$ 30,00 (para cada disciplina aprovada), a ser efetuado no Banco do Brasil, para secretaria.ppgs@ufpe.br.
Para retirar a Guia de Recolhimento com a finalidade de efetuar o pagamento da taxa de matrícula nas disciplinas isoladas o interessado deverá seguir os seguintes passos:
-
Entrar no site: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp
-
Preencher com:
- Unidade Gestora: 153098
- Gestão: 15233- Cód. Recolhimento: 288322
- Nº de Referência: 15309830330894
- Contribuinte: CPF e nome do/a candidato/a)
- Valor: 30,00
- Não precisa datar- EMITIR GRU
27 de fevereiro a 10 de março
EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULA
(matrícula online no SIGAA)
Os alunos especiais deverão efetuar a matrícula no sistema SIGAA da UFPE, através do site https://sigaa.ufpe.br
CLIQUE AQUI para acessar o passo a passo para criar usuário e senha.
ISENÇÃO DA TAXA (deverá ser enviado no ato da inscrição):
Conforme Resolução nº 03/2016 publicada no Boletim Oficial da UFPE nº 87 de 22/03/2016, Art. 5º: a cobrança da taxa prevista no inciso VII do art. 2º será dispensada para: a) Aluno carente, com situação comprovada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (caso seja bolsista); b) Participante do Programa de Estudante Convênio de Graduação; c) Participante do Programa de Estudante Convênio de Pós-Graduação e d) Servidores ativos e inativos da UFPE (técnico-administrativos e docentes) e professor substituto.
Para atendimento do item A, o aluno deverá dirigir-se ao Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE) e solicitar declaração de bolsista PROAES e apresentar no ato da inscrição.
Caso o/a candidato/a não possua bolsa PROAES, deverá apresentar o requerimento de solicitação de isenção da taxa de inscrição preenchido e assinado, anexando a este requerimento cópia legível do cartão e extrato CNIS, disponível no link: https://cnisnet.inss.gov.br/.
ACESSO AO SISTEMA:
-
Para acessar o SIGAA, acesse o link https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public e clique no botão de Login.
-
Na tela de Login do SIGAA, clique no ícone de “Cadastre-se” (Aluno), e o sistema irá direcionar o usuário para a tela de cadastro.
-
Na tela de cadastro, deverá ser preenchido, obrigatoriamente, todos os campos marcados com um asterisco azul.
-
No campo “Login” você deve criar um nome de usuário que lhe identifique ao utilizar o sistema.
-
Esse Login é único e, caso já tenha alguém utilizando, o sistema irá informar para que você crie outro.
-