Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva
Navegação Navegação
- O Programa
- Área de Concentração
- Linhas de Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Estrutura Curricular e Ementas
- Regimento Interno, Normativas Internas e Legislação
- Docentes
- Discentes
- Egressos
- Infraestrutura
- Interlocuções, Interfaces, Inovação, Formação e Impacto/Inserção Social
- Bolsas
- Estágio Docência
- Internacionalização e Intercâmbio
- Produção Acadêmico-Científica
- Roteiros e Procedimentos Acadêmico-Administrativos, Documentos, Formulários e Requerimento On-line
- Links
Estrutura Curricular e Ementas Estrutura Curricular e Ementas
- Estrutura Curricular DO
- Estrutura Curricular ME
- Normativa Interna 05.2020 - Eletivas Doutorado
- Regimento Interno e Estruturas Curriculares (ME/DO) 2020
- Quadro-Síntese das Estruturas Curriculares (ME/DO)
Ementas e Bibliografias das Disciplinas - Para acessá-las, clique nas disciplinas do Quadro-Síntese das Estruturas Curriculares (ME/DO) abaixo.
ESTRUTURAS CURRICULARES (ME/DO) - Quadro-Sintese
PERÍODO DE VIGÊNCIA: para alunos MATRICULADOS a partir de 01/03/2020
NÍVEIS | OBRIGATÓRIOS | ELETIVOS | OUTROS (de acordo Art. 27 do Regimento) | TOTAL GERAL |
MESTRADO | 20 | 08 | --- | 28 |
DOUTORADO | 22 | 14 | 04 | 40 |
ELENCO DE DISCIPLINAS | ||||||
CÓD. | NOME DAS DISCIPLINAS/ ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS | DISCIPLINA/ ATIVIDADE | NÍVEL | CH | Nº. Créditos | |
ME | DO | |||||
PSI896 | Exame de Qualificação de Mestrado | Atividade | X |
| 0 | 0 |
PSI897 | Exame de Qualificação de Doutorado | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI972 | Disciplina | X | X | 60 | 4 | |
PSI988 | Disciplina |
| X | 30 | 2 | |
PSI989 | Disciplina | X | X | 60 | 4 | |
PSI990 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI991 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI992 | Teorias Classicas e Contemporâneas em Psicologia Cognitiva I | Disciplina | X | X | 30 | 2 |
PSI993 | Teorias Classicas e Contemporâneas em Psicologia Cognitiva II | Disciplina |
| X | 60 | 4 |
PSI996 | Disciplina | X | X | 15 | 1 | |
PSI997 | Disciplina |
| X | 15 | 1 | |
PSI1009 | Disciplina | X |
| 30 | 2 | |
PSI1010 | Disciplina | X |
| 30 | 2 | |
PSI1033 | Disciplina | X |
| 15 | 1 | |
PSI1038 | Publicação/ Submissão Científica | Atividade | X |
| 0 | 0 |
PSI1039 | Publicação/ Submissão Científica | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI1040 | Defesa de Dissertação de Mestrado | Atividade | X |
| 0 | 0 |
PSI1041 | Defesa de Tese de Doutorado | Atividade |
| X | 0 | 0 |
CÓD. | NOME DAS DISCIPLINAS/ ATIVIDADES COMPLEMENTARES | DISCIPLINA/ ATIVIDADE | NÍVEL | CH | Nº. Créditos | |
ME | DO | |||||
PSI998 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI999 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1000 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1001 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1002 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1003 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1004 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1005 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1006 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1007 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1008 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1009 | Disciplina |
| X | 30 | 2 | |
PSI1010 | Disciplina |
| X | 30 | 2 | |
PSI1011 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1012 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1013 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1014 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1015 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1016 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1017 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1018 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1019 | Disciplina | X | X | 15 | 1 | |
PSI1020 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1021 | Disciplina | X | X | 15 | 1 | |
PSI1022 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1023 | Disciplina | X | X | 15 | 1 | |
PSI1024 | Disciplina | X | X | 30 | 2 | |
PSI1025 | Coorientação de estudantes de graduação | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI1026 | Estágio docência | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI1027 | Mobilidade acadêmica | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI1028 | Organização/execução de atividades de extensão relacionadas à área da Psicologia Cognitiva | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI1029 | Organização/execução de eventos científicos | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI1030 | Parecerista em eventos científicos | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI1031 | Parecerista em periódicos científicos | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI1032 | Produção científica | Atividade |
| X | 0 | 0 |
PSI1034 | Disciplina | X | X* | 30 | 2 | |
PSI1035 | Disciplina | X | X* | 30 | 2 | |
PSI1036 | Disciplina |
| X* | 60 | 4 | |
PSI1037 | Estudos Avançados em Processos Cognitivos Básicos e Complexos* | Disciplina |
| X* | 60 | 4 |
Créditos
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva exige o cumprimento dos seguintes componentes curriculares (disciplinas)
Mestrado
48 créditos, sendo 36 entre componentes obrigatórios e 12 eletivos.
Doutorado
64 créditos, sendo 52 obrigatórios e 12 eletivos.
OBS.: Os créditos obtidos no Mestrado Acadêmico do PPG em Psicologia Cognitiva, são totalmente computados para o Doutorado.
Tanto os componentes obrigatórios quanto os eletivos compreendem 04 créditos cada um.
Componentes Obrigatórios (Ementas)
Processos Cognitivos (PSI-943): Características gerais, principais posições teóricas e problemas de pesquisa sobre percepção, pensamento, raciocínio, formação de conceitos, memória, linguagem. Mente e cérebro. Emoção e cognição. Cultura e cognição.
Teorias em Psicologia Cognitiva I (PSI-910): Discussão de teorias atuais em Psicologia Cognitiva visando sua caracterização do ponto de vista da Epistemologia. Classificação das teorias quanto à unidade de análise apropriada ao estudo da cognição, perspectiva relativa à origem e natureza do conhecimento, o papel da lógica, o papel da linguagem e as influências culturais.
Teorias em Psicologia Cognitiva II (PSI-951)*: Estudos avançados visando detalhar e aprofundar um subgrupo das teorias contempladas em Teorias em Psicologia Cognitiva I. Caraterizar tais teorias quanto a sua natureza, objetivos, dinâmica interna, e conseqüências para o estudo da cognição.
Metodologia em Psicologia (PSI-905): O objeto de estudo da Psicologia Cognitiva. Relações entre metodologia, teoria psicológica e Epistemologia. Ferramentas de planejamento e coleta de dados. Ferramentas de análise e interpretação de dados em Psicologia. Os métodos experimental, clínico, etnográfico e microgenético. Divulgação de pesquisas e resultados em Psicologia.
Estudos Avançados em Metodologia da Psicologia (PSI-952)*: Estudo e discussão de tópicos avançados em metodologia sob a supervisão de um professor, que abordará com o aluno aspectos metodológicos da pesquisa em um subgrupo das linhas de pesquisa do curso: Linguagem, Educação Matemática, Desenvolvimento Cognitivo, Cultura e Cognição.
Estatística Aplicada à Psicologia (PSI-906): Observação, categorização, descrição e inferência. Escalas de medidas. Distribuição de freqüência e propriedades da curva normal. Medidas de tendência central. Distinção entre efeito sistemático e variação fortuita no contexto do teste de hipóteses. Teste t e modelos de análise de variância. Correlação e modelos de análise de regressão. Técnicas não-paramétricas.
Seminários em Psicologia Cognitiva (PSI-944): componente de conteúdo variável. Estudo de tópicos especiais relacionados às linhas de pesquisa do Curso. Ampla cobertura de assuntos em Psicologia Cognitiva, como aprendizagem da leitura e escrita, desenvolvimento da linguagem, educação científica e matemática, resolução de problemas, e Epistemologia.
Seminários Avançados em Psicologia Cognitiva I (PSI-953)*: Estudo e discussão de bibliografia específica especialmente elaborada pelo Colegiado do Curso, com vistas à avaliação do aluno de Doutorado durante o Exame Preliminar, tomando-se como foco uma fração das linhas de pesquisa correntes no Programa, à época do oferecimento da disciplina.
Seminários Avançados em Psicologia Cognitiva II (PSI-954)*: Estudo e discussão de bibliografia específica especialmente elaborada pelo Colegiado do Curso, com vistas à avaliação do aluno de Doutorado durante o Exame Preliminar, tomando-se como foco a fração restante das linhas de pesquisa correntes no Programas, visando complementar o que já foi trabalhado em Seminários Avançados I.
Trabalho Individual I (PSI-945/965): Trabalhos de pesquisa de campo e discussão de um programa de leitura sob a supervisão de um professor, visando a formação teórico-metodológica do aluno com vistas à definição do tema de dissertação ou tese, apresentado na forma de um pré-projeto.
Trabalho Individual II (PSI-946/966): Trabalhos de pesquisa de campo e discussão de um programa de leituras sob a supervisão de um professor-orientador, com o objetivo de instrumentalizar o aluno na elaboração de um projeto de dissertação ou tese.
Trabalho Individual III (PSI-947/967): Trabalhos de pesquisa de campo e discussão de um programa de leituras sob a supervisão de um professor-orientador, visando instrumentalizar o aluno nas fases iniciais de elaboração teórica, coleta e análise de dados previstas no projeto de dissertação ou tese.
Trabalho Individual IV (PSI-948/968): Trabalhos de pesquisa de campo e discussão de um programa de leituras sob a supervisão de um professor-orientador, visando instrumentalizar o aluno nas fases iniciais de elaboração teórica, coleta e análise de dados previstas no projeto de dissertação ou tese.
Componentes Eletivos (Ementas)
Psicolinguística (PSI-912): Diferentes posições teóricas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Os processos psicológicos envolvidos na compreensão e produção da linguagem.
Aprendizagem (PSI-913): Teorias atuais sobre Aprendizagem humana. Classificação das teorias quanto à perspectiva relativa à origem do conhecimento, às relações entre aprendizagem e desenvolvimento, ao papel de fatores culturais e à transferência de aprendizagem.
Epistemologia da Psicologia (PSI-909): A concepção de Sujeito em correntes clássicas da Filosofia. Bases filosóficas e sociais dos paradigmas em Ciência. Filosofia e sociologia da ciência. Bases epistemológicas de teorias psicológicas diversas. Epistemologia da matemática, da linguagem, e da inteligência artificial. Relações entre cultura e cognição, analisadas do ponto de vista epistemológico.
Desenvolvimento Sócio-Cognitivo (PSI-964): Diferentes perspectivas teóricas e estudos empíricos acerca do desenvolvimento sócio-cognitivo e do papel da cultura neste desenvolvimento. Aspectos do desenvolvimento moral, emocional, da capacidade imaginativa. O conceito de vida mental e sua relação com as intenções, emoções e comportamentos dos parceiros sociais. O conceito de sistemas de relações e as recentes interpretações das idéias sócio-construtivistas.
Resolução de Problemas e Inteligência Artificial (PSI-939): O processo de resolução de problemas na perspectiva das abordagens cognitivistas, construtivistas e sócio-culturais em psicologia. Variáveis na análise de resolução de problemas. Resolução de problemas lógicos e matemáticos. Bases históricas da pesquisa em Inteligência Artificial, e suas relações com a psicologia do processamento de informações. Limites da Inteligência Artificial.
Relações entre a Psicologia Cognitiva e a Psicologia Escolar (PSI-940): Contribuições da pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo para a prática educacional e para a Psicologia Escolar. Dificuldades de aprendizagem. Relações entre aprendizagem e desenvolvimento. Conceitos científicos, matemáticos e lingüísticos. Avaliação na escola.
Tópicos Especiais da Psicologia Contemporânea I, II, III e IV (PSI-942, 900, 901 e 902): Componente teórico-prático de conteúdo variável, destinado à discussão de trabalhos representativos do estado-da-arte nas diversas linhas de pesquisa do Curso, ou áreas afins.
Tópicos em Psicologia da Educação Matemática (PSI-949): Componente teórico-prático de conteúdo variável, destinado à discussão de trabalhos representativos do estado-da-arte na área de Psicologia da Educação Matemática.
Psicofisiologia (PSI-904): Funções da célula nervosa. Comunicação entre os neurônios. Sistemas sensoriais. Percepção visual. Potenciais relacionados a eventos e a cognição. Aspectos cerebrais da linguagem. Aspectos neurobiológicos da aprendizagem e da memória. Modelos neuropsicológicos de Luria.
Cultura e Cognição (PSI-938): Bases teóricas das relações entre cultura e cognição. Estudos transculturais em cognição e Antropologia Cognitiva. Teorias de cognição situada. O papel dos contextos culturais no desenvolvimento do raciocínio matemático e das competências lingüísticas.